Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 61.269

Bairro da Azenha

Guarda Popular

A Rivalidade Futebolística em Versos: 'Bairro da Azenha' pela Guarda Popular

A música 'Bairro da Azenha' interpretada pela Guarda Popular é um canto de torcida que reflete a rivalidade futebolística regional. A letra menciona o bairro da Azenha, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que é conhecido por abrigar a sede do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. A 'banda puta que faz avalanche' é uma referência pejorativa aos torcedores do Grêmio, e o termo 'avalanche' alude à prática dos torcedores de se aglomerarem e pularem juntos nas arquibancadas, criando uma onda visual que lembra uma avalanche.

A expressão 'se encoxam o tempo inteiro' é uma provocação vulgar que visa diminuir os torcedores adversários, enquanto 'vivem correndo até dos xavantes' sugere que os gremistas têm medo até de torcidas consideradas menos influentes, como a do Esporte Clube Xavante. O refrão 'Cuidado, ô Grêmio, nós vamos derrubar o chiqueiro!' é um aviso de que a torcida da Guarda Popular, ligada ao Internacional, rival do Grêmio, está determinada a superar e 'derrubar' o estádio do Grêmio, pejorativamente chamado de 'chiqueiro'.

Essa música é um exemplo de como a paixão pelo futebol pode se manifestar em cantos de torcida que expressam rivalidade e provocação entre clubes adversários. A letra não deve ser interpretada literalmente, mas sim como uma forma de expressão cultural que faz parte do contexto do futebol brasileiro, onde a zombaria e a competitividade entre torcidas são comuns.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Morgan. Revisões por 3 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Guarda Popular e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção