Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 248.749

Retrato de Um Playboy (Juventude Perdida)

Gabriel O Pensador

A Crítica Social de Gabriel O Pensador em 'Retrato de Um Playboy'

A música 'Retrato de Um Playboy (Juventude Perdida)' de Gabriel O Pensador é uma crítica ácida à juventude privilegiada e alienada do Brasil dos anos 90. Através de uma narrativa em primeira pessoa, o rapper carioca descreve o estilo de vida superficial e descompromissado de um jovem 'playboy', que vive à custa dos pais, sem preocupações com estudo ou trabalho, e cuja existência se resume a festas, praia e ostentação. A letra é um retrato satírico que expõe a falta de consciência social e a indiferença dessa classe em relação às desigualdades e problemas do país.

Gabriel O Pensador utiliza a música para expressar seu descontentamento com a cultura de apatia e o comportamento predatório dos jovens abastados. Ele critica a maneira como esses jovens tratam as pessoas menos afortunadas, como trabalhadores e mendigos, com desdém e crueldade. A canção também aborda a questão da identidade cultural, mostrando como esses jovens adotam modismos estrangeiros, especialmente americanos, em detrimento de valores nacionais, refletindo uma crise de identidade e uma preferência pelo que é externo.

Por fim, 'Retrato de Um Playboy' é um chamado à reflexão sobre o futuro do Brasil. Gabriel O Pensador alerta para as consequências de uma juventude que não se importa com o coletivo e está desligada dos reais problemas sociais. A música é um convite para que as pessoas repensem seus valores e atitudes, para que não sejamos uma nação de 'débeis mentais', mas sim cidadãos conscientes e ativos na construção de um país melhor.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Gabriel, o Pensador. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Gustavo. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Gabriel O Pensador e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção