Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 114.833

Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós

Dudu Nobre

O Voo da Liberdade na Sapucaí: Uma Análise da Canção de Dudu Nobre

A música "Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós" de Dudu Nobre é uma celebração vibrante da história e cultura brasileira, com um foco particular na abolição da escravatura e na proclamação da República. A letra da música evoca imagens do passado do Brasil, mencionando o 'império decadente' e a 'fidalguia', referindo-se ao período do Brasil Império, marcado por contradições sociais e econômicas.

O samba, gênero ao qual a música pertence, é conhecido por sua capacidade de contar histórias e celebrar a cultura afro-brasileira. Dudu Nobre, um renomado sambista, utiliza a música para homenagear figuras históricas como a Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura no Brasil, e o Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a República. A referência à 'noite quinze reluzente' alude à data da proclamação da República, 15 de novembro.

A música também celebra a contribuição da imigração para a cultura brasileira e a importância da música e do carnaval como formas de expressão e celebração da liberdade. A letra convida o ouvinte a 'viver o sonho' e a se juntar à festa, simbolizada pela passagem na Sapucaí, onde as escolas de samba desfilam durante o carnaval do Rio de Janeiro. A mensagem de igualdade e liberdade é reforçada pelo refrão, que se torna um hino à esperança de um país mais justo e igualitário.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Rafael. Legendado por amanda. Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Dudu Nobre e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção