Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 141.113

Samba do Crioulo Doido

Demônios da Garoa

A Sátira Histórica em 'Samba do Crioulo Doido'

A música 'Samba do Crioulo Doido', interpretada pelos Demônios da Garoa, é uma sátira que brinca com a mistura de eventos e personagens históricos de forma anacrônica e absurda. A letra, escrita por Sérgio Porto sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, foi composta em 1968, em um contexto de críticas ao ensino de história no Brasil, que muitas vezes era decorativo e descontextualizado.

A canção menciona figuras históricas como JK (Juscelino Kubitschek), Princesa Leopoldina, Chica da Silva, Tiradentes, Dom Pedro II e o Padre Anchieta, mas as coloca em situações que nunca ocorreram, como Leopoldina se casando com Tiradentes e JK se aliando a Dom Pedro. Essa mistura hilária de eventos serve para ironizar a maneira como a história era ensinada e, por extensão, criticar a superficialidade do ensino e a falta de senso crítico.

A música também faz uma crítica social ao mencionar a proclamação da escravidão, em vez da independência, o que pode ser interpretado como uma alusão às desigualdades e injustiças sociais que persistiam no país. O refrão, que fala de um trem atrasado ou que já passou, pode simbolizar o atraso cultural e educacional do Brasil. Em suma, 'Samba do Crioulo Doido' é uma obra que utiliza o humor para provocar reflexão sobre a cultura e a educação brasileira.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Sergio Porto. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Demônios da Garoa e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção