Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 2.404.927

João e Maria (part. Nara Leão)

Chico Buarque

João e Maria: A Nostalgia da Infância na Voz de Chico Buarque e Nara Leão

A canção 'João e Maria', interpretada por Chico Buarque e Nara Leão, é uma obra que evoca a nostalgia e a simplicidade da infância, contrastando-a com a complexidade e, por vezes, a dureza da vida adulta. A letra da música, escrita por Chico Buarque, um dos maiores compositores da música popular brasileira, conhecido por suas letras poéticas e carregadas de significado, mergulha no universo lúdico das brincadeiras infantis, onde tudo é possível e a imaginação não tem limites.

No início da música, o eu lírico se coloca como herói de suas próprias histórias, um cowboy, um rei, um bedel e um juiz, papéis que remetem à liberdade de ser quem quiser no mundo da fantasia. A presença de uma figura feminina, a 'princesa', sugere uma companheira de aventuras, talvez um primeiro amor, que compartilha dessa época de inocência e descobertas. A menção de andar 'nua pelo meu país' pode ser interpretada como uma metáfora para a pureza e a falta de vergonha típica da infância, onde não existem os julgamentos e as inibições que surgem com o amadurecimento.

Contudo, a música também traz um tom de melancolia, especialmente no verso 'Agora era fatal que o faz de conta terminasse assim', que sinaliza o fim dessa fase mágica e a inevitável transição para a vida adulta. O 'quintal' representa o espaço seguro e conhecido da infância, e a 'noite que não tem mais fim' pode ser vista como a incerteza e a continuidade da vida após a perda da inocência. A última estrofe revela a dor da separação e a sensação de abandono, com o eu lírico se sentindo perdido sem a presença daquela que foi sua parceira nas brincadeiras de criança. A música, portanto, é um convite à reflexão sobre o crescimento e as transformações da vida, mantendo viva a memória de um tempo mais simples e feliz.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Chico Buarque / Sivuca. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Inês e mais 6 pessoas. Revisões por 34 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Chico Buarque e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção