Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 60.972

Noticia de Jornal

Chico Buarque

A Dor Silenciosa de Joana: Uma Análise de 'Notícia de Jornal' de Chico Buarque

A música 'Notícia de Jornal', composta por Chico Buarque, é uma crítica social envolta em uma narrativa trágica e pessoal. A letra conta a história de Joana, uma mulher que tenta suicídio por causa de um desamor, representado pela figura de um tal João. Através dessa história, Chico Buarque aborda temas como a invisibilidade social, a dor emocional e a indiferença da sociedade perante o sofrimento individual.

O refrão da música destaca a discrepância entre a gravidade do que Joana passou e a superficialidade com que a notícia é tratada. A expressão 'a dor da gente não sai no jornal' ressalta como as dores mais profundas e pessoais são frequentemente ignoradas pelo olhar público e pela mídia. Chico Buarque utiliza a história de Joana para criticar a forma como a sociedade negligencia as lutas e dores dos mais humildes, em especial das mulheres negras, simbolizadas na figura de Joana como 'mulata triste'.

A música também reflete sobre a solidão e o desespero que podem levar uma pessoa a atentar contra a própria vida. A menção ao 'lar que não mais existe' e ao erro de Joana tanto na dose quanto no amor, aponta para a complexidade das questões emocionais e sociais que cercam a personagem. Chico Buarque, conhecido por suas letras que frequentemente contêm críticas sociais e políticas, utiliza a música para dar voz aos que são marginalizados e cujas histórias são muitas vezes ignoradas ou mal contadas pela imprensa.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Haroldo Barbosa. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Joyce. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Chico Buarque e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção