Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 35.964

A Saudade e a Alegria na Viagem de 'Quixabeira'

A música 'Quixabeira', interpretada por Carlinhos Brown, é uma expressão rica da cultura nordestina, misturando elementos do samba de roda, afoxé e outros ritmos regionais. A letra da canção fala sobre a experiência de uma viagem, a saudade e o amor que se mantém à distância. O eu lírico expressa uma espécie de desabafo, onde o 'amor de longe' é algo difícil de manter, principalmente quando não se tem recursos financeiros ('Dinheiro eu não tenho'), mas sobra em afeto ('Mas carinho eu sei fazer até demais').

A viagem mencionada na música passa por Barreiras e Quixabeira, localidades que podem ser interpretadas tanto literalmente, como cidades por onde o narrador passou, quanto metaforicamente, representando obstáculos e desafios na vida. A referência a 'Manoel de Isaías' pode ser uma alusão a uma figura típica ou um personagem popular, reforçando a identidade cultural da narrativa. A 'tristeza' na ida e a 'alegria' na volta sugerem uma transformação interna, uma jornada de crescimento pessoal.

A canção também faz referência a Santo Amaro, uma cidade na Bahia conhecida por sua rica cultura musical, e ao 'Sambá Santamarense', que pode ser um convite para aprender e se envolver com a cultura local. A repetição do verso sobre o passarinho que 'fez um ninho e avoou' contrasta com a solidão do eu lírico, que permanece sozinho, sentindo falta do amor que ficou distante. 'Quixabeira' é, portanto, uma música que fala sobre a saudade, a identidade cultural e a alegria encontrada na jornada da vida.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Manezinho De Isaías. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Carlinhos Brown e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção