Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 82.518

Maria Bethânia

Caetano Veloso

A Poesia e o Desejo em 'Maria Bethânia' de Caetano Veloso

A música 'Maria Bethânia', composta por Caetano Veloso, é uma homenagem lírica e complexa à irmã do artista, a também cantora Maria Bethânia. A letra da canção é carregada de simbolismos e expressões que desafiam uma interpretação direta, característica marcante do estilo de Caetano, conhecido por sua poesia rica e por vezes enigmática. A repetição da frase 'Everybody knows that our cities were built to be destroyed' sugere uma reflexão sobre a efemeridade das construções humanas, tanto físicas quanto emocionais, e pode ser interpretada como uma metáfora para a carreira artística, sujeita a altos e baixos, e à constante reconstrução.

O refrão 'Maria Bethânia, please, send me a letter, I wish to know things are getting better' revela um desejo de conexão e comunicação. Caetano expressa uma vontade de receber notícias de sua irmã, talvez como uma metáfora para a busca de notícias reconfortantes em um mundo caótico. A menção ao diabo e a Deus pode ser vista como uma alusão à dualidade da existência humana, onde o bem e o mal, o sagrado e o profano, estão intrinsecamente ligados. A compra de um apartamento pelo mar, apesar de ter 'dado a alma ao diabo', pode simbolizar a busca por paz e refúgio diante das contradições da vida.

A última estrofe da música aborda a dificuldade de alcançar a essência das coisas ('it's so hard to dig and get to the root'), uma possível referência à complexidade de entender a própria existência ou a de outra pessoa. Caetano termina a canção com uma declaração de amor à aparência de Bethânia, que para ele tem um valor que transcende todas as complicações e simbolismos anteriores. A música, portanto, é um tecido de admiração fraterna, reflexões filosóficas e um apelo por notícias que tragam esperança, elementos que se entrelaçam na poética de Caetano Veloso.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Caetano Veloso. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Beatriz e traduzida por Luis. Legendado por Carlos. Revisões por 5 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Caetano Veloso e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção