Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 296.336

Qualquer Coisa

Caetano Veloso

A Desconstrução do Cotidiano em 'Qualquer Coisa' de Caetano Veloso

A música 'Qualquer Coisa' de Caetano Veloso é uma obra que reflete a genialidade do artista em brincar com as palavras e desconstruir o cotidiano. A letra parece, à primeira vista, um amontoado de frases desconexas, mas é justamente nessa desconstrução que Caetano encontra espaço para a crítica e a poesia.

O refrão 'Esse papo já tá qualquer coisa' sugere um diálogo cansativo ou sem sentido, enquanto 'Você já tá pra lá de Marrakesh' pode indicar que a pessoa com quem o eu lírico dialoga está distante, seja geograficamente ou em pensamento. A repetição de 'mexe qualquer coisa dentro, doida' evoca uma sensação de inquietação interna, talvez uma crítica à apatia ou à falta de engajamento. A expressão 'não se avexe não, baião de dois' traz um elemento da cultura nordestina, sugerindo uma aproximação com o ouvinte e uma tentativa de acalmá-lo.

A segunda parte da música traz um tom mais intenso com o uso da palavra 'berro', que pode ser interpretado como um grito de desespero ou de protesto. Caetano parece clamar por atenção, por mudança, ou simplesmente expressar sua frustração com a situação. 'Quero que você ganhe, que você me apanhe, sou o seu bezerro gritando mamãe' é uma imagem poderosa de dependência e desejo de proteção. Em 'Qualquer Coisa', Caetano Veloso utiliza a ambiguidade e a riqueza lírica para criar uma música que é ao mesmo tempo um desabafo, uma obra de arte e um enigma.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Caetano Veloso. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Geísa. Revisões por 5 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Caetano Veloso e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção