Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre a trilha sonora da novela Amor de Mãe

Trilhas sonoras · Por Helena Tonelli

1 de Março de 2021, às 15:00

A novela Amor de Mãe estreou no dia 25 de novembro de 2020 na Rede Globo e, mesmo pausada por quase 1 ano, é considerada uma das melhores produções de teledramaturgia da emissora. 

Trazendo a história de três mulheres com realidades completamente diferentes uma da outra, mas que acabam tendo suas vidas entrelaçadas pelo destino, a novela explora uma situação comum para muitas brasileiras: ser mãe solo. 

Novela Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

Trilha sonora da novela Amor de Mãe

Muita coisa já mudou desde o início da trama, mas as músicas continuam ilustrando muito bem as situações que cada personagem vive.

É curioso perceber que a maioria das músicas são apresentadas em mais de uma versão, normalmente interpretada por cantores diferentes. 

Isso acontece para que o tom da música se adeque melhor a cada momento da trama, tornando possível tocar uma mesma canção num momento em que o personagem está feliz ou num momento em que ele se sente mais introspectivo.

Conheça algumas das músicas que compõem a trilha sonora:

  • É (Gonzaguinha)
  • Minha Mãe (Maria Bethânia e Gal Gosta)
  • Onde Estará o Meu Amor (Maria Bethânia)
  • O Que É Que Há? (Fábio Jr.)
  • Deusa do Amor (Moreno Veloso)
  • Medo Bobo (Rubel)
  • Preciso Me Encontrar (Cartola)
  • e outras…

Música de abertura 

A música É, de Gonzaguinha, ficou responsável por compor a abertura da novela.

A canção é um desabafo de alguém que deseja ser tratado como um cidadão de verdade, que precisa de carinho, afeto, atenção, liberdade e principalmente respeito para viver dignamente. 

É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação

Música da Lurdes

Apesar de dividir os holofotes da história com outras duas personagens, Lurdes, interpretada pela consagrada atriz Regina Casé, é a personagem principal da novela. 

Música da Lurdes, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

A mulher chegou ao Rio de Janeiro no final dos anos 90 com os quatro filhos para procurar Domênico, seu filho mais novo, que foi vendido por seu marido para uma traficante de crianças. 

A música escolhida para ser tema da personagem é Onde Estará o Meu Amor, cantada pela voz potente de Maria Bethânia, acompanhada de uma belíssima orquestra. 

O tom triste, mas esperançoso, da canção, é perfeito para Lurdes e toca sempre que ela sente saudades do filho. 

Música da Thelma

Thelma, interpretada pela também consagrada Adriana Esteves, é uma das personagens mais bem construídas da novela. 

Música da Thelma, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

Logo no início da trama, ela descobre que tem um aneurisma que pode matá-la a qualquer hora. Além disso, a trama da personagem gira em torno de um segredo de seu passado que ela faz de tudo para esconder.

Como mãe superprotetora, ela protagoniza várias cenas que deixam os telespectadores indecisos a respeito de algumas atitudes que toma, segundo ela, porque ama o filho, Danilo. 

Sua música tema é O Que É Que Há e às vezes é tocada na versão de Fábio Jr., às vezes na de Gal Costa. 

Música da Vitória

Vitória é interpretada por Taís Araújo, atriz que vêm se revelando ser tão grande e potente quanto as companheiras de elenco.

Depois de muito tempo sem participar de novelas, ela voltou para dar vida a uma advogada que resolve largar o seu maior cliente, Álvaro da Nóbrega, por não concordar com seus princípios. 

Música da Vitória, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

A personagem é uma mulher de muita personalidade e gênio forte. Ao romper o contrato com o empresário, ela ficou pobre e está se reinventando como mãe e como profissional para dar conta da nova rotina. 

Preciso Me Encontrar, do Cartola, foi a canção escolhida para dar vida à personagem e toca principalmente quando ela contracena com seu filho, Thiago. 

Música do casal Danilo e Camila

Danilo (Chay Suede) é filho de Thelma e Camila (Jéssica Ellen) é filha de Lurdes. Os dois se encontraram por acaso num samba após fugirem de um jantar armado por Thelma para fazer os dois se conhecerem. 

Música do casal Danilo e Camila, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

A música tema do casal é Deusa do Amor, do Olodum, mas numa belíssima versão adaptada por Caetano e Moreno Veloso. 

Numa pegada muito mais romântica, a canção toca sempre que Camila e Danilo protagonizam cenas fofas de companheirismo e muito amor. 

Música do casal Vitória e Raul

A história do casal começou bem antes do início da novela. Eles se conheceram na escola e namoraram durante algum tempo, até que Vitória sumiu sem deixar explicações a Raul (Murilo Benício), que ficou desesperado.

Muitos anos depois eles se reencontram e a personagem admitiu que foi embora pois engravidou do parceiro e ficou com receio de que isso atrapalhasse sua carreira que ainda nem tinha começado.

Música do casal Raul e Vitória, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

Depois de muita briga, eles se resolveram e hoje estão casados na trama. A canção Real Love Baby foi escolhida para marcar as cenas de amor do casal, sempre muito unido e comprometido.

Música do casal Magno e Betina

O casal se conheceu no hospital em que a esposa de Magno (Juliano Cazarré) estava internada, em coma, há 8 anos, desde que sofreu um acidente de carro. 

Betina (Ísis Valverde) era a enfermeira responsável por cuidar dela e da filha deles, Brenda, que possui uma doença grave e precisa ir ao hospital toda semana fazer transfusões de sangue. 

Música do casal Magno e Betina, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

Apesar de muito apaixonados, o casal já passou por diversos desafios ao longo da trama. A canção Medo Bobo toca toda vez que eles se encontram e aparece em duas versões: na original, de Marília Mendonça, e na adaptação de Rubel.

Música do casal Álvaro e Verena

Álvaro (Irandhir Santos) é, por enquanto, o grande vilão da novela. Ele é capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro e por poder.

A relação dele com Verena (Maria) é o contraponto desse personagem que é metido a cabra macho e mostra um outro lado de sua personalidade, mais humano e sincero. 

Música do casal Álvaro e Verena, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

A trilha sonora do casal é Meu Jeito de Amar e diz muito da espontaneidade que Verena traz pra vida de Álvaro, já que a personagem está sempre de bom humor e dançando pela casa.

Música do casal Ryan e Marina

Na novela, a música Anjo Sem Asa foi escrita por Ryan (Thiago Martins) para pedir que Marina (Erika Januza), sua namorada na época, deixasse de ir pra São Paulo seguir sua carreira de tenista profissional. 

Música do casal Ryan e Marina, de Amor de Mãe
Créditos: Divulgação

Ele foi até o aeroporto e cantou a canção na frente de todo mundo. Alguém que passava na hora gravou a cena e o vídeo viralizou nas redes, fazendo Ryan ficar muito famoso. 

A música foi escrita pelos irmãos Melim e, após se tornar sucesso também fora da novela, foi gravada no DVD de Thiago Martins, que além de ator também é cantor. 

Outras músicas da trilha sonora de Amor de Mãe

Uma característica interessante da trilha sonora de Amor de Mãe é que apenas alguns personagens têm músicas específicas para representar sua história na trama. 

Várias músicas são usadas para diferentes momentos, ou para ambientar um lugar, ou um sentimento. 

Minha Mãe — Maria Bethânia (part. Gal Gosta)

A canção Minha Mãe toca eventualmente para compor alguma cena emocionante protagonizada por alguma das mães da história. 

Brother — Jorge Ben Jor

Brother costuma ser reproduzida quando os personagens homens passam por situações cômicas, principalmente com os personagens Matias (Milhem Cortaz) e Durval (Enrique Díaz). 

Conselho — Grupo Revelação

Grande parte do elenco mora no fictício Bairro do Passeio e a canção Conselho foi escolhida para ambientar as cenas de transição que mostram a vizinhança. 

O Estrangeiro — Caetano Veloso

O Estrangeiro sempre toca quando a ONG de Davi (Vladimir Brichta) está em ação, lutando contra a poluição da Baía de Guanabara. 

A música também foi muito usada quando os alunos de Camila resolveram ocupar a escola em que estudam para protestar contra seu fechamento.

Libertação — Elza Soares (part. BaianaSystem e Virgínia Rodrigues)

Libertação, canção da icônica Elza Soares, é bem representativa na novela, tanto pela referência de Elza como uma mulher forte (assim como as personagens principais da trama!) quanto pela letra da canção em si, que já começa com a afirmação gritada: Eu não vou sucumbir!

Palavras No Corpo — Gal Costa

Palavras No Corpo começou sendo tema do casal Vitória e Davi, mas depois que os dois se separaram, a música é usada para cenas de outros casais também.

Haja o Que Houver — Madredeus

Haja o Que Houver é reproduzida em cenas que se passam no restaurante português de Thelma e também quando ela está apaixonada.

Matilda — Alt-J

Matilda começou como trilha sonora do casal Raul e Erica, mas desde que eles se separam, a música é usada em vários momentos diferentes da novela, principalmente na passagem de uma cena para outra.

Cold World — Macy Gray

Cold World começou sendo uma das músicas do casal Álvaro e Verena, mas agora toca sempre que algum casal da trama protagoniza cenas quentes de amor.

Mais temas de novelas

Para continuar no clima, relembre mais temas de novela que marcaram épocas e corações!

Temas de novelas