Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O significado de Iris, do Goo Goo Dolls, sucesso anos 90

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

13 de Julho de 2021, às 12:00

Separar uma música de determinado filme é praticamente impossível às vezes, pois além de integrar a trilha sonora, ela passa a fazer parte da trama, como é o caso de Iris, do grupo Goo Goo Dolls. 

Goo Goo Dolls
Créditos: Divulgação

Composta originalmente para o filme Cidade dos Anjos, estrelado por Nicholas Cage e Meg Ryan, a música foi um dos principais sucessos internacionais dos anos 90 e se tornou um símbolo da banda norte-americana. 

Melancólica e reflexiva, a música ganhou uma conotação romântica, com uma letra que trata das conexões mais realistas e sinceras. No post de hoje, trouxemos para você os significados da música Iris e como ela se tornou um marco do rock alternativo

Significado de Iris, do Goo Goo Dolls

Não é apenas os musicais que contam com grandes trilhas sonoras. Para dar o clima necessário para as cenas, nada melhor que contar com artistas consagrados.

É com uma via de mão dupla, já que os músicos também têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos. 

As razões para a gravação de Iris

O filme Cidade dos Anjos, dirigido por Brad Silberling, é um desses grandes exemplos.

Cidade dos Anjos
Créditos: Divulgação

A trama do longa se concentra em Seth (Nicholas Cage), um anjo responsável por cuidar da cidade de Los Angeles e que, ao se apaixonar por Maggie (Meg Ryan), cogita largar sua aura celeste para viver um relacionamento humano e especial. 

Para ambientar as cenas, foram chamados artistas como o U2, Alanis Morissette, Peter Gabriel e o Goo Goo Dolls, com a música Iris

Diferente do que é imaginado, a banda já tinha uma longa carreira na época, com cinco álbuns de estúdio lançados.

Em meados da década de 90, eles tinham alcançado um grande sucesso com a música Name, o que levou ao convite para compor uma canção original para o longa.

Os nomes envolvidos na produção musical do filme serviram como um argumento para a participação do Goo Goo Dolls na trilha sonora.

Afinal, trabalhar ao lado de artistas tão incríveis seria uma ótima história para contar aos filhos

Para entrar no contexto do filme, o vocalista e guitarrista da banda, Johnny Rzeznik, se inspirou em alguns desafios pessoais que estava passando, como vamos explicar a seguir. 

O significado da letra de Iris, do Goo Goo Dolls

Tanto em sua composição lírica quanto na letra, Iris desperta um sentimento de melancolia, que retrata uma fase pessoal do próprio vocalista da banda.

Logo, é como se o personagem da canção tentasse explicar suas falhas e ser aceito pelo que realmente é. 

Alguns percalços no meio caminho guiaram o líder da banda a compor uma letra que, mesmo sem dizer literalmente, trata da sua luta contra o vício das drogas, a depressão e os bloqueios criativos

A forma que ele encontrou de tratar o tema foi uma abordagem existencial e mais generalista, o que foi perfeito, pois trouxe uma combinação com as aflições sofridas pelo protagonista do filme. 

Uma das primeiras curiosidades em relação à música é a origem do seu nome. O título Iris foi escolhido quando o vocalista encontrou uma matéria sobre a cantora country Iris DeMent

Iris Dement
Iris Dement / Créditos: Divulgação

Não só o impacto e a força do nome chamou a atenção, mas também a associação com a figura mitológica grega, personificação do arco-íris que é a mensageira dos deuses, o que de certa forma tinha relação com o filme. 

And I’d give up forever to touch you (E eu desistiria da eternidade para te tocar) 
‘Cause I know that you feel me somehow (Pois eu sei que você me sente de alguma forma) 
You’re the closest to heaven that I’ll ever be (Você é o mais próximo que estarei do paraíso) 
And I don’t wanna go home right now (E eu não quero ir para casa agora)

A leitura que fazemos à primeira vista é que se trata de uma canção de amor, como uma declaração sincera. Temos um personagem que abre o seu coração e mostra como a pessoa amada é importante para ele. 

Trazendo para o contexto do filme, notamos as referências às cenas desde a primeira estrofe, quando os temas eternidade e paraíso são citados, algo que faz todo sentido diante de um enredo em que um anjo experimenta as primeiras sensações

Cena de Cidade dos Anjos
Créditos: Divulgação

Há alusão ao paraíso, que é sempre comparado com um sentimento bom, de prazer, de felicidade genuína. Mas aqui o que faz a diferença é o estar perto, a conexão, sentir o amor. 

And all I can taste is this moment (E tudo que posso sentir é este momento)
And all I can breathe is your life (E tudo que posso respirar é a sua vida) 
And sooner or later it’s over (E cedo ou tarde isso acabará)
I just don’t wanna miss you tonight (Eu só não quero sentir sua falta esta noite)

Uma das sensações que Iris transmite é que, de certa forma, tudo é efêmero, ou seja, tudo passará. Logo, precisamos aproveitar para viver enquanto é tempo e isso diz respeito a amar e ser amado

Tal como diz a expressão carpe diem (viva o dia), é a conexão humana que vale a pena, que vale a superação pelos momentos difíceis e ter alguém para contar faz a diferença em um mundo que parece cada vez mais solitário. 

Aliás, a solidão é um tema bem significativo para a música, inclusive já foi abordada pelo Goo Goo Dolls em entrevistas, ao relembrar os motivos de a canção ser guardada com tanto carinho 20 anos depois do seu lançamento. 

Ou seja, a música toca em pontos de conexão e proximidade que não temos tanto hoje em dia, por isso, evoca um saudosismo com pintas de melancolia. 

And you can’t fight the tears that ain’t coming (E você não pode lutar contra as lágrimas que não virão) 
Or the moment of truth in your lies (Ou o momento de verdade em suas mentiras) 
When everything feels like the movies (Quando tudo se parece como nos filmes) 
Yeah, you bleed just to know you’re alive (É, você sangra apenas para saber que está viva)

Abordando uma metalinguagem, já que a música foi feita para o filme, temos uma mensagem mais focada na experiência real, que também machuca e provoca dor.

Logo, vemos que um relacionamento não é formado apenas por momentos bons, e permitir que a dor venha é uma forma de não negar o que se sente. 

And I don’t want the world to see me (E eu não quero que o mundo me veja)
‘Cause I don’t think that they’d understand (Porque eu não acho que eles vão entender) 
When everything’s made to be broken (Quando tudo parece estar quebrado) 
I just want you to know who I am (Eu apenas quero que você saiba quem eu sou) 

Em Cidade dos Anjos, ser invisível para a humanidade é a realidade para o protagonista Seth (Nicholas Cage) e isso carrega muitos simbolismos. O não ser aparente representa também a facilidade de esconder o que se passa por dentro ou a vontade de não se expor. 

O fato de a música se chamar Iris possui relação também com a visão, ou como enxergamos as coisas ao nosso redor. Por medo do julgamento alheio, é possível entender que o personagem tenta camuflar suas imperfeições e se manter oculto é uma forma de preservar a sua essência. 

Contudo, a intenção é de que apenas a pessoa amada reconheça todas as falhas do cantor e que isso não impeça a construção de um relacionamento futuro. 

Para matar as saudades 

Os anos 90 marcaram uma nova fase para as bandas de rock, com destaque para o grunge e para os grupos alternativos. Depois de conhecer o significado de Iris, do Goo Goo Dolls, que tal relembrar as melhores músicas de rock dos anos 90?

Rock anos 90