Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Como Nossos Pais: saiba o significado de uma das músicas mais famosas da MPB

Analisando letras · Por Camila Fernandes

4 de Julho de 2023, às 11:55

A música Como Nossos Pais, que fala sobre o conflito de gerações acentuado pela repressão da ditadura militar, foi composta na década de 70 por Belchior e imortalizada na voz da musa Elis Regina.

A canção foi lançada no álbum Alucinação, tornou-se um dos maiores clássicos da música popular brasileira e aparece na revista Rolling Stone entre as 100 melhores músicas brasileiras da história.

Recentemente, Como Nossos Pais voltou a chamar a atenção do público ao ser utilizada na campanha publicitária que celebra os 70 anos da Volkswagen.

Nela, foram utilizados recursos de inteligência artificial para recriar Elis Regina, que aparece cantando a canção com sua filha, Maria Rita:

A música foi escrita num período conturbado da história brasileira, bem no meio da ditadura civil-militar, e isso influenciou bastante na composição de Belchior, assim como em várias outras canções da época.

Quer entender o significado da música Como Nossos Pais? Se liga nessa análise!

Entenda o significado de cada verso de Como Nossos Pais

Como dissemos, Como Nossos Pais fala sobre um problema muito comum em qualquer época da história: o conflito de gerações. Só que, com toda a repressão na ditadura, esse conflito foi acentuado e gerou um incômodo muito maior.

É justamente essa a palavra que Belchior usou para descrever a sensação trazida pela canção: incômodo. Ele descrevia Como Nossos Pais como uma música amarga, que questiona a acomodação. Confira a seguir a análise verso por verso e entenda direitinho o significado de Como Nossos Pais:

Primeira parte: conselhos

Não quero lhe falar

Meu grande amor

Das coisas que aprendi

Nos discos

Quero lhe contar como eu vivi

E tudo o que aconteceu comigo

Belchior começa a música nos dizendo que quer contar algo com base em sua experiência pessoal, e não no que estudou. Sabemos que, às vezes, valorizamos muito mais o conhecimento escrito do que o oral, e talvez o autor tenha tentado fazer uma crítica a isso.

A música tem um tom de conselho: a princípio, é como se alguém mais velho — talvez um pai — falasse com alguém mais jovem.

Viver é melhor que sonhar

Eu sei que o amor

É uma coisa boa

Aqui temos dois conselhos de Belchior que podemos adotar pra vida: apesar de tudo, viver a realidade é melhor do que fantasiar, e o amor é, sim, uma coisa boa.

Mas também sei

Que qualquer canto

É menor do que a vida

De qualquer pessoa

No entanto, o compositor também lembra que qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa. Não sabemos se esse canto se refere à música ou a um lugar, mas o significado é o mesmo: independente do que seja, a vida das pessoas importa mais.

Por isso, cuidado, meu bem

Há perigo na esquina

Aqui temos uma referência à violência na época da ditadura: se a vida vale mais que o canto, é preciso ter cautela para preservá-la, porque o perigo está por todos os lados.

Parte 2: crítica à juventude

Eles venceram e o sinal

Está fechado pra nós

Que somos jovens

Afinal, quem são “eles”? Pode ser uma referência aos militares, aos pais ou aos mais conservadores. Algo aconteceu e fechou a porta para a juventude. É aqui que entendemos que, na verdade, se trata de um jovem falando para outros da mesma geração.

Para abraçar seu irmão

E beijar sua menina na rua

É que se fez o seu braço

O seu lábio e a sua voz

Falando sobre Como Nossos Pais, Belchior comentou que a música é uma crítica à inércia da juventude, que se acomodou quando não devia e parou de questionar.

Esse trecho da letra pode ser percebido como uma provocação, tentando instigar o ouvinte a ir atrás do que é dele por direito. Ao mesmo tempo, pode ser entendido como uma crítica à censura das coisas mais banais, como as reuniões na rua.

Você me pergunta

Pela minha paixão

Digo que estou encantado

Como uma nova invenção

Eu vou ficar nesta cidade

Não vou voltar pro sertão

Pois vejo vir vindo no vento

Cheiro de nova estação

Eu sinto tudo na ferida viva

Do meu coração

Belchior nasceu em Sobral, no Ceará, e se mudou para o sudeste em busca de melhores oportunidades de carreira. Sabemos que a repressão durante a ditadura era mais forte nas grandes cidades, e talvez alguns considerassem uma boa ideia voltar para o interior.

No entanto, Belchior, que era amante da arte e estava sempre trabalhando em algo novo, mostra na música sua crença na mudança e esperança por dias melhores.

Já faz tempo

Eu vi você na rua

Cabelo ao vento

Gente jovem reunida

Na parede da memória

Essa lembrança

É o quadro que dói mais

Voltamos ao questionamento com a juventude: resumindo em poucas palavras, o cantor nos diz que faz muito tempo que ninguém faz nada, que todos estão acomodados e que lembrar dos tempos em que a juventude se reunia é o que mais dói nele.

Manifestação estudantil durante a ditadura militar
Manifestação estudantil durante a ditadura militar

Parte 3: repetição do comportamento dos “pais”

Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Como os nossos pais

Aqui chegamos à conclusão da música. Depois de tudo o que já foi dito e questionado, ele conclui que a juventude se tornou justamente aquilo que criticava.

Esse parágrafo precisa do anterior para ser entendido: os jovens se reuniam, lutavam nas ruas, mas hoje já não lutam mais. Depois de tudo o que fizeram, acabaram se acomodando e cedendo ao conformismo da geração anterior.

Nossos ídolos

Ainda são os mesmos

E as aparências

Não enganam não

Você diz que depois deles

Não apareceu mais ninguém

Apesar de os jovens afirmarem que algo mudou, na verdade são só as mesmas coisas que aparecem disfarçadas de novidade.

Você pode até dizer

Que eu tô por fora

Ou então

Que eu tô inventando

Mas é você

Que ama o passado

E que não vê

É você

Que ama o passado

E que não vê

Que o novo sempre vem

Mais uma vez o tom de conselho fica claro. O compositor reforça suas ideias, contra-argumenta e ressalta a necessidade de esperança.

Hoje eu sei

Que quem me deu a ideia

De uma nova consciência

E juventude

Tá em casa

Guardado por Deus

Contando o vil metal

Quem quer que seja que inspirou a consciência crítica no autor, hoje está parado em casa, talvez tenha se conformado com a situação atual ou até aprendido a gostar dela. Vil metal é uma forma poética de se referir ao dinheiro.

De certa forma, a música é um pedido para que a juventude dê continuidade a seu papel de contestar e buscar renovação, seguindo a consciência que foi despertada e não se deixando levar pelo comodismo de se contentar com o que foi feito e estabelecido pela geração passada. 

Belchior e Elis Regina: versões de Como Nossos Pais

Antônio Carlos Belchior nasceu em Sobral, Ceará, em 1946, e faleceu em 2017, deixando um acervo extenso de música inéditas. Ele aprendeu música ainda criança e começou sua carreira cantando em festivais.

O cantor fez parte do movimento O Pessoal do Ceará, ao lado de nomes como Fagner e Ednardo. Como compositor de sucesso, teve canções gravadas por inúmeros artistas, mas a maior intérprete de suas música foi Elis Regina.

Não há dúvidas de que grande parte do sucesso de Como Nossos Pais veio por causa da interpretação dramática dada por Elis. A cantora nasceu em 1945, em Porto Alegre, bem longe de Belchior.

Os dois se conheceram enquanto ele assistia uma gravação de Vinicius de Moraes e Toquinho no mesmo local em que Elis ensaiava. Confira Elis cantando Como Nossos Pais:

A cantora convidou Belchior para ir até sua casa e gravar algumas músicas, sem saber que de lá sairia um dos maiores sucessos da carreira deles. Além de Como Nossos Pais, ela também gravou outra composição de Belchior, a animada Velha Roupa Colorida.

Elis Regina interpretou músicas de vários outros grandes compositores, como Tom Jobim, Gilberto Gil e Beto Guedes. Com voz potente e interpretações cheias de emoção, ela ganhou cinco vezes o Troféu Imprensa de melhor cantora e, se ainda estivesse viva, certamente teria ganhado mais.

Canções que marcaram a música brasileira 

Como já dissemos, Como Nossos Pais é um grande clássico da música brasileira, e como vocês puderam ver, é também cheia de significado em sua letra. Que tal aproveitar pra continuar ouvindo músicas brasileiras que nos fazem refletir?

Músicas brasileiras para refletir

Você gosta de entender o significado das músicas? Então confira esses posts: