Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Should I Stay or Should I Go: entenda o hit

Analisando letras · Por Érika Freire

25 de Junho de 2022, às 19:00

Should I Stay or Should I Go é um marco na história do punk rock e uma das músicas mais conhecidas do The Clash.

Presente no álbum Combat Rock, lançado em 1982, a música voltou a se destacar nas principais paradas por conta de Stranger Things, série da Netflix que reavivou diversos hits da década de 80.

The Clash
Créditos: Divulgação

Composta por Mick Jones, Should I Stay or Should I Go tem dois possíveis rumores do que seria o significado por trás da canção, e é sobre isso que vamos falar neste post.

É fã de punk rock e da banda The Clash? Então bora conferir a análise da música Should I Stay or Should I Go.

Should I Stay or Should I Go: significado

Escrita em 1982 pelo guitarrista e principal vocalista do The Clash, Mick Jones, Should I Stay or Should I Go foi um dos maiores destaques do quinto álbum da discografia da banda, Combat Rock.

O disco se tornou um dos mais vendidos do Clash e trouxe ainda os sucessos Rock the Casbah e Straight to Hell.

Capa do álbum Combat Rock, do The Clash
Créditos: Divulgação

Desde que a música estourou, no início dos anos 80, até se tornar um clássico do punk rock com quase 40 anos, dois rumores rodeiam o seu significado.

Um deles é que a letra gira em torno da demissão de Jones, que foi expulso da banda por Joe Strummer e Paul Simonon devido a divergências e ao comportamento complicado do vocal. 

Porém, isso aconteceu em setembro de 1983 e Should I Stay or Should I Go foi escrita no ano anterior. Jones poderia ter se antecipado e abordado os conflitos?

Claro que sim, mas a segunda teoria é bem mais aceitável, a que diz que a canção fala sobre o relacionamento de Jones com a cantora americana Ellen Foley.

Contudo, o próprio Mick Jones chegou a explicar que a música não retrata ninguém e muito menos se refere à sua saída da banda. Ele disse, lá pelos idos de 1991, que Should I Stay or Should I Go teria surgido apenas da vontade de criar um clássico.

Nesse sentido, não resta qualquer dúvida que o The Clash cumpriu a missão e Should I Stay or Should I Go se tornou uma das músicas mais essenciais do punk rock, portanto, um grande clássico.

Análise das estrofes

Darling, you’ve got to let me know

Querida, você tem que me dizer

Should I stay or should I go?

Devo ficar ou devo ir?

If you say that you are mine

Se você disser que é minha

I’ll be here till the end of time

Eu vou ficar aqui até o fim dos tempos

So you got to let me know

Então você tem que me dizer

Should I stay or should I go?

Devo ficar ou devo ir?

Logo no início da música é possível notar que a interpretação mais provável é que a letra aborda o relacionamento de Mick Jones com Ellen Foley. Eles moraram um período juntos, durante o trabalho de gravação do álbum Combat Rock, em uma breve estadia da banda por Nova York.

Ellen Foley e Mick Jones
Créditos: Divulgação

A canção tem uma pegada de irreverência e os versos iniciais apresentam o homem da relação questionando a sua parceira sobre se ele deve ficar ou partir. Ele está disposto a permanecer até o fim, caso ela decida que ele pode ficar. 

It’s always tease, tease, tease

Sempre provoca, provoca, provoca

You’re happy when I’m on my knees

Você fica feliz quando eu fico de joelhos

One day is fine, next is black

Um dia é ótimo, o outro é péssimo

So if you want me off your back

Então se quiser me afastar

Well, come on and let me know

Bem, vamos lá e me diga

Should I stay or should I go?

Devo ficar ou devo ir?

Ao que a letra sugere, trata-se de uma relação ambígua, com momentos de desentendimentos e felicidade.

Por isso, o personagem parece preocupado e quer saber se não seria melhor um afastamento. Mas ele não quer tomar a decisão, e sim prefere deixar nas mãos da namorada.

Should I stay or should I go now?

Devo ficar ou devo ir agora?

If I go there will be trouble

Se eu for, terei problemas

And if I stay it will be double

E se eu ficar, terei o dobro

So come on and let me know

Então, vamos lá e me diga

Ele está muito indeciso, embora tenha consciência de que se for embora vai ter problemas, mas se ficar terá muito mais.

Não deixa de ser um tipo de dúvida muito comum e presente em diversas situações da vida, muito além dos relacionamentos e exatamente por isso acaba nos paralisando. 

This indecision’s bugging me

Essa indecisão me atormenta

If you don’t want me, set me free

Caso você não me queira, me liberte

Exactly who I’m supposed to be?

Exatamente quem eu deveria ser?

Don’t you know which clothes even fit me?

Não sabe o que é adequado para mim?

Come on and let me know

Vamos lá e me diga

Em seguida, a música ganha reforço com os vocais cantados em espanhol por Joe Strummer. Porém, como não tinha domínio do idioma, Joe pediu que o operador de fita Eddie Garcia ligasse para a sua mãe equatoriana.

Esta estrofe esclarece o quanto o personagem se sente incomodado por conta dessa indecisão e pede que ela o liberte, caso não esteja mais interessada. 

Joe Strummer
Joe Strummer / Créditos: Divulgação

Vale observar a frase em que ele questiona “quem deveria ser”, mostrando a sua insegurança e até mesmo imaturidade em colocar a responsabilidade sobre suas próprias escolhas na mão do outro. 

Mas, não podemos esquecer que Should I Stay or Should I Go nasceu de maneira despretensiosa criada por jovens punks que queriam apenas fazer uma música que marcasse uma época. E eles conseguiram!

Should I Stay or Should I Go curiosidades

  • O hit do The Clash entrou, em 2004, para a famosa lista das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos da Revista Rolling Stone, ocupando a 228ª posição.
  • A canção serviu de inspiração para a saudosa banda Mamonas Assassinas criarem Chopis Centis, em que utilizaram o famoso riff.
  • Em março de 2021, Kelly Clarkson fez um cover de Should I Stay or Should I Go durante uma apresentação de seu programa The Kelly Clarkson Show

Jesse e Shurastey

Should I Stay or Should I Go também serviu de inspiração para o projeto do viajante Jesse Koz. O catarinense de 29 anos ficou conhecido nas redes sociais por viajar de fusca com seu cachorro golden retriever chamado Shurastey.

O projeto, que foi adaptado para Shurastey or Shuraigow, tinha como objetivo chegar de fusca até o Alaska e Jesse compartilhava todos os momentos da viagem ao lado de Shurastey em seu canal no YouTube.

As diversas cenas dos dois juntos conquistaram milhares de pessoas, admiradas pela coragem de Jesse e a linda história de amizade com seu cachorro.

Infelizmente, eles faleceram em um acidente de carro no dia 23 de maio quando estavam a caminho do Canadá. 

As melhores bandas de punk rock 

Gostou de conhecer o significado de Should I Stay or Should I Go? Calma, porque agora a gente te convida para conferir as maiores 10 bandas de punk rock da história

Bandas de punk rock

Conteúdo relacionado