Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Samba-enredo da Portela 2023, maior campeã do Carnaval do Rio

Em 2023, a Portela comemora comemora seus 100 anos em seu samba-enredo, O Azul Que Vem Do Infinito. Entenda!

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

15 de Fevereiro de 2023, às 12:00

Com o tema O Azul Que Vem Do Infinito, o samba-enredo da Portela em 2023 vai celebrar os 100 anos da maior campeã do Carnaval do Rio de Janeiro.

Samba-enredo da Portela 2023
Créditos: Divulgação

Sob comando da carnavalesca Nilce Fran, a escola de samba de Madureira, na Zona Norte do Rio, promete um desfile inspirado e cheio de homenagens à história da agremiação que já faturou 22 títulos no Grupo Especial.

Assinado por Wanderley Monteiro, Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Edmar Jr, Bira e Marcelāo, o samba-enredo faz referências a grandes ídolos e a momentos icônicos da Portela, veja só!

Análise do samba-enredo da Portela 2023

No ano do centenário da agremiação, o samba-enredo da Portela 2023 levará muita nostalgia à Sapucaí na segunda noite do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

A letra conta a história da escola de samba de Madureira sob a perspectiva de personagens protagonistas que ajudaram a construir os 100 anos de história da Portela.

As origens da Majestade do Samba na avenida

Logo na primeira estrofe, Paulo da Portela é o personagem que lembra as origens da escola, no conjunto habitacional Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio, em 1923. Naquela época, a agremiação era um pequeno bloco chamado Baianinhas de Oswaldo Cruz, a versão embrionária da Portela.

Paulo da Portela, citado no samba-enredo da Portela 2023
Créditos: Divulgação

E continua, mencionando os outros dois “pais fundadores” da agremiação e membros da primeira geração da Velha Guarda da Portela: Rufino dos Reis e Antônio Caetano

Prazer novamente encontrar vocês

Ali pelas bandas de Oswaldo Cruz

Nosso mundo azul ganha vez

E aquela missão nos conduz

Eu, Rufino e Caetano

No linho, no pano, pescoço ocupado

Vencemos mesmo marginalizados

Na sequência do samba-enredo, a letra menciona o apelido oficial da escola, A Majestade do Samba, e faz referência ao ícone Natalino José do Nascimento.

Natal da Portela
Créditos: Divulgação

Também conhecido como Natal da Portela, o bicheiro patrocinou sua escola do coração por décadas, sempre atuou de maneira próxima à comunidade e chegou a ser homenageado como presidente de honra após sua morte, em 1975.

Além disso, a estrofe seguinte também refere-se ao mascote da agremiação, a Águia, sempre destaque no desfile da azul e branca.

No bailar, uma porta bandeira

A nobreza desfila humildade

Natal nos guiou, deu Águia!

A Majestade

O que muita gente não sabe é que o mascote oficial da escola deveria ser um condor, conforme idealizado por Antônio Caetano, devido à imponência da ave e a seus voos mais altos.

Águia da Portela
Créditos: Divulgação

Os membros da comunidade, porém, acabaram se confundindo e acreditaram que o animal seria, na verdade, uma águia. A voz do povo falou mais alto e o mascote foi oficialmente transformado em águia pouco depois da criação da Portela.

Encontro das artes no samba-enredo da Portela 2023

Com uma história recheada de grandes nomes da arte brasileira, a Portela homenageia nas próximas estrofes verdadeiros ícones de diferentes tipos de arte.

O primeiro deles é Mário de Andrade, autor de Macunaíma, livro considerado obra-prima do modernismo. O escritor foi celebrado pela escola no samba-enredo do Carnaval de 2013.

Mário de Andrade
Créditos: Divulgação

Abre a roda, malandro, que o samba chegou

Andei na Lapa, também já subi o Pelô

Macunaíma falou: Nas maravilhas do mar

A brisa me levou

A segunda estrela mencionada nessa sequência é Clara Nunes, portelense célebre que gravou verdadeiras declarações de amor à escola e ao samba, como Portela na Avenida e Conto de Areia.

Clara Nunes
Créditos: Divulgação

Considerada uma das melhores vozes da história do Brasil pela Rolling Stone, a cantora também subiu ao palco em diversas ocasiões com a Velha Guarda da Portela e foi uma das artistas que mais gravaram sambas-enredo da Majestade do Samba.

Eis um Brasil de glórias que incandeia

A vaidade é um conto de areia

Eu vim me apresentar

Deixa a Portela passar!

Lendas e mistérios de um amor

Casa onde mora a profecia

Clara como a luz de um esplendor

100 anos da azul e branca

Na reta final do samba-enredo da Portela 2023, a escola de samba aborda o grande tema por trás de seu desfile: o aniversário de 100 anos da agremiação da Zona Norte do Rio, uma das mais antigas do Brasil.

Nesse trecho, a letra lembra a importância de se pavimentar um futuro próspero em um passado lembrado e respeitado.

Cem anos da mais bela poesia

Vivam esse sonho genuíno

De fazer valer nosso legado

Vejo um futuro mais lindo

Nas mãos de quem sabe o valor do passado

Ser Portela é tanto mais

Para encerrar a celebração de seu centenário, a Portela menciona sua respeitada Velha Guarda e seu baluarte mais antigo, Monarco, que faleceu em dezembro de 2021, aos 88 anos.

Monarco da Portela
Créditos: Divulgação

Vale lembrar que a escola de samba convocou seus baluartes mais antigos (isto é, os guardiões da cultura da agremiação) para desfilar na Sapucaí em 2023 em celebração a seus 100 anos.

A canção termina com uma verdadeira declaração de amor à agremiação de Madureira, “além do infinito”, capaz de emocionar a qualquer um que tenha simpatia pela escola de samba azul e branca.

Cavaco e viola, a velha linhagem

A bênção Monarco pra essa homenagem

O céu de Madureira é mais bonito

Te amo, Portela, além do infinito

Quando o samba-enredo da Portela 2023 entra na Sapucaí?

A Portela será a segunda escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro a entrar na Sapucaí na segunda noite de desfiles.

Portela
Créditos: Divulgação

A escola de Madureira entra na avenida na segunda-feira, 20 de fevereiro, com horário previsto entre 23h e 23h10.

O desfile contará com 2.800 integrantes, incluindo bateria e alas de dança, com duração prevista de 70 minutos.

As melhores músicas do Carnaval 

Não é exagero afirmar que a história do samba e do Carnaval não seria a mesma sem toda a glória da Majestade do Samba.

Agora que você já conhece o samba-enredo da Portela 2023, que tal conhecer outras músicas do Carnaval consideradas verdadeiros hinos da folia?

Nossa seleção inclui hits como Milla, do Netinho, Arerê, da Banda Eva, O Canto da Cidade, da cantora Daniela Mercury, e muitos outros sucessos que embalam os foliões há tempos!

Músicas do carnaval

Mais sobre os sambas-enredo do Carnaval: