Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rock infantil: conheça clássicos para todas as idades

Confira clássicos do rock em versão infantil, para cultivar desde cedo o gosto pelo estilo musical!

Kids · Por Ana Paula Marques

16 de Novembro de 2023, às 12:00

Você já ouviu falar em rock infantil? É um jeito diferente e incrível de passar o bom gosto musical entre as diferentes gerações! Esse estilo musical tem o poder de unir pessoas, especialmente dentro das famílias, podendo ser uma forma de criar uma ligação única entre pais e filhos.

Muitas vezes, os pais que são fãs de rock and roll desejam compartilhar seu amor por esse gênero com seus filhos, influenciando-os a seguir o mesmo caminho musical. A boa notícia é que existem maneiras de introduzir o rock às crianças desde muito cedo.

No entanto, esse gênero musical pode ser um pouco intenso para uma criança ou um bebê. Com baterias estrondosas, guitarras elétricas e vocais potentes, podem surgir desafios.

Felizmente, existem artistas talentosos que transformam os clássicos do rock em canções de ninar suaves ou versões mais animadas e alegres para as crianças.

Bandas famosas, como Beatles, Iron Maiden, Red Hot Chili Peppers e muitas outras, têm versões adaptadas de seus maiores sucessos, tornando-os adequados para todas as idades.

Se você é um pai ou mãe que ama rock, não se preocupe, há maneiras de compartilhar esse amor com seus pequenos. Reunimos algumas sugestões de rock infantil para incentivar a veia roqueira dos seus filhos, veja só!

8 músicas de rock infantil para as crianças ouvirem

A música é uma maneira maravilhosa de conectar gerações, unir a família e criar memórias especiais que vão durar a vida toda. Por isso, não tenha medo de compartilhar sua paixão pelo rock com seus filhos e manter viva a chama do rock and roll!

Confira algumas opções de rock infantil!

Yellow Submarine – Beatles Para Crianças

A Beatles Para Crianças é uma banda brasileira que oferece espetáculos com contação de histórias, atuações teatrais e atividades recreativas para crianças de forma lúdica, usando músicas dos Beatles, incluindo uma versão de Yellow Submarine.

O projeto foi concebido por dois educadores, que desenvolveram uma abordagem cuidadosamente planejada para proporcionar às famílias momentos únicos de diversão enquanto apresenta o inglês e o rock infantil.

Erva Venenosa – Rita LEEtle

A eterna rainha do rock brasileiro também tem músicas em versão infantil. Desde 2017, a cantora Alexandra Scotti criou um espetáculo destinado às crianças com músicas de Rita Lee, incluindo sucessos como Erva Venenosa.

O projeto Rita LEEtle faz um jogo de palavras com a versão em inglês de “pequeno”, ou “little”. Hoje, os espetáculos ajudam a apresentar os clássicos da rica obra da saudosa Rita Lee a todas as idades!

T.N.T. – Rockids

Outra opção de rock infantil é a banda Rockids, de Curitiba (PR), que transforma os clássicos do rock em músicas para o público infantil. A proposta é desmistificar a ideia de que o rock and roll é um gênero agressivo, aproximando as crianças do ritmo.

O repertório da Banda Rockids é diversificado, com músicas cuidadosamente adaptadas ao mundo lúdico das crianças. O cuidado se estende às letras, sempre adequadas para que os pequenos possam apreciar e se identificar com o som.

Vento Ventania – Rock Your Babies 

Bruno Gouveia, o vocalista do Biquíni Cavadão, uma das maiores bandas do rock nacional, é também o fundador da Rock Your Babies. O grupo apresenta versões de canções de rock infantil, com hits de Rita Lee, Skank, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana.

O projeto também inclui hinos infantis associados a diversos times de futebol, além de ter colaborado com o Mundo Bita, um dos principais projetos de música infantil autoral no Brasil, para criar uma versão da música Vento Ventania.

Under The Bridge – Rockabye Baby

A Rockabye Baby é uma gravadora situada em Los Angeles, formada por colaboradores de várias partes do mundo, com objetivo duplo: tornar o rock mais interessante para crianças e também fazer com que a música infantil seja agradável para os adultos.

O selo já lançou mais de 76 álbuns, incluindo versões infantis de músicas de artistas como Bob Marley, Coldplay, Adele, The Weeknd e até Snoop Dogg.

Nothing Else Matters – Sweet Little Band

A América Latina também deixa as suas contribuições no rock infantil. É o caso da Sweet Little Band, uma banda argentina que se tornou mundialmente conhecida pela série de gravações Babies Go…

Os “hermanos” continuam sua produção com vários álbuns lançados a cada ano, sempre com capas que recriam cenas e imagens icônicas do rock and roll, incluindo covers de Guns N’ Roses, Men At Work, Patti Smith, Smashing Pumpkins e muitos outros.

Fear of the Dark – Baby Music

Se você acha que o heavy metal do Iron Maiden é apenas para adultos, a banda Baby Music vai mudar a sua opinião! O grupo é um projeto do selo I’m In Records e traz discos com versões infantis de gigantes do rock.

A discografia da banda inclui nomes de peso, como Iron Maiden, Bon Jovi, Queen e Oasis, entre outros, em versões especialmente criadas para os pequenos!

Hey Jude – Baby Universe Songs

A banda Baby Universe Songs foi criada especialmente para os papais e as mamães que não aguentam mais as versões tradicionais de músicas infantis.

O grupo cria versões em punk rock de músicas famosas para crianças, como If You’re Happy e Twinkle Twinkle, além de ter versões infantis de clássicos como Hey Jude e Can’t Help Falling in Love.

Rock para crianças: conheça o melhor da música infantil antiga

Depois de conhecer alguns clássicos do rock para crianças, conheça os maiores hits da música infantil do passado!

Essas canções marcaram gerações inteiras com seus refrões irresistíveis, batidas dançantes e musicalidade cativante, muito antes de o mundo se render às facilidades da internet e das redes sociais.

Preparamos uma lista com o melhor da música infantil antiga, incluindo sucessos de O Balão Mágico, Xuxa, Trem da Alegria e muito mais!

Músicas infantis antigas