Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Renascer 2024: trilha sonora da nova versão da novela

A nova novela das 21 horas da Rede Globo é uma remake de um grande clássico da emissora. Saiba tudo sobre as canções que vão embalar os capítulos da trama.

Trilhas sonoras · Por Rannyson Mykael

10 de Fevereiro de 2024, às 12:00

Renascer está de volta à tela da Globo, um remake da versão de 1993, agora em 2024, e a trilha sonora da novela está chamando a atenção do público. Ao mesmo tempo em que presta homenagem à versão original, também se reinventa.

Renascer 2024 trilha sonora
Créditos: Divulgação / Facebook

Os produtores da trilha sonora de Renascer queriam abordar diferentes regiões nas músicas. Por isso, além da Bahia, que é o núcleo central, também podemos ouvir fortes elementos do Rio de Janeiro, por exemplo.

A mudança das gerações também foi uma preocupação da equipe. Renascer apresenta uma passagem de tempo considerável e as músicas também devem expressar essa mudança sentida pelos personagens.

As melhores trilhas sonoras de novelas, que ficam marcadas na mente do público, são aquelas que contam uma história através de cada música. Renascer está no caminho para se tornar uma favorita!

Renascer: conheça a trilha sonora da nova novela das nove

Ao todo, já foram selecionadas mais de 150 músicas para a trilha sonora de Renascer e até o fim da novela devem aparecer ainda mais! Conheça algumas faixas divulgadas.

Lua Soberana — Luedji Luna (part. Xênia França)

Lua Soberana é a música-tema de Renascer. A canção, originalmente cantada por Sérgio Mendes, ganhou uma nova roupagem com as artistas baianas.

Para os fãs da novela, é possível perceber alguns elementos da antiga abertura.

Jardim da Fantasia — Martins

Jardim da Fantasia, cantada por Martins, é uma releitura da música lançada por Paulinho Pedra Azul em 1991. A faixa é tema do personagem José Inocêncio, interpretado por Humberto Carrão e Marcos Palmeira nas diferentes fases de Renascer.

Quero Você — Almério (part. Maria Bethânia)

Quero Você traz a inconfundível voz de Maria Bethânia, junto a Almério, para a trilha sonora da novela, sendo o tema romântico de Inocêncio e Mariana. A música fala de um amor que resiste até aos cenários mais difíceis:

Quero você

Pode até ser pra sempre

Pode até ser distante

Pode até não durar

Uma Vida É Pouca Pra Te Amar — IZA

Uma Vida É Pouca Pra Te Amar é o tema de José Inocêncio e Maria Santa, música romântica para embalar a interação dos dois. 

A faixa encerra o álbum AFRODHIT, de IZA, considerado um dos melhores lançamentos nacionais de 2023.

Balanceiro — Juliana Linhares

Balanceiro faz parte do álbum Nordeste Ficção, da artista potiguar Juliana Linhares. Na música, ela fala sobre a força dos pequenos impactos individuais. Não dá para mudar o mundo de vez, mas podemos ao menos balançá-lo!

Trem das Cores — Caetano Veloso

A música Trem das Cores foi resgatada do álbum Cores, Nomes, lançado em 1982, para mostrar também a leveza da Bahia. Com uma voz tranquila, o cantor descreve as cores de pessoas e espaços apaixonantes.

Paraquedas — Russo Passapusso

Lançada em 2014, Paraquedas volta a circular em Renascer. A música cumpre com o propósito dos produtores musicais da novela ao trazer o máximo de regionalidades aos sons apresentados.

Bateu — Gilsons (part. Rachel Reis e Mulú)

Bateu é uma música que emana diversão, a cara do verão e das cenas mais leves de Renascer. A parceria é liderada pelos Gilsons, trio composto pelo filho e pelos netos de Gilberto Gil, ícone da MPB.

Toda Menina Baiana — Gilberto Gil

Falando em Gilberto Gil, ele próprio está na trilha sonora de Renascer com Toda Menina Baiana. A música, considerada um clássico, já foi gravada por diversos artistas, incluindo uma parceria entre Gil, Ivete Sangalo e Caetano Veloso, grandes ícones baianos.

Não Sei Dançar — Maria Maud

Não Sei Dançar ficou famosa na voz de Mariana Lima e ganhou uma regravação por Maria Maud, agora na trilha sonora de Renascer. Um fato curioso é que Maria é filha de Cláudia Abreu, atriz de sucesso na Globo.

Algoritmo Íntimo — Criolo (part. Ney Matogrosso)

Algoritmo Íntimo fala sobre a necessidade de estar junto de quem a gente ama, superando os obstáculos — que, neste caso, é uma tela. A faixa é interessante para representar as diferentes temporalidades em Renascer.

Última Dança — Agnes Nunes

Última Dança complementa a ideia dos saltos temporais na novela. Ao mesmo tempo em que ouvimos os clássicos, como Gilberto Gil e Maria Bethânia, também percebemos a presença de artistas contemporâneos, como é o caso de Agnes Nunes.

Do Acaso — Alice Caymmi (part. Chico César)

Do Acaso é uma música melancólica. A parceria entre Alice Caymmi e Chico César mostra a diversidade regional proposta pela produção musical da novela, reunindo uma carioca e um paraibano, cada um com uma voz tão própria.

Noite Severina — Elba Ramalho

Noite Severina é um resgaste da carreira de Elba Ramalho. A música faz parte do álbum Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?, de 2007, seu 24° projeto.

Apesar de Renascer contar com diversas músicas novas e regravações próprias para a novela, algumas canções, já prontas, também se encaixam na temática. O caso de Elba, que é um ícone do nordeste, é um ótimo exemplo.

Ai Que Saudade de Ocê — Marcelo Jeneci

Ai Que Saudade de Ocê, composta por Vital Farias em 1982, foi regravada por diversos artistas, incluindo Elba Ramalho, Lucy Alves e o próprio Marcelo Jeneci.

Com uma voz carregada de sentimento, o cantor foi escolhido para integrar a trilha sonora de Renascer ao falar sobre a saudade e a empolgação de ver a pessoa amada em breve.

Palavra Acesa — Zeca Baleiro

Palavra Acesa, para além de uma música, é também um lamento que fala sobre perda, comparando a brevidade da vida ao fogo que nasce e se extingue facilmente.

Direcionando suas palavras a sua amada, o cantor reconhece a beleza do que aconteceu, reafirmando que nada foi em vão.

Agora que você já conhece todas as músicas da trilha sonora da novela, aproveite para ouvir a playlist completa!

Cantoras brasileiras atuais para conhecer

Reconhecer e valorizar clássicos é uma tarefa importante, mas também há espaço para os novatos. Dê uma chance e conheça as cantoras brasileiras atuais que estão mudando a música com muita criatividade e talento!

Cantoras brasileiras atuais