Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rapte-me, Camaleoa: o significado da música de Caetano Veloso

Analisando letras · Por Renata Arruda

4 de Maio de 2021, às 12:00

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Caetano Veloso se baseou em muitas histórias e pessoas da vida real para compor suas belíssimas músicas. Não faltaram também as musas inspiradoras, que deram origem a grandes hits que ouvimos até hoje.

Caetano Veloso
Créditos: Divulgação

Algumas dessas musas, inclusive, são mulheres conhecidas. É o caso da atriz Regina Casé, que inspirou a criação de nada menos que duas canções do compositor baiano: Rapte-me, Camaleoa e Muito.

Se a última é uma descarada declaração de afeto, a primeira é um pouco mais enigmática, o que acaba deixando muita gente confusa. Por isso, decidimos tentar decifrar a letra de Rapte-me, Camaleoa e o significado por trás da música. Vem com a gente!

Rapte-me, Camaleoa: o significado da música

Lançada no álbum Outras Palavras, de 1981, Rapte-me, Camaleoa foi descrita por Caetano como uma música sobre uma mulher que me fez muito bem.

Como você já sabe, essa mulher era Regina Casé, que estava em cartaz com a peça Aquela Coisa Toda quando a canção foi feita.

Evandro Mesquita e Regina Casé na peça Aquela coisa toda
Evandro Mesquita e Regina Casé na peça Aquela Coisa Toda / Créditos: Divulgação

Em 2003, durante uma conversa com o poeta Eucanaã Ferraz, Caetano falou sobre como a música surgiu:

Eu fiz pra Regina Casé. Ela fazia um negócio numa peça do (grupo teatral) Asdrúbal, em que ela se chamava Camaleoa. Namorei ela nessa época rapidinho, um tempinho curto. Mas a adoro, sempre. É bem feitinha a letra. E tem de interessante o verso “rapte-me, adapte-me, capte-me, it’s up to me”, que traz uma rima bilíngue.

Vamos agora dar uma olhada na letra?

Rapte-me camaleoa
Adapte-me a uma cama boa
Capte-me uma mensagem à toa

Logo na primeira estrofe podemos perceber que estamos diante de um texto poético, comum na obra de Caetano, que aposta na utilização de figuras de linguagem como a aliteração e a metáfora para expressar a paixão que o compositor sente por sua musa.

Assim, ele começa a canção dizendo que quer ser raptado, ou seja, seduzido por aquela a quem chama de camaleoa. Ao dizer Capte-me uma mensagem à toa, ele espera que ela consiga perceber as verdadeiras intenções dele, disfarçadas por trás de suas falas, aparentemente, banais.

Os dois últimos versos são os mais enigmáticos e merecem uma atenção especial. Ao pedir para que ela capte a sua mensagem, ele diz o seguinte:

De um quasar pulsando lôa
Interestelar canoa…

Quasar, abreviação de quasi-stellar object, é uma fonte de rádio cósmica parecida com uma estrela, que emite intensas ondas de rádio. É um buraco negro supermassivo, um dos mais brilhantes e enérgicos objetos estelares

Quasar
Quasar / Créditos: Divulgação

lôa significa o mesmo que elogio, ou louvor, a algo ou a alguém.

Assim, Caetano está usando quasar como sinônimo de coração, querendo dizer que, diante da mulher, o seu coração palpita em uma fortíssima admiração.

Interpretando o trecho, é como se ele estivesse dizendo: perceba, nas entrelinhas dos meus elogios, o quanto estou apaixonado por você.

Acredita-se que Caetano tenha se inspirado nos poemas Pulsar e Quasar, de Augusto de Campos, para escrever os versos.

Leitos perfeitos
Seus peitos direitos
Me olham assim
Fino menino me inclino
Pro lado do sim…

Aqui o compositor demonstra toda a luxúria que sente ao admirar o corpo da sua musa. Ele é seduzido principalmente pelos seios jovens e perfeitos dela, não conseguindo resistir à tentação. 

Rapte-me
Adapte-me
Capte-me
It’s up to me
Coração
Ser, querer ser
Merecer ser
Um camaleão…

Como o próprio Caetano ressaltou, esse trecho traz uma inusitada rima bilíngue com o verso it’s up to me, que traduzido livremente significa algo como só depende de mim ou cabe a mim.

Assim, o compositor reconhece que vai precisar se esforçar para merecer ter um relacionamento com ela. 

Rapte-me camaleoa
Adapte-me ao seu
Ne me quitte pas…

De maneira delicada, e fazendo uma referência à música Ne Me Quitte Pas, famosa na voz da cantora Maysa, Caetano finaliza a canção pedindo para que sua camaleoa não o abandone. Uma das mais belas e originais declarações de desejo e afeto.

A amizade entre Caetano Veloso e Regina Casé

O título de Rapte-me, Camaleoa está diretamente ligado à maneira como Caetano Veloso e Regina Casé se conheceram.

Regina Casé e Caetano Veloso
Créditos: Divulgação

Isso porque o compositor tirou inspiração do nome da primeira peça na qual viu Regina atuar: Trate-me, Leão, apresentada pelo grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone em 1977.

Embora não haja registros sobre como começou o relacionamento entre Caetano e Regina Casé, pode-se deduzir que ele ficou interessado na atriz logo que a conheceu.

Isso porque, em 1978, ele lançou a canção Muito, também dedicada a ela.

Na sua presença
O meu desejo
Parece pequeno
Muito é muito pouco, muito
Broto você é muito, muito

No entanto, o namoro entre eles aconteceu apenas em 1980, quando Regina atuava em Aquela Coisa Toda.

Em 2020, Regina Casé fez um post no Instagram em homenagem ao aniversário de 78 anos de Caetano e escreveu sobre a amizade entre eles:

Eu já era amiga íntima do Caetano muito antes da gente se conhecer! Sem nunca ter se encontrado. Eu já dava muita risada com ele, sofria demais com o sofrimento dele. Perguntava tudo pra ele. Tudo que eu fazia já era me mostrando pra ele, pensando se ele ia gostar, revelou ela.

Aí a gente se encontrou. Então foi uma festa! Porque tudo aquilo era verdade! Que encontro! Tanta afinidade! Tanto amor! Se ele já era meu farol, fui então morar na ilha do farol! Que alegria é ter sua amizade na minha vida!, celebrou.

Em 2017, Caetano Veloso e Regina Casé gravaram juntos uma apresentação de Rapte-me, Camaleoa para a série documental Asdrúbal Trouxe o Trombone, que conta a história do grupo teatral.

https://youtu.be/ODFuzEeoRAA

Frases do Caetano Veloso

Gostou de conhecer o significado da música Rapte-me, Camaleoa? Então não deixe de conferir também 66 frases de músicas do Caetano Veloso que vão inspirar o seu dia!

Frases Caetano Veloso

Entenda outras canções de Caetano Veloso: