Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quinta-Feira: conheça o significado da música do Charlie Brown Jr.

Analisando letras · Por Érika Freire

26 de Novembro de 2020, às 12:00

O Charlie Brown Jr. se tornou a voz da juventude nos anos 2000 ao fazer um rock misturado com hip hop, hardcore, reggae, skate punk… Eles eram excêntricos e foi exatamente esse jeitão diferente que conquistou os fãs.

Liderado por Chorão, vocalista e compositor, o grupo ficou na ativa de 1992 até 2013, quando o cantor foi encontrado morto em seu apartamento devido a uma overdose de cocaína. 

Chorão se foi, deixou um grande legado e uma reflexão sobre o uso de drogas, presente na música Quinta-Feira, um dos maiores hits do Charlie Brown. 

Curte a banda santista e quer conhecer o significado de Quinta-Feira? Então se liga só!  

Significado da música Quinta-Feira

Parecia inofensiva, mas te dominou… O refrão de Quinta-Feira, tão conhecido e cantado por milhares de fãs, resume muito bem o que acontece com o uso de drogas.

É sobre isso que trata a música composta por Chorão, que era um dos principais responsáveis em criar as letras do Charlie Brown. 

O próprio Chorão chegou a comentar sobre o significado de Quinta-Feira, explicando que a música fala sobre um cara que se perdeu no vício em cocaína, acabando assim com tudo o que ele tinha na vida. 

Chorão não menciona se a canção foi inspirada em uma história real, embora represente a vida de muitas pessoas que infelizmente foram dominadas pelo vício e passaram a viver nas ruas. 

O personagem de Quinta-Feira tinha tudo para ter uma boa vida, mas optou pelo caminho trágico. O primeiro verso da música começa com Chorão se lembrando de uma quinta-feira em que cinco caras estavam em volta de uma fogueira.

A partir daí, ele conta a história de um homem que viu todos os seus sonhos se perderem.  

Ainda me lembro bem
Daquela quinta-feira, yeah
Cinco malandro em volta da fogueira, yeah
Fogueira, yeah

Ouvi o grito de dor de um homem que falava a verdade
Mas ninguém se importava
Botando pra fora tudo o que sentiu na pele
Mas ninguém lhe dava ouvidos, não

A segunda estrofe sugere que o personagem queria ser ouvido sobre tudo o que ele estava sentindo na pele, porém, os demais não se importavam muito. Isso pode representar também a forma com que a sociedade lida com essas pessoas. 

Deixou a marca da fogueira
Que acendeu pra se livrar do frio que mata
Miséria impune, notável, sincera, não acaba nunca, yeah
Deixou a marca da fogueira
Que acendeu pra se livrar do frio que mata, mata, mata
Miséria impune, notável, sincera não acaba nunca, yeah

Em seguida, Quinta-Feira detalha o que ocorre, uma vez que a droga já dominou o indivíduo. Uma vida de miséria, ausência de amigos verdadeiros e a falta de objetivos bem definidos. 

O difícil é desviar de quem tá sempre querendo
Ela mantém a porta aberta, ela te faz de instrumento
Vai te dominar, se já não dominou

A cocaína é uma das drogas mais viciantes e letais do mundo. Estima-se que 21% das pessoas que entram em contato com a substância irão se tornar dependentes em algum momento. 

Depois, como diz a música, fica quase impossível resistir a próxima dose e o indivíduo se torna instrumento da droga. 

Na maioria das vezes, o inofensivo ato de experimentar pode ser um caminho sem volta. 

Música trouxe mensagem profética   

A música Quinta-Feira foi escrita por Chorão e faz parte do disco Transpiração Contínua Prolongada, o quarto álbum da discografia do Charlie Brown, lançado em 1997.  

O tema da canção acabou revelando mais tarde uma triste profecia sobre o destino de Chorão. O músico foi encontrado morto no dia 6 de março de 2013 devido a uma overdose de cocaína. 

De acordo com a estilista Graziela Gonçalves, ex-mulher de Chorão, foi em 2005 que o seu vício em drogas piorou por conta de brigas e afastamento dos demais integrantes da banda. 

No Acústico MTV Charlie Brown Jr., gravado em 2003, a canção fez parte do setlist e foi nos bastidores, durante a gravação dos extras do DVD, que Chorão falou sobre a música:

A música fala de um homem que tinha tudo para dar certo na vida, e se viciou em cocaína. Se viciou a ponto de perder tudo e ter que ir morar na rua, passando frio. 

Embora tivesse consciência dos malefícios da cocaína, Chorão não conseguiu se livrar do vício e o rock brasileiro acabou perdendo uma das maiores bandas da década de 2000. 

As melhores frases do Chorão

Bateu a maior saudade do Charlie Brown, né? Vamos aproveitar o melhor que a banda nos deixou. 

Vem conferir as melhores frases do Chorão!

frases chorão

Confira outros conteúdos: