Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Porque Ele Vive: conheça o significado do hino da Harpa Cristã

Analisando letras · Por Elaine Caroline

15 de Abril de 2021, às 12:00

Para os cristãos, Porque Ele Vive, hino número 545 da Harpa Cristã, é muito especial. Muitas canções deste hinário são extremamente importantes para os fiéis.

Harpa Cristã
Créditos: Divulgação

A versão original da canção, Because He Lives, é composição de Bill e Gloria Gaither e é inspirada na passagem bíblica de João 14:19.

O casal passava por um período um pouco complicado quando a música foi criada, e é por isso sua letra é uma aula de fé e entrega. O hino foi premiado como Canção Evangélica do Ano de 1974.

Vem conhecer um pouco mais sobre o significado de Porque Ele Vive!

Porque Ele Vive: significado da música

Para conhecer a história da música, é sempre legal entender o contexto: Bill Gaither fazia faculdade quando decidiu criar o Trio Bill Gaither, junto com seus dois irmãos, em 1956.

Eles se especializaram em interpretar canções tradicionais de uma forma mais despojada, diferente das versões originais. Em 1962, casou-se com Gloria e logo ela substituiu sua irmã no trio. 

The Bill Gaither Trio
The Bill Gaither Trio / Créditos: Divulgação

Gloria dava aulas na mesma escola que Bill, e eles foram parceiros no ensino e nas composições de hinos cristãos por anos. O casal tem inúmeras composições juntos, e uma das mais famosas é Porque Ele Vive. 

Em 1967, Bill parou de lecionar, pois não conseguia mais lidar com a carreira de professor e de compositor. Foi aí que o músico deu um grande passo: começou a dedicar-se exclusivamente à composição de músicas cristãs e à sua igreja.

Bill e Gloria Gaither
Bill e Gloria Gaither / Créditos: Divulgação

Nessa mesma época, Gloria estava grávida do terceiro filho do casal e Bill se recuperava de uma doença grave. Eles passavam por alguns problemas em sua igreja, além de guerras e crises políticas da década de 70.

Não era uma atmosfera muito favorável para trazer uma criança ao mundo — o que deixava o casal muito apreensivo. No mesmo período, para complicar mais ainda, o mercado musical também não estava tão frutífero.

Foi durante essas dificuldades que o casal começou a pensar na letra de Porque Ele Vive. Bill e Gloria usavam a fé e a confiança que tinham em Deus para tranquilizar seus corações.

Análise da música Porque Ele Vive

Separamos os trechos da canção e ilustramos o que acreditamos ser a representação de cada pedacinho dela. Vem com a gente!

Deus enviou seu Filho amado
Para morrer no meu lugar
Na cruz pagou por meus pecados
Mas o sepulcro vazio está
Porque Ele vive

Na doutrina Cristã, Jesus Cristo veio ao mundo para morrer crucificado no lugar dos pecados de todos nós. Após três dias, Ele ressuscitou, e isso traz um sentimento de esperança e fé. É por isso que o casal canta que Ele vive!

Porque ele vive
Eu posso crer no amanhã
Porque ele vive
Temor não há
Mas eu bem sei
Que o meu futuro
Está nas mãos do meu Jesus
Que vivo está

Podemos observar a entrega e a fé que o casal teve no momento da composição. Ao sabermos que eles temiam o que o mundo reservava para eles, o trecho posso crer no amanhã é, de fato, uma forma de entrega, fé e esperança.

Um dia eu vou cruzar os rios
Verei então, um céu de luz
Verei que lá, em plena glória
Vitorioso, vive e reina
O Meu Jesus

Nesse trecho, podemos perceber como eles estão tão tranquilos e entregues à fé em Deus, pois mostram, explicitamente, que não temem a morte.

Ao chegarem na glória e partirem deste mundo, verão que o Senhor é vitorioso, vive e reina. Realmente uma prova de fé e esperança, não é? 🧡

Conheça a história da Harpa Cristã

O Hinário da Harpa Cristã contém outros muitos hinos com histórias lindas como Porque Ele Vive.

Muitos compositores contribuíram para essa compilação de hinos que esbanjam esperança, amor, fé e acolhimento. Então venha conosco conhecer a história da Harpa Cristã!

Você também pode gostar: