Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O Mundo É Um Moinho: a história do sucesso de Cartola

Analisando letras · Por Érika Freire

23 de Outubro de 2020, às 19:00

O samba raiz tem nome: Cartola. Apontado como o maior sambista que o Brasil conheceu, ele nasceu no Rio de Janeiro em 1908. 

Angenor de Oliveira, o eterno Cartola, ficou conhecido por grandes sucessos, como As Rosas Não Falam, Preciso Me Encontrar e O Mundo É Um Moinho, canção com algumas teorias sobre o que de fato teria inspirado Cartola. 

Cartola
Créditos: Divulgação

Do tradicional samba da Mangueira para o Brasil, Cartola, assim como muitos sambistas do passado, não teve o reconhecimento merecido em vida, mas hoje todos sabem o valor de suas composições. 

O Mundo É Um Moinho foi escrita e gravada em 1976 e a sua sonoridade delicada se contrapõe à letra um tanto árdua, que parece dar uma lição, porém, de uma maneira muito poética. 

Vamos conhecer a seguir história da música O Mundo É Um Moinho

História da música O Mundo É Um Moinho

Existem algumas teorias a respeito da história por trás da música O Mundo É Um Moinho.

A que aparece com mais frequência é que Cartola teria escrito a música para sua filha de criação, Creuza Francisca dos Santos. Há quem diga que Cartola teria descoberto que Creuza estaria se prostituindo, porém, em nenhum momento a letra deixa isso claro.

Creuza e Cartola
Creuza e Cartola / Créditos: Divulgação

Inclusive, o que se sabe é que Creuza se tornou cantora e a letra, em forma de aviso sobre o que seria o mundo lá fora e o que esperar dele, teria sido uma forma de Cartola aconselhar a filha.

Na época ela era uma adolescente e estava começando a se descobrir e a se interessar por relacionamentos, o que é absolutamente normal no desenvolvimento de qualquer ser humano.

Outra teoria que aparece na história é que Cartola teria conhecido um rapaz que se apaixonou por uma menina e a teria levado para casa, porém, a garota foi embora tempos depois. 

Ao analisarmos a letra, observamos que Cartola se refere a uma mulher mais jovem, que ainda está começando a viver a vida e vai precisar lidar com as adversidades.

Sendo assim, a interpretação se torna subjetiva, com cada um podendo sentir e entender a canção a seu modo. 

A menina Creuza foi adotada por Cartola e sua esposa, Deolinda, quando tinha apenas 5 anos. Seus pais biológicos eram amigos do casal e, com a morte da mãe de Creuza, Cartola e Deolinda ficaram com ela.

Por influência do pai adotivo, Creuza começou a cantar muito jovem, aos 14 anos chegou a fazer apresentações na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Por conta dessa convivência entre pai e filha, O Mundo É Um Moinho mostra os anseios de um pai com o futuro e as escolhas de sua família

A música se tornou um dos maiores sucesso da carreira de Cartola e chegou a ser regravada por Cazuza, Ney Matogrosso e Beth Carvalho.

Análise de O Mundo É Um Moinho 

A grandeza poética da canção se mostra logo no título, através de uma metáfora em que Cartola anuncia o mundo com sendo um moinho, ou seja, um lugar em que é preciso ter atenção para não se deixar triturar pelas mazelas. 

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Na primeira estrofe, o personagem dialoga com alguém jovem, dizendo que ainda é muito cedo e que ela nem começou a aprender sobre o que é a vida. Sendo assim, não é tempo de decidir um rumo. 

Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Neste verso, ele usa o termo querida e então a gente fica sabendo que ele está se referindo a alguém do sexo oposto. 

Temos a impressão que a garota está decidida sobre algo, mas o personagem lamenta que a cada esquina um pouco dela é roubado e ela se perde.

Se continuar assim, não poderá mais se perceber e nem reconhecer o que é de verdade. 

Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó

Apesar do tom de aconselhamento, Cartola se refere à garota de forma muito carinhosa, agora chamando a atenção dela para que veja que o mundo não é um lugar fácil, e que logo os sonhos delas podem ser triturados. 

É como se ele quisesse alertá-la para que não se perca e veja tudo terminar como pó. 

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

O último verso, o pai Cartola agora fala sobre as desilusões amorosas, pois caso a menina não se atente, poderá viver cada amor de maneira rasa, obtendo apenas o lado sombra das relações.

Assim, logo ela se verá perdida, na beira do abismo que ela mesma, por falta de maturidade, cavou. 

Como podemos notar, O Mundo É Um Moinho é uma espécie de carta aberta de um pai desesperado para que a sua filha acorde antes que seja tarde e passe a fazer escolhas mais conscientes na vida.

Que tal saber mais sobre a história do samba? 

Da mistura de ritmos africanos com o swing baiano, surgiu o nosso patrimônio cultural, o samba, um dos gêneros mais envolventes e admirados no mundo todo. 

Mas o que hoje desfila com honras na avenida, no passado era marginalizado. Conheça melhor a história do samba!

História do samba