LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Listas musicais

15 músicas para meditar e aprender a acalmar a mente

Por Érika Freire

26 de Fevereiro de 2020, às 06:30


Tá difícil encarar o cotidiano conturbado? Será que não é hora de parar por alguns minutos e respirar fundo? A música é um dos meios mais eficientes para alterar o estado vibracional e sair um pouco do estresse.

A música também é uma excelente ferramenta para relaxar. Os sons produzem efeitos relaxantes, terapêuticos e que podem ser usados na chamada pré-meditação.

Existem músicas de diversos estilos para meditar, desde as instrumentais, com sons da natureza ou até mesmo músicas com vocal mais calminho que acabam nos auxiliando no controle de nossas emoções.

Está iniciando na prática de meditação e quer conhecer algumas músicas que podem ajudar? Vem com a gente ficar zen!

As 15 melhores músicas para meditar

A música serve como uma ferramenta para levar você ao estado meditativo. Sabe naqueles dias difíceis de muito estresse e pensamentos acelerados? Parece que a qualquer momento você vai se sufocar de tanta ansiedade. 

Muitas são as técnicas que ajudam a treinar a mente, e a música é mais uma entre tantas ferramentas. Se deseja ter mais atenção plena, foco e controle emocional, vem conferir nossa seleção de músicas para meditar:  

Tomorrow — Chasing Dreams

Deixe a música Tomorrow no topo da sua playlist, assim você pode recorrer a ela facilmente quando desejar equilibrar o seu organismo e ter maior consciência sobre si mesmo. 

Esta música instrumental é incrível e super relaxante, uma ótima pedida para mudar a sua vibração.

Stars — Brian Eno 

A música experimental do britânico Brian Eno é mais uma para você recorrer em sua pré-meditação. Isso porque, vale lembrar, a música tem como função mudar o seu estado mental e auxiliar nos dias em que estamos com maior dificuldade em nos concentrar.

Para nossa lista, escolhemos Stars.

Aerial Love — Daniel Johns

Aerial Love é um exemplo daquele tipo de música com voz calminha que conforta o coração da gente. Vale a pena ouvir o moço Daniel Johns em suas práticas de relaxamento e meditação. 

Para quem não está associando, Daniel Johns era o vocalista da banda australiana Silverchair. Aerial Love faz parte do trabalho solo do artista. 

May It Be — Enya

Não poderia faltar a incrível cantora e instrumentista Enya. Nascida na Irlanda, as músicas da artista são muito utilizadas em espaços holísticos que oferecem atividades como yoga, meditação, reiki, entre outras práticas energéticas.  

Confira a incrível May It Be:

Electra — Airstream

Outra música que vai ajudar você a meditar é Electra. Toda instrumental, a canção tem leveza e introduções de sons que acalmam. O grupo Airstream se dedica ao dance e à música eletrônica.

Aqueous Transmission — Incubus

O Incubus é uma banda de rock alternativo da Califórnia, porém, a canção Aqueous Transmission utiliza instrumentos como pipa, percussão e bateria tocada muito levemente. Tudo isso faz dessa uma excelente música para meditar.

Alive — Mitch Page

Vai ser fácil encontrar o equilíbrio com a instrumental Alive, de Mitch Page. Esse som irá produzir efeitos milagrosos, mudando completamente a sua frequência vibracional. É só sentar, respirar fundo e permitir a conexão com os sons. 

Immanuel — Tony Anderson

Controlar as emoções e aumentar a conexão consigo mesmo se torna mais fácil com a leve Immanuel, de Tony Anderson, um dos maiores artistas da chamada música ambiente.

Limit To Your Love — James Blake

Com letra que aborda os limites do amor, Limit To Your Love, de James Blake é ótima para entrar num clima de introspecção. Assim, você pode iniciar as suas práticas meditativas mais preparado.  

Iconography — Max Richter

Vale a pena conhecer o trabalho do compositor alemão Max Richter. Além da instrumental Iconography, o músico tem diversas outras músicas que podem ser utilizadas para meditar. 

We Can Fly — Café Del Mar

We Can Fly faz parte dos álbuns do bar Café Del Mar que reúnem músicas calminhas e instrumentais para tocar no fim de tarde. O bar fica localizado em Sant Antoni de Portmany, em Ibiza. Que tal aproveitar essa coleção de canções do Café Del Mar para aliviar a ansiedade?

Shallow Water — AK

Shallow Water, do AK é mais uma ótima pedida para você iniciar suas práticas meditativas. Sonzinho calminho, excelente para iniciar bem o dia, parando por alguns minutos e se conectar com a sua criatividade. Seu dia vai fluir melhor! 

Weightless — Marconi Union

Weightless, do trio inglês Marconi Union, ficou conhecida por ser a música com maior poder de relaxamento do mundo.

A confirmação desse status veio depois que um grupo de neurocientistas da Mindlab International conduziu um experimento e constatou que os participantes tiveram sua ansiedade reduzida em até 65%.

A explicação está nas batidas de Weightless, que começam com 60 por minuto e, gradativamente, vão reduzindo até 50.

Comptine D’un Autre Ete — Yann Tiersen

Comptine D`un Autre Ete faz parte de trilha sonora do filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, composta pelo músico multi-instrumentista Yann Tiersen.

Se deixe levar pelo som do piano e entre em estado relaxante bem rapidinho.

Peace Piece — Bill Evans

Outra música tocada ao piano e ótima para meditar é Peace Piece, do pianista americano Bill Evans.

Meditação: dedicação constante  

De acordo com especialistas, a meditação precisa ser feita em silêncio, porém, o ideal é se preparar antes para entrar em um estado mais calmo e de maior concentração. 

E, sem dúvida, a música é um dos caminhos mais eficientes para você treinar e aumentar a sua capacidade de atenção, reduzir os níveis de estresse e tornar-se mais consciente.

Procure também diminuir a luz e ficar em um ambiente onde não seja interrompido. Logo, você vai começar a notar em si mesmo os benefícios que a meditação vai proporcionar em seu dia a dia. 😉

Comece a meditar agora mesmo!

Para ajudar você a iniciar nessa prática tão benéfica, preparamos uma playlist para meditar, com diversas músicas instrumentais e artistas com sonoridade calminha.

É só acender um incenso, apertar o play e prestar atenção em sua respiração. 

Músicas para meditar