Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas gospel que são versões: conheça as melhores

Conheça músicas gospel que são versões de músicas internacionais!

Gospel · Por Rafaela Damasceno

21 de Março de 2024, às 12:00

Você sabia que as músicas gospel que são versões em português podem estar na sua playlist e você nem imaginava? 

Muitos cantores brasileiros acabam escrevendo adaptações da melodia e da letra de louvores estrangeiros, para que a mensagem alcance também o público nacional.

Isadora Pompeo no clipe de Bençãos que Não Tem Fim
Isadora Pompeo / Reprodução / YouTube

Muitos desses louvores são canções gospel internacionais muito conhecidas lá fora, que encontram admiradores no Brasil, pela voz dos nossos artistas. Por isso, vale a pena conhecer tanto o hino original quanto a sua versão brasileira. 

Há também casos em que os artistas evangélicos criam versões gospel para músicas seculares. É também uma oportunidade de trazer mais variedade de estilos e gêneros musicais para o meio cristão.

Saiba quais são as melhores músicas gospel que são versões de outras canções, com a nossa seleção a seguir. 

8 músicas gospel que são versões de outras canções

Desde a década de 90, muitos cantores e compositores evangélicos utilizam a melodia de músicas internacionais, algumas até do meio secular, para criar seus louvores. Sem falar nos artistas que criam versões em português para letras em inglês. 

Conheça agora as melhores músicas gospel que são versões de outras canções. 

I Can Only Imagine — MercyMe e Eu Só Posso Imaginar — Diante do Trono 

O MercyMe é uma banda de rock cristão americana, formada em 1994. Uma de suas canções mais famosas, I Can Only Imagine, foi fonte de inspiração para que outro grupo gospel criasse sua versão brasileira.

Estamos falando de Eu Só Posso Imaginar, do Diante do Trono. Nessa adaptação, uma das maiores bandas do gospel nacional manteve a mensagem central da letra e também a melodia. 

Mas é claro que a voz de Ana Paula Valadão dá um toque todo especial e cheio de emoção para este hino. 

Reckless Love — Bethel Music e Ousado Amor — Isaias Saad

O grupo de louvor e adoração Bethel Music tem uma linda canção, Reckless Love, que serviu de base para a composição de um dos maiores sucessos de Isaias Saad. 

O cantor gospel brasileiro manteve até mesmo o título, que foi traduzido para a língua portuguesa: Ousado Amor. Na letra, tanto o artista brasileiro quanto o grupo americano cantam sobre a expressão do amor divino, que recebemos incondicionalmente do Pai. 

Counting My Blessings — Seph Schlueter e Bênçãos Que Não Têm Fim — Isadora Pompeo

Hit dos vídeos nas redes sociais, como Instagram e TikTok, Counting My Blessings, de Seph Schlueter, emocionou tantos fiéis, que uma das nossas maiores artistas jovens do gospel resolveu fazer sua própria versão. 

Isadora Pompeo lançou Bênçãos Que Não Têm Fim e teve tanto sucesso quanto a música original. 

Foi uma oportunidade única para que os cristãos que não têm conhecimento da língua inglesa pudessem entrar em contato com o significado de Counting My Blessings. Um ministério iniciado por Seph Schlueter e perpetuado por Isadora Pompeo. 

A repercussão foi tão grande que ela está entre as músicas gospel mais tocadas de 2023

I Don’t Want To Talk About It — Rod Stewart e Dom Real — Melissa

As músicas seculares também podem ser fonte de inspiração para versões gospel em português. Foi o caso do louvor Dom Real, da cantora Melissa, lançado em 1995. Na letra, ela louva sobre o amor divino que recebemos do Senhor. 

Ela é uma adaptação de um dos maiores sucessos de Rod Stewart nos anos 70, I Don’t Want To Talk About It. Mas, diferentemente do hino evangélico, a canção internacional fala sobre um casal que está se separando. Bem diferente, não é mesmo? 

My Way — Frank Sinatra e Caminhada — Marco Aurélio

Um grande clássico da música norte-americana também virou um louvor na voz do cantor Marco Aurélio. Mesmo sem ouvir música secular com frequência, você já deve ter ouvido My Way, do Frank Sinatra, alguma vez na vida.

Marco Aurélio se inspirou na melodia de Sinatra e criou sua própria versão, Caminhada. Na letra, ele canta sobre o seu encontro com Jesus, depois de caminhar sozinho por muitos e muitos anos. 

Revelation Song — Phillips, Craig & Dean e Canção do Apocalipse — Ana Paula Valadão

O trio cristão Phillips, Craig & Dean lançou, em 2009, Revelation Song, e recebeu uma repercussão super positiva dos cristãos dos Estados Unidos. No Brasil, a mensagem desse hino ficou conhecida pela voz de Ana Paula Valadão.

A cantora lançou Canção do Apocalipse, uma versão que manteve o significado da letra. A grande diferença está na melodia, que é mais lenta e explora os vocais da cantora. 

A adaptação deu tão certo que muitas Igrejas brasileiras reproduzem a Canção do Apocalipse em cultos. Além disso, ela é considerada uma das melhores músicas gospel de todos os tempos

Healer — Hillsong Worship e Creio Que Tu És A Cura — Gabriela Rocha

O grupo Hillsong Worship é muito famoso no gospel internacional e também aqui no Brasil. Uma de suas faixas mais ouvidas é Healer, que fala sobre o poder de cura que Deus tem em nossas vidas. 

Gabriela Rocha manteve a mesma reflexão na sua versão brasileira, Creio Que Tu És a Cura. Esse foi o primeiro grande sucesso da cantora, depois de vencer o quadro de jovens talentos no Programa Raul Gil. 

Hoje, o hino é considerado um dos mais belos louvores do gospel nacional. Tanto que já foi regravado por diversos nomes, como Isaias Saad e Rodrigo Soeiro. 

I’ll Trust You, Lord — Donnie McClurkin e Pai, Eu Confiarei — Bruna Karla

Donnie McClurkin é um nome muito importante do gospel estadunidense. Suas apresentações são verdadeiras pregações em inglês. Uma de suas músicas, I’ll Trust You, Lord, foi inspiração para um clássico do gospel nacional. 

Estamos falando de Pai, Eu Confiarei, de Bruna Karla. A faixa foi lançada no disco Advogado Fiel, de 2009, e foi a responsável pelas mais de 300 mil cópias vendidas.

Relembre os melhores cantores do gospel internacional

As músicas gospel que são versões brasileiras de sucessos estrangeiros nos ajudam a compreender a dimensão da adoração, que atravessa fronteiras e invade o coração dos cristãos de qualquer lugar do mundo.

Pensando nisso, não deixe de conferir a nossa seleção com os melhores cantores do gospel internacional.

Cantores de gospel internacional