Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas de Nara Leão para curtir a musa da bossa nova

Listas musicais · Por Renata Arruda

8 de Julho de 2021, às 19:00

Integrante daqueles que são considerados como os maiores cantores da bossa nova, Nara Leão começou sua carreira como uma das principais musas do gênero. Ela estreou profissionalmente na comédia Pobre Menina Rica, em 1963.

Contudo, foi apenas com o espetáculo Opinião, apresentado depois do golpe militar e com fortes críticas à ditadura que a cantora consagrou-se. Com a fama, no entanto, Nara Leão foi se afastando da bossa nova e passou a cantar também samba de morro.

melhores músicas de Nara Leão
Créditos: Divulgação

A artista ainda aderiu ao movimento tropicalista, participando do disco-manifesto Tropicália ou Panis Et Circensis em 1968. Ao longo dos anos, porém, a cantora foi perdendo o interesse na carreira. Para relembrar sua trajetória, listamos as melhores músicas de Nara Leão.

Você vai saber mais sobre as seguintes canções:

  • João e Maria
  • Além do Horizonte
  • O Barquinho
  • Opinião
  • e muitas outras!

As melhores músicas de Nara Leão

Vem relembrar esses grandes clássicos com a gente!

João e Maria

Escrita por Chico Buarque, em cima de uma melodia de Sivuca, João e Maria foi gravada por Nara Leão no álbum Os Meus Amigos São Um Barato, em 1977, e fez um grande sucesso na trilha sonora da novela Dancin’ Days.

https://youtu.be/5tQdqepsLOs

Além Do Horizonte

Composta por Erasmo Carlos, Além Do Horizonte é um sambinha romântico good vibes que  fantasia sobre um lugar bonito bonito e tranquilo pra gente se amar. É para deixar o astral de qualquer um lá em cima!

O Barquinho

Uma das canções mais clássicas da bossa nova, O Barquinho é uma composição de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, com quem Nara Leão namorou. A música foi composta durante um passeio em Cabo Frio e foi gravada pela cantora em 1985. 

Conheça 7 histórias de amor do mundo da música para se apaixonar

Opinião

Opinião é uma canção que fez parte do espetáculo de mesmo nome, cuja estreia ocorreu em 1964. A música é uma das referências das chamadas canções de protesto e faz corajosas críticas à repressão do regime militar contra a liberdade de expressão. 

O Circo

Lançada em 1967, O Circo é uma composição de Sidney Miller. Trata-se uma cantiga de roda infantil e foi gravada no álbum Vento De Maio, em que Nara Leão gravou músicas de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, entre outros.

Diz Que Fui Por Aí

O samba Diz Que Fui Por Aí está presente no primeiro álbum de Nara Leão. Escrito por Zé Keti e Hortêncio Rocha, a música fala de um boêmio que sai por aí tocando sambas em seu violão para aplacar a saudade do seu amor.

Estrada do Sol

Com letra de Dolores Duran e música de Tom Jobim, Estrada do Sol é uma canção inteiramente acústica lançada no álbum duplo Dez Anos Depois, cuja primeira parte foi gravada por Nara enquanto morava em Paris.

Como Dois E Dois São Quatro

Como Dois E Dois São Quatro é um poema de Ferreira Gullar, musicado por Denoy Oliveira, que foi lançado pela cantora no álbum Manhã de Liberdade, de 1966. Na época, Nara Leão foi visionária, pois gravar poemas não era uma prática muito comum.

Letra ou poesia? Conheça 14 poemas que viraram música

Manhã de Carnaval

Manhã de Carnaval é uma canção que se tornou muito famosa depois de aparecer na trilha do filme Orfeu Negro, de 1959. Foi regravada por inúmeros artistas, incluindo Nara Leão, que integrou a música em seu álbum Garota de Ipanema, de 1986.

Quem é a Garota de Ipanema: a história do sucesso da Bossa Nova

Odeon

Odeon é um chorinho gravado por Nara Leão que virou hit depois de se tornar tema de abertura da novela A Sucessora, em 1978. Com música de Ernesto Nazareth, a música ganhou letra de Vinicius de Moraes em homenagem ao tradicional cinema Odeon, no RJ.

Maria Moita

Maria Moita é uma canção composta por Carlos Lyra e Vinicius de Moraes para o espetáculo Pobre Menina Rica. Gravada por Nara Leão, é considerada como a primeira canção feminista da bossa nova.

Faz Escuro Mas Eu Canto

Faz Escuro Mas Eu Canto foi lançada por Nara Leão no álbum Manhã de Liberdade, de 1966. A música faz referência ao poema do amazonense Thiago de Mello, Madrugada Camponesa, que fala sobre a dura vida das pessoas nos campos.

Com Açúcar, Com Afeto

Com Açúcar, Com Afeto é uma canção escrita por Chico Buarque por encomenda de Nara Leão. Segundo ele, a cantora queria uma música que falasse dessas ternuras de mulher. A música deu nome ao álbum homônimo, lançado em 1980.

A Banda

A Banda é uma canção que todo mundo conhece! Clássico de Chico Buarque, foi interpretada por Nara Leão no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1966, e consagrada como a grande campeã do júri.

Confira a análise da música A Banda, sucesso de Chico Buarque

Este Seu Olhar

Composta por Tom Jobim, Este Seu Olhar fala sobre uma pessoa apaixonada que fantasia ser correspondida por quem ama. Foi gravada por Nara Leão em 1971 no álbum duplo Dez Anos Depois.

Amo-te Muito

A romântica Amo-te Muito é uma modinha composta em 1910 por João Chaves, e considerada sua obra-prima. Foi gravada por Nara Leão para a coletânea de Música Popular do Centro-Oeste e Sudeste do extinto selo Discos Marcus Pereira.

Amor Nas Estrelas

Composição de Nilo Fausto e Roberto de Carvalho, Amor Nas Estrelas tem uma pegada mais pop do que as outras canções de Nara Leão citadas neste post — e poderia facilmente fazer parte do repertório de Rita Lee. Foi lançada no álbum Romance Popular, de 1981. 

Questão de Tempo

Singela, Questão de Tempo é uma música de Kleiton Ramil gravada por Nara Leão no álbum Nasci Para Bailar, de 1982. Otimista, a música fala sobre esperar o momento certo das coisas boas acontecerem.

Bossa nova para relaxar

Depois de curtir as melhores músicas da Nara Leão, nada melhor do que continuar ouvindo o melhor da música brasileira, não é mesmo? Então aproveita e vem ouvir as melhores músicas da Bossa Nova. É só dar o play e curtir!

músicas de bossa nova

Mais posts sobre bossa nova