LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Listas musicais

Top 10: as melhores músicas de Milton Nascimento

Por Érika Freire

3 de Abril de 2020, às 12:00


Uma das vozes mais conhecidas e respeitadas do mundo, Milton Nascimento é um ícone da música brasileira que inspira multidões com seus versos lindos e poéticos.

Milton Nascimento
Créditos: Divulgação

A música dele transformou a MPB na década de 70 e fez com que todo o Brasil direcionasse os olhos e os ouvidos para Minas Gerais

São muitas composições importantes da carreira de Milton e, por isso, não é fácil fazer uma seleção justa, mas a gente tenta, né? 😅

As melhores músicas de Milton Nascimento

Tentamos fazer uma seleção bem bacana para você curtir as canções mais especiais da carreira do grande e talentoso Milton Nascimento. Olha só o que vem por aí: 

  1. Travessia
  2. Maria Maria 
  3. Canção da América 
  4. Nada Será Como Antes
  5. Toda Forma de Amar
  6. E outras imperdíveis! 

Travessia

Travessia é uma das canções mais importantes da carreira de Milton Nascimento, vencedora do II Festival Internacional da Canção.

A música foi composta por Fernando Brant e Milton Nascimento e a sua originalidade elevou a música mineira para um novo patamar. 

Quando você foi embora
Fez-se noite em meu viver
Forte eu sou mas não tem jeito
Hoje eu tenho que chorar

Sabia que Milton já contou a história de como a canção foi composta? Vem ler a análise da música Travessia!

Maria Maria 

Parte do álbum Clube da Esquina 2, lançado em 1978, a música Maria Maria também foi composta em parceria com Fernando Brant e fala sobre a força e a fé da mulher.

A música também foi gravada na voz de Elis Regina e ganhou uma versão em espanhol, interpretada pela cantora Mercedes Sosa.

Em 2018, Maria Maria ganhou um videoclipe inédito que conta com a participação das atrizes Camila Pitanga e Zezé Motta. 

Canção da América 

Milton Nascimento compôs uma música para homenagear o seu amigo sul-africano Ricky Fataar. A canção se chamava Unencounter e, mais tarde, o compositor Fernando Brant fez a versão em português da música e assim surgiu Canção da América, presente no álbum Sentinela, lançado em 1980. 

Nada Será Como Antes

Música gravada em 1972 dentro do movimento Clube da Esquina, Nada Será Como Antes foi composta em parceria de Milton com Ronaldo Bastos e se tornou uma música de protesto contra a ditadura, praticamente um grito de esperança de que tempos melhores viriam. 

Que notícias me dão dos amigos?
Que notícias me dão de você?
Alvoroço em meu coração
Amanhã ou depois de amanhã
Resistindo na boca da noite um gosto de Sol

Coração de Estudante 

A canção Coração de Estudante fez tanto sucesso nas rádios no ano de 1983 que, na época, até o presidente mineiro Tancredo Neves declarou que ela era sua música preferida! Foi composta por Milton Nascimento e Wagner Tiso para o filme Jango, de Sílvio Tendler. 

Ela acabou se tornando um símbolo de luta pela democracia por conta das Diretas Já, sendo bravamente cantada por jovens durante as manifestações.

Caçador de Mim 

Caçador de Mim faz parte do álbum homônimo de Milton Nascimento, lançado em 1981, e foi composta por Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá.

A música foi inspirada no livro O Apanhador No Campo de Centeio, de J. D. Salinger, e fala sobre se encontrar e aceitar a sua própria personalidade. 

Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim

Amor de Índio 

Composição de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, a música Amor de Índio é de 1978 e faz parte do álbum A Barca Dos Amantes, o terceiro de Milton.

A letra tem trechos que falam sobre a beleza da natureza, mas também pode ser interpretada como uma bela composição de amor. 

E andar junto
O destino que se cumpriu
De sentir teu calor
E ser tudo

Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor 

Presente no álbum Pietá, de 2002, a música Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor foi composta por Lô Borges e Márcio Borges, os principais compositores do Clube da Esquina. 

A canção se tornou uma das principais do álbum e um dos maiores sucessos de Milton. A letra traduz a emoção de sentir o amor também nas coisas simples da vida, na natureza e na busca pelos sonhos

Paula e Bebeto

Um grande hino ao amor e todas as suas formas, a linda canção Paula e Bebeto foi escrita por Caetano Veloso, em 1975, inspirada na história de Paula e Bebeto, casal que Milton conheceu em Três Pontas no início dos anos 70. 

Diante do término da relação, Milton correu até a casa de Caetano e lhe contou a história aos prantos e assim surgiu a letra, como uma forma de protesto contra o fim de uma relação que, para Milton, era tão bonita e sincera. 

Paisagem Na Janela

Paisagem Na Janela foi mais um presente do Clube da Esquina, composta por Lô Borges e Fernando Brant.

A canção também foi regravada pelas cantoras Elba Ramalho e Vanessa Rangel e é uma ode à vida simples e tranquila, muito presente nas cidades do interior de Minas Gerais.

Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um voo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal

Moço tímido de coração mineiro 

Para Elis Regina, se Deus cantasse, seria com a voz de Milton. E alguém discorda dessa declaração? Ouvir Milton Nascimento é como fazer uma pausa no meio do dia atribulado para sentar e respirar

Elis Regina e Milton Nascimento
Elis Regina e Milton Nascimento / Créditos: Divulgação

Milton nasceu no Rio de Janeiro, mas todos os fãs sabem que o seu coração é mineiro. Foi muito cedo morar em Três Pontas, Minas Gerais, após ser adotado pelo casal Lília e Josino Campos. 

Desde os dois anos, na casa dos avós, mexia no piano. O seu primeiro instrumento foi uma sanfoninha de 2 baixos. Sua sensibilidade aguçada para compor e criar ritmos já estava ali, presente, e hoje a gente conhece o resultado de tudo.

Milton Nascimento
Créditos: Divulgação

Músicos renomados, como Björk, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil já regravaram obras de Milton Nascimento. 

Recentemente, Milton se reuniu com os parceiros do Clube da Esquina e com outros cantores para regravar vários sucessos dessa época tão marcante. O resultado você pode conferir no documentário Milton Nascimento e o Clube da Esquina, produzido pelo Canal Brasil.

Análise da música Coração de Estudante 

Que tal continuar nessa companhia que conforta o coração? Vem com a gente conferir e saber mais sobre o significado da música Coração de Estudante, de Milton Nascimento.

Análise da música Coração de Estudante