Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 11 melhores bandas de reggae nacional para conhecer

Indicações · Por Mateus Pereira Silveira

6 de Janeiro de 2021, às 12:00

Se tem um estilo musical que combina com o verão é o reggae. Transmitindo felicidade e boas vibrações, ele sempre é uma das trilhas sonoras que estão nas viagens para a praia. 

O estilo que nasceu na Jamaica nos anos 60 e tem Bob Marley como um de seus ícones, também é bem popular por aqui, seja pelo seu ritmo mais cadenciado e gostoso de ouvir, ou pelas letras que despertam sentimentos positivos. 

E para celebrar essa cultura incrível, nada melhor que apreciar os grandes nomes que espalham essa mensagem por aí. Confira agora com a gente as 11 melhores bandas do reggae nacional! 

As melhores bandas de reggae nacional

Confira as 11 melhores bandas e artistas do reggae nacional:

Natiruts 

Trazendo a identidade do reggae de raiz, o Natiruts foi formado em 1996 na cidade de Brasília com o nome inicial de Nativus. 

Um ano mais tarde, já com nova cara, lançou seu primeiro sucesso, o já clássico Presente de Um Beija-Flor

Com o crescimento do ritmo na década de 2000 e as turnês nacionais, o grupo passou a ser conhecido em todo o país e suas músicas sempre tiveram a cara do verão, assim como a vibe do reggae: paz, amor e energia positiva. 

Relembre as melhores frases de músicas do Natiruts

Cidade Negra 

Banda que já faz parte do imaginário popular quando o assunto é reggae, o Cidade Negra tem inspirações em outros gêneros como o soul, o funk e o rock. 

Contudo, não dá para negar que o grupo ganhou uma nova direção quando Toni Garrido chegou aos vocais em 1994. 

O cantor imprimiu um estilo mais pop e com a produção do terceiro álbum, Sobre Todas as Forças, o Cidade Negra alcançou o reconhecimento nacional. 

Tratando de amor e bons sentimentos, mas sem deixar de abordar questões sociais, a banda é dona de grandes sucessos que todos sabem de cor, como Girassol, Onde Você Mora? e Firmamento.   

Maneva 

A essência no Maneva já é explicada pela tradução do seu nome: veio de uma língua africana e seu significado é prazer.

A banda paulista bebe de influências do MPB, rock e rap para fazer sua reggae music. Em suas letras, o Maneva mostra o prazer de viver e aproveitar as coisas que trazem paz, sem deixar de denunciar desigualdades sociais, uma característica clássica do ritmo. 

Na estrada desde 2005, o grupo vem conquistando números expressivos nas plataformas digitais, muito graças ao engajamento com um novo público e a parceria com cantores já conhecidos no cenário nacional. 

Chimarruts 

Quem acompanhava as programações das rádios nos anos 2000 certamente escutou alguma das músicas do Chimarruts. Afinal de contas, sucessos como Saber Voar, Versos Simples e Do Lado De Cá tocavam no repeat.

Com aura solar e positiva, a banda gaúcha começou aos poucos a se tornar conhecida na região sul graças às participações no festival Planeta Atlântida.

Daí para os programas de televisão foi um pulo e o grupo passou a se apresentar por todos os cantos do país. Mesmo após a saída da vocalista Tati Portella em 2017, a banda continua com novos trabalhos e espalhando seu reggae por aí. 

Filosofia Reggae 

Formada unicamente por mulheres, o Filosofia Reggae é basicamente uma fênix, que apesar das dificuldades, soube se reinventar para cantar a sua vibe. 

O primeiro líder do grupo, Veto, foi assassinado antes do lançamento do primeiro CD e desde então a banda passou por modificações, com a saída e a chegada de integrantes até a composição atual, com o trio Dana David, Nina Roots e Dodô. 

A retomada veio pela música Sentimento Bom, que fez um barulho e colocou o nome do Filosofia na mídia novamente. 

Dazaranha 

Floripa tem belas praias e cenários inspiradores que super combinam com o ritmo jamaicano. Então, é claro que teríamos uma banda da capital catarinense na lista, e esse espaço é preenchido pelo Dazaranha, ou Daza para os fãs. 

O estilo do grupo pode ser definido como um reggae/rock e traz em suas composições um pouco mais do universo manezinho de ser, falando sobre a cultura local.

Outra diferença é o uso de violino, dando um tom mais orquestral para algumas faixas. 

Como todo artista, o Daza tem aquele hit inesquecível que estourou em todos os cantos e ele tem nome: Vagabundo Confesso, lançado em 1998. 

Maskavo

Um grupo de amigos que se uniu pela música, cada um com sua influência musical, formaram o Maskavo, banda que nasceu em Brasília e escolheu São Paulo como sua segunda casa. 

O nome do grupo veio de uma mistura de palavras: mascavo (o açúcar) com o ska, um dos ritmos que deu origem ao reggae. Como é comum dentro do gênero, a banda tirou muito de sua inspiração de Bob Marley & The Wailers, Gilberto Gil e do UB40. 

Com um tom divertido e bem praieiro, o Maskavo foca suas letras na união, na energia positiva e no amor, como na já clássica Um Anjo do Céu

Melim

Carismáticos e talentosos, o trio Melim, de Niterói, é uma das novas sensações da música nacional, trazendo um refresco para o ritmo e atraindo um grande número de seguidores. 

Composto pelos irmãos Rodrigo, Diogo e Gabi Melim, o grupo despontou após entrar no programa SuperStar e foi longe na competição.

Após esse pontapé inicial, eles começaram a divulgar seus singles pela internet, sendo que a música Meu Abrigo se tornou um dos hits do ano de 2017. 

Autêntico, o Melim flutua por outros ritmos como o pop e a MPB com a sua leveza e canções que não cansamos de ouvir sem parar. E olha que eles estão apenas no começo…

Planta e Raiz 

Com toda a sonoridade das raízes do reggae, o Planta e Raiz teve um dos maiores prazeres para um grupo do ritmo: tocar ao lado do The Wailers, banda que acompanhava Bob Marley, em uma das edições do Festival Internacional do Reggae. 

Naturais de São Paulo, a banda não se acomodou em suas décadas de estrada. Apesar de estarem consolidados, eles trouxeram músicas mais próximas do pop e do rap, se conectando com uma nova geração. 

Aliás, vale destacar o posicionamento social da banda, que recentemente lançou a música Hey, Racista, uma faixa enfática contra a discriminação racial. 

Onze:20

O Onze:20 é mais um daqueles grupos que pode ser identificado como uma mescla do pop/rock com o reggae.

A banda tem uma personalidade única, a começar pelo nome curioso. A proposta veio de escolher um horário parado para transmitir a ideia daquele instante, de uma fração de segundo. 

Donos de uma das músicas chicletes de 2014, o single Meu Lugar, o grupo mineiro já foi indicado ao Grammy Latino e chegou a fazer uma apresentação na premiação. 

Tribo de Jah 

Se a Jamaica é o berço do reggae, aqui no Brasil, o Maranhão leva o título de capital nacional do estilo. Isso porque o estado nordestino carrega muito da vibe caribenha e de lá saíram grandes artistas, como o grupo Tribo de Jah

A história da Tribo começou em uma escola de cegos, onde os músicos que vivem lá em regime de internato descobriram sua paixão pela música e desbravando timbres e acordes, começaram a fazer shows pelo interior do estado. 

Foi ali que o radialista Fauzi Beydoun, entusiasta do reggae, se integrou ao grupo, aumentando ainda mais o espaço da música no cenário maranhense.

Hoje, mais de 30 anos depois, a Tribo de Jah já fez shows em outros países e foi homenageada no Museu do Reggae do Maranhão. 

Frases de reggae

Gostou de conhecer as melhores bandas de reggae nacional?

Mais que canções, esse estilo nos traz uma nova forma de encarar nossos sentimentos e relações. Por isso, confira as melhores frases de reggae para refletir e compartilhar.

Frases de reggae