Listas musicais

Acústicos MTV internacionais: confira os 12 melhores

Por Érika Freire

24 de Dezembro de 2020, às 19:00


Clima mais intimista, palco decorado com flores, velas, balões, banco e violãozinho… Em 1989, a MTV deu início a uma série de muito sucesso e que impulsionou a carreira de algumas bandas: o MTV Unplugged.

Acústico MTV Internacional: MTV Unplugged Nirvana
Créditos: Divulgação

O MTV Unplugged era um convite para os músicos apresentarem suas canções em versões acústicas, longe da multidão dos palcos e do barulho dos amplificadores.  

A primeira série de apresentações reuniu nomes como Sinéad O’Connor, Poison, Aerosmith e Elton John. O formato inovador agradou os telespectadores da MTV e anos mais tarde a MTV Brasil também o adotou. 

Bora curtir um violãozinho e relembrar alguns dos melhores acústicos internacionais da MTV?

Melhores Acústicos MTV internacionais

A ideia inicial era o MTV Unplugged ser apenas uma atração na grade da emissora. Porém, com o sucesso, muitos artistas lançaram discos com a gravação. Tem Alanis Morissette, Nirvana, Bob Dylan e muito mais para você curtir.  

Oasis

No dia 23 de agosto de 1996 o Oasis tinha na agenda gravar o Acústico MTV. Mas ninguém imaginaria que o vocalista principal, Liam Gallagher, ficaria com a garganta inflamada justo naquele dia. 

Em qualquer banda “normal”, a apresentação teria sido cancelada, porém, estamos falando de Oasis e o irmão Noel Gallagher assumiu a responsa e mandou muito bem. 

Alanis Morissette

A cantora canadense Alanis Morissette gravou um dos melhores acústicos da MTV em 1999. 

No repertório, a cantora que havia estourado com o icônico Jagged Little Pill em 1995, incluiu canções como You Learn, que abriu a apresentação, No Pressure Over Capuccino, Ironic e You Oughta Know. 

Pearl Jam

O Pearl Jam ainda estava no início da carreira, tinham lançado em o primeiro álbum, Ten, quando gravaram o MTV Unplugged em 1992, no Kaufman Astoria Studios. Tanto que a apresentação do acústico contempla 6 das 11 faixas do disco.

De bônus, o Pearl Jam incluiu a sensacional State of Love and Trust, engrandecendo ainda mais o acústico.    

Eric Clapton

Um dos MTV Unplugged mais bem sucedidos de todos os tempos, o acústico do Eric Clapton foi gravado em 1992.

O cantor havia perdido no ano anterior o filho de forma trágica e, nove meses depois, compôs Tears In Heaven, que se tornou um dos maiores momentos do acústico.  

Outra música que Eric reinventou no acústico foi Layla. Com o disco, o cantor conquistou seis Grammys. 

Conheça a história completa da canção Tears In Heaven

Alicia Keys

Na década de 2000, os acústicos continuaram, porém tiveram uma queda na popularidade. Mas Alicia Keys fez uma apresentação digna gravada no Brooklyn Academy of Music, em 2005. 

A cantora iniciou cantando uma oração a capela, dando sequência com as músicas Karma, Heartburn, A Woman’s Worth, Unbreakable, entre outras.   

Aerosmith 

O Aerosmith foi uma das bandas que fez parte da primeira série de acústicos da MTV, que começou lá 1989. A banda gravou a apresentação no Ed Sulivan Theater em Nova Iorque, em agosto de 1990. 

Para o setlist, eles incluíram alguns clássicos do início da carreira, como Dream On, Last Child, Toys In The Attic, entre outros. 

Florence + The Machine

Outro acústico que merece destaque em nossa lista é o da banda inglesa Florence + The Machine. Gravado em dezembro de 2011 no Angel Orensanz Center, em Nova York, o unplugged contou com orquestra e coral. 

Foram 11 músicas apresentadas, entre elas os sucessos Dog Days Are Over, Shake It Out e Never Let Me Go

Paul McCartney

O ex-Beatle Paul McCartney gravou o seu acústico em 1991 e aproveitou para preparar um show mais intimista, dando prioridade para músicas menos óbvias. 

O músico havia retornado aos palcos em 1989 após passar uma década distante. O acústico foi perfeito para Paul fazer algo mais intimista, incluindo no repertório That Would Be Something, Be-Bop-A-Lula, Good Rockin’ Tonight, Blue Moon of Kentucky, e muito mais.  

Bob Dylan

Também teve espaço para a música folk de Bob Dylan no MTV Unplugged. Foram necessários dois dias de gravação: 14 e 15 de novembro de 1994. 

O show se tornou o 7º disco ao vivo da carreira de Dylan, conquistando a 23º posição da Billboard 200. No setlist, Knockin’ on Heaven’s Door, Like a Rolling Stone, Tombstone Blues, The Times They Are a-Changing, e muito mais. 

Kiss

O MTV Unplugged deu uma boa revigorada na carreira do Kiss, que andava em baixa naquela época. 

Os integrantes viram o convite para gravar a apresentação, em 1995, como uma boa oportunidade e fizeram bonito tocando grandes sucessos, como Rock and Roll All Night, Do You Love Me?, Nothin’ to Lose, Goin’ Blind, entre outras. 

Nirvana

O acústico do Nirvana é simplesmente um marco e foi gravado cinco meses antes de Kurt Cobain morrer, em abril de 1994. 

A banda aproveitou para ousar na apresentação e fez versões de alguns covers, como The Man Who Sold The World, do David Bowie, Jesus Wants Me for a Sunbeam, do Vaselines. Do repertório da banda, Come As You Are, Polly, Pennyroyal Tea, Dumb e All Apologies

Alice In Chains 

O Alice In Chains foi mais uma banda do chamado Movimento Grunge que fez bonito no Acústico MTV. A gravação aconteceu no Academy of Music, no Brooklyn, em 1995, abrindo o show com a incrível Nutshell

Apesar da visível fragilidade do vocalista Layne Staley, por conta do vício em heroína, a apresentação se tornou um grande momento na história da banda.     

Shows de rock para assistir online! 

Dá para curtir um bom show de rock no sofá? Dá sim, com essa seleção incrível de melhores shows de rock para você assistir em casa. Tem Metallica, Pearl Jam, Coldplay e muito mais! 

shows de rock online

Aproveite e leia também: