Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Mary On a Cross, do Ghost: entenda o hit polêmico

A banda Ghost viralizou no TikTok com o hit Mary On a Cross — mas será que você imagina o que a canção quer dizer?

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

13 de Setembro de 2022, às 12:00

O verdadeiro significado de Mary On a Cross, do Ghost (e suas muitas interpretações) colocaram a banda sueca de heavy metal no centro de uma grande polêmica.

A música, lançada em 2019, voltou recentemente à tona após viralizar no TikTok, alcançando mais de 220 milhões de visualizações, e acabou gerando dúvidas na cabeça de quem ainda não conhecia a canção.

Ghost
Créditos: Divulgação.

A faixa faz parte do single Seven Inches of Satanic Panic, que apresenta uma narrativa folclórica sob a perspectiva de diferentes personagens, é cheia de significados ocultos e ganhou uma nova versão após explodir nas redes sociais.

Mas, afinal, Mary On a Cross fala sobre o quê? 🤔 Vem conhecer o significado da canção!

Mary On a Cross: o significado da polêmica música de Ghost

Um dos maiores sucessos do Ghost, Mary On a Cross tem explicação tão complexa e permeada de duplo sentido que gerou até acusações de blasfêmia!

A faixa do grupo de hard rock e heavy metal foi relançada após viralizar no TikTok, ganhando uma versão um pouco mais lenta e com mais reverb: aposta que deu certo e levou a música aos charts do iTunes e do Spotify.

A canção é cantada sob o ponto de vista do personagem Papa Nihil, também conhecido como Papa Emeritus Zero, que é o patriarca de uma longeva linhagem papal, iniciada em 1969 em um universo paralelo.

Mas sua história não começa no significado da música Mary On a Cross, e sim em outra faixa do EP, Kiss the Go-Goat, que apresenta uma versão bem idosa do Papa Nihil.

Nessa faixa, o ancião reclama com a Irmã Imperator (que também é sua ex-amante e atual líder do clero imaginário do Ghost) a respeito de outro membro do clã, enquanto se mostra nostálgico sobre o tempo em que liderava a igreja.

Significado de Mary On a Cross: fama, drogas e rock ‘n roll

Na sequência, pulamos, de fato, para a explicação de Mary On a Cross: a canção se passa nos tempos em que Nihil era o líder supremo da igreja e apresenta uma espécie de prólogo do personagem, no qual expõe suas principais dores.

Para isso, o vocalista e compositor da banda de rock formada na Suécia, Tobias Forge, apostou em expressões de duplo sentido que podem gerar diferentes interpretações.

We were speeding together

Estávamos acelerando juntos

Down the dark avenues

Pelas avenidas escuras

A expressão speeding together, por exemplo, pode se referir a acelerar em uma avenida ou ser uma referência direta ao abuso de substâncias ilícitas.

But besides all the stardom

E apesar de toda a fama

All we got was blues

Tudo o que tínhamos era tristeza

O assunto volta à tona no trecho all we got was blues, que pode estar se referindo a uma grande sensação de vazio após festas luxuosas ou à tristeza que algumas pessoas sentem depois de consumir álcool ou drogas, o famoso booze blues.

But through all the sorrow

Mas através de toda a dor

We’ve been riding high

Estávamos no alto

A passagem acima confirma a teoria em torno das drogas: a frase riding high também tem dois significados possíveis e pode fazer menção à sensação de estar no topo do mundo, ou simplesmente de estar high, ou “chapado”.

Assim, pode-se constatar que, logo na primeira estrofe, a música reconhece o sucesso e a fama alcançados pelo Papa Nihil (ou seria pela própria banda Ghost?), mas também aponta que o personagem pagou todas as suas dívidas no processo.

A libertação das inibições

A próxima etapa do significado de Mary On a Cross é quase um atestado de libertação de inibições que marcou o auge da vida de Papa Nihil.

We were scanning the cities

Estávamos examinando as cidades

Rocking to pay their dues

Tocando para pagar dívidas

But besides all the glamour

Mas além de todo o glamour

All we got was bruised

Tudo o que conseguimos foi vandalizado

O personagem percebeu que sua posição atual não valia mais a pena. Em vez de jogar pelas regras, ele adota ativamente essa posição de liberdade, afastando o fantasma da tristeza.

Nesse novo movimento, Papa Nihil reconhece, entretanto, que nunca vai conseguir se libertar de seu maior tormento: o amor que sente pela Irmã Imperator, sua então amante.

And the truth of the matter is

E a verdade é que

I never let you go

Eu nunca deixo você ir

Acusações de blasfêmia e duplo sentido por trás do refrão

É no refrão, porém, que o significado de Mary On a Cross ganha contornos ainda mais dramáticos e complexos, sobretudo por possibilitar ao menos duas interpretações completamente distintas, firmando a faixa entre os novos clássicos do rock pesado.

You go down just like Holy Mary

Você desce como Santa Maria

Mary on a, Mary on a cross

Maria em, Maria em uma cruz

A expressão you go down pode tanto estar falando sobre descer à terra (sob uma perspectiva de santidade) quanto sobre fazer sexo oral em alguém, mostrando todo o potencial de profanidade da letra.

O trecho foi duramente criticado por religiosos e organizações ligadas à Igreja Católica, uma vez que coloca Santa Maria em um contexto explicitamente sexual, algo impensável sob o ponto de vista cristão que a interpreta em posição de Virgem Santíssima.

Not just another bloody Mary

Não apenas outra Maria ensanguentada

Mary on a, Mary on a cross

Maria em, Maria em uma cruz

E a banda Ghost vai ainda mais além, conectando o nome da santa a drogas: a pronúncia da expressão Mary on a é parecida com “marijuana”, que significa maconha, enquanto bloody Mary é um famoso drink alcoólico à base de suco de tomate.

If you choose to run away with me

Se você escolher fugir comigo

I will tickle you internally

Vou te fazer cócegas internamente

And I see nothing wrong with that

E não vejo nada de errado nisso

O último trecho volta a alimentar as acusações de blasfêmia, evocando Santa Maria em insinuações sexuais e garantindo não haver nada de errado em “fazer cócegas internamente” em Maria.

Flerte com a anarquia na tradução da música Mary On a Cross

O verso seguinte ao refrão volta a criticar abertamente a política celibatária católica:

We were searching for reasons

Estávamos procurando por motivos

To play by the rules

Para seguir as regras

But we quickly found out

Mas descobrimos rapidamente

It was just for fools

Que regras são para os idiotas

O personagem desabafa sobre a luta para ignorar os sentimentos pecaminosos e logo se liberta desse remorso, afinal, “regras são para os idiotas”.

Sexo ou drogas: qual o verdadeiro significado de Mary On a Cross?

Com tanto duplo sentido em toda a letra de Mary On a Cross, a explicação pode ser bem diferente, a depender do referencial de quem escuta a canção.

A faixa pode falar sobre maconha (ou Mary on a, “marijuana”), mostrando como os integrantes do Ghost conseguiram aplacar seus problemas e ansiedades por meio da ingestão dessa substância.

Ou, então, é uma crítica direta à Igreja Católica e à concepção de santidade, colocando a santa mais idolatrada do cristianismo em uma posição de profanidade e sexualidade.

Conheça as melhores bandas de heavy metal da história

O significado de Mary On a Cross, do Ghost, é um prato cheio para a interpretação. A música tem um conceito bem-definido e uma narrativa com começo, meio e fim.

Essa abordagem é muito comum entre bandas de heavy metal, famosas pelas canções conceituais e repletas de ambiguidade.

Por essas e outras, nada melhor que conhecer as melhores bandas de heavy metal de todos os tempos e mergulhar em obras de grandes nomes da música, incluindo Black Sabbath, Iron Maiden e outros!

As melhores bandas de heavy metal