Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Descubra o significado da música Life On Mars?, de David Bowie

Analisando letras · Por Érika Freire

25 de Março de 2021, às 12:00

O visionário David Bowie tinha uma relação com o espaço e escreveu sobre o tema em algumas de suas canções. Uma delas é Life On Mars?, música de 1973 presente no álbum Hunky Dory

David Bowie
Créditos: Divulgação

Diante das loucuras do mundo na época, as divagações do artista camaleão fizeram com que ele se perguntasse se estaria vivendo em Marte, diante de tanta esquisitice vivenciada naquele tempo.

Vamos matar a curiosidade e saber sobre o significado da música Life On Mars?

Significado da música Life On Mars?

A música Life On Mars? mostra toda a genialidade e liberdade criativa de um dos maiores artistas do mundo. David Bowie lançou a canção em 1973 dentro do álbum Hunky Dory e chegou a comentar que a letra fala de uma garota que reage sobre os acontecimentos midiáticos daquela época.

Hunky Dory
Álbum Hunky Dory / Créditos: Divulgação

Ela se mostra bastante decepcionada com a vida e imagina que há um lugar em que as coisas podem ser muito melhores. O que a intriga ainda mais é que, sabendo da existência desse lugar, ela se sente desapontada por não ter acesso a ele. 

No primeiro verso, é como se Bowie estivesse como espectador da vida da garota e faz comentários sobre a situação terrível em que ela se encontra, com seu cabelo sem graça e com a mãe gritando sem motivo.

Para atenuar um pouco o seu estado mental, ela vai ao cinema, mas nem isso dá certo, já que o filme é chato e ela não consegue se entreter. Tudo se torna ainda mais triste pelo fato da repetição que está a vida da jovem

Now she walks through her sunken dream (Então ela caminha por seu sonho profundo)
To the seats with the clearest view (Até as cadeiras com a melhor vista)
And she’s hooked to the silver screen (E ela fica vidrada na tela do cinema)
But the film is sadd’ning bore (Mas o filme é tristemente chato)
For she’s lived it ten times or more (Pois ela já viveu aquilo dez vezes ou mais)

Na segunda estrofe, parece que a menina não está mais no cinema e agora analisa as notícias que passam na televisão da sala de casa. Tudo parece bizarro, cenas de violência, pessoas apanhando injustamente e esse caos sendo transmitido por um programa com muita audiência. 

Em suas divagações e diante de absurdos do mundo real, uma pergunta surge em sua mente: será que existe vida em Marte?

Quem nunca se perguntou algo totalmente aleatório durante um dia comum, não é mesmo? Somos sempre invadidos por fluxos de consciência constantes, mesmo quando estamos trabalhando ou fazendo uma tarefa em casa. 

Take a look at the lawman (Olhe aquele homem da lei)
Beating up the wrong guy (Espancando o cara errado)
Oh man! (Caramba!)
Wonder if he’ll ever know (Será que algum dia ele vai saber)
He’s in the best selling show (Que está no programa de maior sucesso)
Is there life on Mars? (Existe vida em Marte?)

É muito comum que pensamentos complexos surjam de repente e Life On Mars? flerta com eles sem necessidade de explicação. É como se Bowie tivesse feito um exercício de escrita livre e colocado no papel as cenas que vieram em sua cabeça. 

E se a gente morasse em Marte em busca do sonho de ter uma vida melhor e fugir de uma sociedade tão doentia? Daria certo? Life On Mars? não deixa de ser também um diálogo interno do cantor que se expressou através da figura da menina, personagem maior da música.

Em seguida, chegamos a parte em que a música toma uma posição mais crítica ao abordar o cenário político dos Estados Unidos e da Inglaterra, a ilusão de Mickey Mouse e John Lennon em evidência novamente após o fim dos Beatles. 

O cantor sugere que o patriotismo britânico estaria fora para ele, sua mãe e seu cachorro, como se todos estivessem inertes, sem entusiasmo. 

Rule Britannia is out of bounds (O Rule Britannia está fora de alcance)
To my mother, my dog, and clowns (Para minha mãe, para o meu cachorro, para os palhaços)

De quebra, Bowie faz uma autocrítica sobre seu processo de reescrever e pede apenas para que o receptor preste atenção, afinal, dá muito trabalho colocar vida em uma obra, não é mesmo? 

A rede britânica BBC Radio resumiu muito bem o que Life On Mars? significa: uma das letras mais estranhas com diversas imagens surreais como se fossem quadros do pintor Salvador Dalí.

E aí, concorda? Vamos nos permitir abrir espaços para ouvir e apreciar o mundo imaginário do eterno David Bowie. 

Curiosidades sobre a composição

Você sabia que Life On Mars? tem uma relação curiosa com Frank Sinatra? É que em 1969, a música My Way, escrita por Paul Anka, ficou famosa na voz do cantor

Um ano antes, Bowie escreveu Even a Fool Learns To Love utilizando como base a música francesa Comme d’Habitude, de 1967, composta por Claude François e Jacques Revaux. Acontece que o compositor e cantor canadense Paul Anka havia comprado os direitos da música original e reescreveu como My Way.

David Bowie
Créditos: Divulgação

Mesmo sem nunca ter sido lançada, Bowie não podia usar e acabou parodiando a versão de Frank Sinatra em Life On Mars?.  

Bowie comentou que escreveu a música enquanto dedilhava no piano e conseguiu finalizar a letra em uma tarde. Depois, o pianista Rick Wakeman deixou a sonoridade mais bonita e o guitarrista Mick Ronson contribuiu com o trabalho de acordes.   

Seriado 

30 anos depois do lançamento de Life On Mars?, a BBC One produziu uma série inspirada na música de David Bowie, colocando novamente a canção nas paradas de sucesso.

O seriado homônimo conta a história de um detetive que após um acidente de carro, sai dos anos 2006 e acorda na década de 70. 

Conheça a história da música Heroes

Olha só, ainda não acabou! Tem mais David Bowie pra você com essa análise sobre a música Heroes, inspirada numa história pra lá de interessante.

História Heroes