Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Eu vou tomar um tacacá, da Joelma: tudo sobre Voando Pro Pará

Você sabe o que é tacacá? Conheça todos os detalhes sobre a canção de Joelma que ganhou as redes sociais com suas referências ao Pará.

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

14 de Novembro de 2023, às 16:57

Quem diria que uma música de 2015 ganharia a internet em 2023. Se você está cansado de ouvir eu vou tomar um tacacá, da Joelma, já sabe do que estamos falando. Voando Pro Pará conquistou as redes nos últimos meses, e agora você vai saber tudo sobre esse grande hit.

O sucesso veio tarde, mas veio com tudo! Tanto que até o Christian Chávez, do RBD, cantou e dançou um trechinho da canção em um dos shows do grupo, no Rio de Janeiro.

Mas, antes disso, os usuários do TikTok já haviam recuperado Voando Pro Pará, em paródias e montagens com a trilha sonora da música.

Se você já se deparou com alguns versos de Voando Pro Pará pelas redes e ainda não sabe nada sobre o grande hit da Joelma, chegou a hora de saber tudo sobre o tal eu vou tomar um tacacá, da Joelma. Vamos lá?

Voando pro Pará: descubra a história do hit ‘eu vou tomar um tacacá’, de Joelma

Voando Pro Pará foi composta por Chrystian Ima, Isac Maraial e Valter Serraria, e foi gravada em 2015. Ela foi lançada oficialmente em 2016, no disco Joelma, o primeiro álbum solo da cantora.

Na letra, são destacadas as belezas do Pará, estado natal de Joelma. A ideia é retratar o olhar de uma paraense que retorna à sua cidade e quer relembrar tudo o que há de bom em sua terra.

A canção também foi uma comemoração ao aniversário de Belém, que iria completar 400 anos no dia 12 de janeiro de 2016.

Na época, Voando Pro Pará fez sucesso entre os fãs da cantora, mas não chegou a bombar. Hoje, a canção está entre as mais ouvidas do Spotify e do Youtube, com mais de 26 milhões de visualizações na plataforma de vídeos.

Mas afinal, o que é um tacacá?

A primeira estrofe de Voando Pro Pará já traz um prato típico do estado, que viralizou nas redes junto com a música. Até a própria Joelma já fez um vídeo explicando e mostrando imagens do verdadeiro tacacá.

Para quem não sabe e nunca teve a oportunidade de experimentar, o tacacá é um caldo indígena, preparado à base de tucupi, que é um sumo extraído da raiz da mandioca brava quando ela é descascada.

O tucupi é colocado sobre goma de mandioca, camarão seco e jambu, uma erva que também é bastante encontrada no Pará e em outros estados da região Norte do Brasil.

Eu vou tomar um tacacá

Dançar, curtir, ficar de boa

Pois quando chego no Pará

Me sinto bem o tempo voa

O que é um tacacá
Tacacá. Créditos: Divulgação

Outros elementos da cultura paraense na música

Outra referência da cultura paraense que aparece em Voando Pro Pará é o Mercado Ver-o-Peso, localizado em Belém. Ele é considerado um dos mercados públicos mais antigos do nosso país e foi eleito uma das Sete Maravilhas do Brasil.

E é pra lá que a Joelma vai, assim que chega voando pro Pará…

Chegou o mês de férias

Vou voando pro Pará

Vou direto ao Ver-o-Peso

Apurar meu paladar

Além do tacacá, outra delícia gastronômica que aparece na música é a pupunha, que costuma ser consumida com um cafezinho. Ela é o fruto da árvore pupunheira, que também dá origem ao palmito pupunha.

O que é pupunha
Pupunha. Créditos: Fernando Sette/Reprodução

Da balada ao futebol paraense

Ao longo da letra de Voando Pro Pará, mais referências do estado são encontradas. A Estação das Docas é um complexo turístico e cultural bastante popular em Belém.

O Re-Pa é a clássica disputa entre os times de futebol mais importantes do Pará: Clube do Remo e Paysandu Sport Club.

Marçal das Garças é o parque zoobotânico de Belém, que representa uma síntese do ambiente amazônico, bem no meio da capital do estado.

O Forte do Presépio é o berço da cidade, ponto de partida para a construção da colônia portuguesa naquela região. E o Point do Açaí nos lembra de outra iguaria culinária paraense, consumida doce ou salgada.

O sucesso de ‘eu vou tomar um tacacá’, da Joelma, nas redes

Voando Pro Pará se tornou viral no TikTok, e muitos usuários aproveitam o trecho eu vou tomar um tacacá, da Joelma, pra criar vídeos engraçados, assustando amigos e familiares ou as pessoas que estão assistindo ao conteúdo.

Uma das adaptações mais emblemáticas que viralizou no TikTok foi de uma usuária que adaptou uma das cenas de Meninas Malvadas para os versos da música. A nova versão transformou uma das falas de Cady Heron e ela ficou assim:

Eu estava obcecada. Passava 80% do meu tempo falando [eu vou tomar um tacacá] e nos 20% restantes eu torcia para que alguém falasse [dançar, curtir, ficar de boa].

@joelmaareal Quem mais tá assim? Kkkkk 😂 #tacaca #tacacajoelma #joelma ♬ som original – Joelma

Uma versão também foi criada por inteligência artificial, com os vocais do MC Poze do Rodo. Deu tão certo que o próprio cantor já fez uma apresentação dela ao vivo, no Mato Grosso do Sul.

Outros artistas, como Ana Castela, Whindersson Nunes e Wesley Safadão entraram na onda e postaram vídeos ao som de eu vou tomar um tacacá, da Joelma.

A apresentação de Joelma no Prêmio Multishow

Aproveitando o sucesso “atrasado” de Voando Pro Pará, a ex-vocalista da banda Calypso  apresentou esse hit no Prêmio Multishow de 2023. Dá uma olhada na apresentação:

Enquanto dançava e cantava ao som de eu vou tomar um tacacá, Joelma animou a plateia e ficou empolgada ao ver todo mundo cantando junto.

É a prova de que o sucesso, quando é pra acontecer, acontece, mesmo depois de muitos anos do lançamento. E você, já ouviu e dançou a sua Voando Pro Pará hoje? Ficou com vontade de conhecer as belezas do Pará? Conta pra gente nos comentários!

Conheça os principais cantores paraenses

Agora que você já sabe todas as curiosidades e a história de eu vou tomar um tacacá, da Joelma, chegou a hora de conhecer e enaltecer outros grandes artistas que saíram do Pará e ganharam o Brasil.

Confira a nossa seleção com os 10 melhores cantores paraenses de todos os tempos!

Cantores paraenses