Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor

Analisando letras · Por Camila Fernandes

8 de Outubro de 2020, às 12:00

O Clube da Esquina foi uma das maiores contribuições de Minas Gerais para a música brasileira. Em um momento em que tudo acontecia no Rio de Janeiro, o grupo chamou a atenção do Brasil inteiro para a capital mineira. 

Os principais responsáveis pelo grupo de amigos que se reuniam pra cantar numa esquina do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, eram Milton Nascimento e os irmãos Lô e Márcio Borges

Clube da Esquina
Créditos: Divulgação

Com anos de parceria e amizade, são também esses três os responsáveis pelo sucesso da música Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, de 2002.

Composta pelos irmãos Borges, ela ficou famosa na voz de Milton Nascimento como principal canção do álbum Pietá, entrando para a longa lista de sucessos do cantor e marcando sua passagem para o século XXI.

Vem com a gente conferir a análise de Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor!

Análise da letra de Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor

A música fala sobre como se pode amar por meio de gestos e ações pequenas.

Nas palavras de Paulinho Moska, que regravou a música em 2015, a música representa a ideia de que o amor não se define — ela usa várias coisas pra no fim ainda dizer: e quem sabe se isso quer dizer amor? Lindo, né?

Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor é uma daquelas letras que trabalha mais com o sentimento e com a interpretação do que com conceitos e referências redondinhas. Por isso, você vai notar que alguns trechos podem ser entendidos de mais de uma forma. 😉

Cheguei a tempo de te ver acordar
Eu vim correndo à frente do Sol
Abri a porta e antes de entrar
Revi a vida inteira

Na primeira estrofe, a letra de Márcio Borges faz referência à ansiedade do reencontro. A pessoa tem tanta pressa pra reencontrar a outra que chega antes do Sol, ou seja, antes do amanhecer. 

Sabe aquela sensação de ansiedade que a gente tem quando quer muito uma coisa e percebe que ela está prestes a acontecer? Pois é, é esse o sentimento de rever a vida inteira antes mesmo de passar pela porta.

Pensei em tudo que é possível falar
Que sirva apenas para nós dois
Sinais de bem, desejos de cais
Pequenos fragmentos de luz

Tudo indica que o personagem está indo até a amada ou amado para se declarar, e é em torno dessa declaração que gira a letra da música. Afinal, como demonstrar o amor de forma verdadeira? 

Além disso, a estrofe fala sobre os desejos de cais, o que pode ser interpretado como a vontade de ter um porto seguro, estabelecer uma relação sólida e duradoura.

Falar da cor dos temporais
Do céu azul, das flores de abril
Pensar além do bem e do mal

O que ele faz, então, é pensar em coisas que só os dois poderiam dizer, aquilo que faz com que sejam únicos — e é aí que vem a descrição das coisas simples onde se pode ver o amor. 

O mundo lá sempre a rodar
E em cima dele tudo vale
Quem sabe isso quer dizer amor
Estrada de fazer o sonho acontecer

Das conversas simples, sobre o clima e o céu, até as reflexões filosóficas sobre o bem e o mal — tudo isso faz parte da relação, e quem sabe isso quer dizer amor?

No fim do refrão aparece outra frase marcante da música: o amor seria então uma estrada de fazer o sonho acontecer.

Em outras palavras, a letra nos apresenta o amor não como um ponto de chegada, mas como um caminho, uma jornada, durante a qual o sonho acontece.

Pensei no tempo e era tempo demais
Você olhou sorrindo pra mim
Me acenou um beijo de paz
Virou minha cabeça

Podemos entender o tempo, na primeira linha da estrofe, como uma referência à duração da relação ou aos momentos já vividos. Seguindo a linha narrativa da letra, esse seria o momento do encontro. 

Depois de chegar e passar pela porta, o personagem finalmente vê a pessoa tão esperada, que o recebe com um sorriso e um beijo de paz, ou seja, um beijo que transmite a tranquilidade de um amor seguro. 

Eu simplesmente não consigo parar
Lá fora o dia já clareou
Mas se você quiser transformar
O ribeirão em braço de mar

Dizem que no começo todo amor é lindo, mas que o mais difícil mesmo é fazer com que ele seja duradouro. É disso que a penúltima estrofe da letra vem falar. 

Vamos entender melhor: um ribeirão é um curso d’água menor que um rio, mas ainda com um grande volume de água. Ele é geralmente longo e percorre um caminho até desaguar no mar ou em um rio.

Já o braço de mar é um canal limitado, que fica “preso” entre duas ilhas, ou entre uma ilha e o continente. 

Canal da Mancha, o maior braço de mar do mundo
Canal da Mancha, o maior braço de mar do mundo / Créditos: Divulgação

Podemos entender, portanto, que ao falar sobre transformar o ribeirão em braço de mar, a música se refere a buscar algo mais contido, não necessariamente menor ou maior, mas preso entre duas partes

Você vai ter que encontrar
Aonde nasce a fonte do ser
E perceber meu coração
Bater mais forte só por você

Você com certeza já ouviu dizer que uma vírgula no português pode mudar completamente o sentido de uma frase. Aqui temos um desses casos, mas com uma preposição.

Ao invés de onde, que quer dizer em que lugar, o compositor usou a palavra aonde, que significa para ou em direção a algum lugar.

Novamente, a música vai falar do amor como algo em movimento, uma direção a seguir, e não um lugar exato. 

O mundo lá sempre a rodar
E em cima dele tudo vale
Quem sabe isso quer dizer amor
Estrada de fazer o sonho acontecer

Os irmãos Borges e Milton Nascimento

Márcio e Lô Borges são mineiros, nascidos em Belo Horizonte. Os dois irmãos cresceram em uma família extremamente musical, tanto por parte dos pais quanto dos outros irmãos.

Quando Márcio era adolescente e Lô ainda era criança, a família se mudou para o Edifício Levy, no Centro de Belo Horizonte.

Lô borges e Milton Nascimento
Lô borges e Milton Nascimento / Créditos: Divulgação

Foi lá que Lô, Márcio, e o irmão mais velho, Marilton Borges, conheceram Milton Nascimento. Dos encontros casuais na esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, nasceu o Clube da Esquina, ao qual outros artistas mineiros se juntaram depois. 

Do grupo nasceram várias canções que entraram para os maiores sucessos da MPB. Hoje o local abriga o Museu Clube da Esquina, que é administrado por Márcio Borges.

Saiba mais sobre o Clube da Esquina

Ficou curioso pra saber mais sobre o grupo? Vem conhecer tudo sobre a história do Clube da Esquina!

História do Clube da Esquina

Outros posts que você vai curtir: