Analisando letras

Confira a análise da música Dias Melhores, Jota Quest

Por Érika Freire

7 de Dezembro de 2021, às 12:00


Com quase 30 anos de carreira, o Jota Quest acumula hits. Um deles é Dias Melhores, música que se tornou um dos maiores sucessos da banda mineira. 

Jota Quest
Créditos: Divulgação

Muito oportuna para a gente refletir nos momentos atuais, tão difíceis, Dias Melhores traz uma mensagem de otimismo para os dias futuros, porém, tem por trás uma reflexão interessante que vale a pena a gente fazer.

Composta pelo vocalista Rogério Flausino, a canção faz parte do álbum Oxigênio. Quer saber mais? Vem com a gente conferir a análise da música Dias Melhores, do Jota Quest.

Análise da música Dias Melhores, do Jota Quest

Uma análise da música Dias Melhores atualmente é bastante oportuna, porque a canção acabou se transformando e ganhou mais sentido com o passar do tempo.

Ainda mais nos dias atuais, em que as pessoas estão precisando ter mais resiliência, a letra de Dias Melhores é como um respiro. Vamos conferir a análise dos versos: 

Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!

Dias Melhores fala sobre esperança, sobre a inquietude que nós, seres humanos, temos diante da incerteza do futuro. 

Como se o agora nunca estivesse bom o suficiente, nos fazendo acreditar e esperar que lá na frente as coisas vão finalmente melhorar, e poderemos aproveitar os dias felizes. 

O que mais desejamos é ter paz e tranquilidade para enfim desfrutar, e não deixar que os dias se passem em vão.

Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores (melhores, melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!

No segundo verso, o compositor aborda a que se refere essa espera. Aos seus olhos, estamos insatisfeitos com tudo, na vida amorosa, não sabemos lidar com as provas que a vida nos coloca para evoluir… Por isso, desejamos um dia sermos melhores em tudo, já que hoje nada nos agrada. 

Pode até parecer um exagero, mas ele ilustrou muito bem o que ocorre com a nossa mente ansiosa e altamente crítica. 

É, de fato, difícil para nós enxergarmos as coisas boas que acontecem no agora. Estamos mais preocupados com o futuro que nem sequer sabemos se irá existir. 

Vivemos esperando
O dia em que seremos
Para sempre
Vivemos esperando
Oh! Oh! Oh!

E é uma espera tão cansativa porque o tempo vai passando, o calendário muda e esse futuro promissor parece não chegar nunca. Então, a reflexão que a música propõe é quando, finalmente, a gente vai parar de esperar o momento certo?

Não é fácil, mas devemos treinar a mente para vivermos melhor agora, e não ficar adiando a nossa tão sonhada felicidade. 

Dias melhores pra sempre
Dias melhores pra sempre (pra sempre!)

O refrão é como se fosse um pedido, uma súplica para que os bons dias sejam eternos, pra sempre. 

Curiosidades

A canção não chegou a fazer muito sucesso quando foi lançada – assim como o álbum que ela faz parte, Oxigênio, de 2000. O terceiro disco do Jota Quest não foi muito bem recebido, e a crítica musical apontou as canções como pouco inspiradoras e com letras fracas. 

Capa do álbum Oxigênio, do Jota Quest
Capa do álbum Oxigênio / Créditos: Divulgação

Foi o próprio vocalista, Rogério Flausino, que chegou a comentar sobre o descontentamento da mídia em relação ao disco durante uma entrevista que concedeu para a rádio Mix FM, em novembro de 2020. 

Na época do lançamento, eles optaram por abrir os trabalhos referentes ao disco com a música homônima, Oxigênio, mas não deu muito certo. A gravadora tentou buscar algo no álbum que fosse parecido com o último sucesso, que tinha sido o hit O Vento

Só muito depois que eles se atentaram para Dias Melhores. A banda chegou a preparar um videoclipe, gravado no Centro de Captação de Energia Eólica, em Fortaleza. 

Flausino escreveu os primeiros versos na contracapa de uma agenda, enquanto estavam a caminho de um show no interior de Minas Gerais. 

Vivemos esperando dias melhores, dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás – este era o verso que Flausino havia escrito. 

Era um poema mesmo, fiquei com isso por um tempo e depois peguei o violão… era algo mais singelo, para o nosso dia a dia, mas se ampliou com o tempo. É uma canção de esperança, mas ela não foi feita pensando nisso, foi composta antes dos anos 2000, era de uma época que a banda estava na batalha, comentou o vocalista. 

Jota Quest
Créditos: Divulgação

A força da música aumentou e passou a fazer mais sentido no momento atual — tanto que na época do lançamento, Dias Melhores foi uma das músicas criticadas, inclusive pela letra. 

Agora, 20 anos depois, Dias Melhores se ressignificou e ganhou o destaque merecido, se tornando um dos maiores hits do do Jota Quest. 

Seleção de melhores frases do Jota Quest

A banda mineira construiu uma história muito bonita no pop rock e na música brasileira. Para relembrar alguns de seus sucessos e se inspirar, separamos uma seleção de frases do Jota Quest para você compartilhar! 

Mais conteúdos pra você: