Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 1.316.866

Alucinação

Belchior

Alucinação: Um Grito por Autenticidade e Mudança Social na Voz de Belchior

A música 'Alucinação', do cantor e compositor brasileiro Belchior, é uma expressão poética carregada de críticas sociais e um desejo ardente por autenticidade e transformação. Lançada em 1976, durante um período de repressão e censura no Brasil, a canção se destaca por sua abordagem direta e reflexiva sobre a realidade cotidiana e os anseios de uma geração.

Belchior, conhecido por sua habilidade em tecer comentários sociais através de suas letras, rejeita na música 'Alucinação' as teorias e fantasias que distanciam as pessoas das questões reais e palpáveis. Ele menciona a 'alucinação' de enfrentar o dia a dia e o 'delírio' de vivenciar experiências concretas, em contraste com as ilusões e escapismos que muitas vezes são oferecidos pela sociedade e pela cultura de massa. A letra descreve cenas do cotidiano urbano, mencionando figuras como um 'preto, um pobre, uma estudante, uma mulher sozinha', e faz referência a elementos da cultura jovem da época, como 'blue jeans e motocicletas'.

A canção também faz uma crítica à superficialidade e ao consumismo, simbolizados por expressões como 'rock, hot dog' e 'play it cool, baby'. O refrão 'Amar e mudar as coisas me interessa mais' ressoa como um manifesto pessoal e coletivo, um chamado para a ação e a transformação social. Belchior, com sua voz marcante e suas composições profundas, tornou-se um dos grandes nomes da música popular brasileira, e 'Alucinação' permanece como um hino atemporal que inspira a busca por um mundo mais justo e verdadeiro.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por André. Legendado por Diogo e Daniel. Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Belchior e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção