Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Sia: saiba tudo sobre a cantora e sua trajetória na música

Biografias · Por Érika Freire

11 de Novembro de 2021, às 12:00

Por trás das perucas enormes, Sia preservou sua alma de cantora introspectiva e alheia aos holofotes. Esconder o rosto não a impediu de se tornar um dos maiores nomes da música pop.

A cantora australiana, hoje com 45 anos, chegou a compor e fazer parcerias com grandes artistas como Beyoncé, Britney Spears, Katy Perry, Rihanna, Shakira, Flo Rida, entre outros. 

Cantora Sia
Créditos: Divulgação

Dona de hits consagrados, como The Greatest, Chandelier, Big Girls Cry e Elastic Heart, Sia enfrentou períodos de turbulência até encontrar o caminho do meio entre a sua saúde mental e a fama.

Ela nunca se sentiu confortável para encarar o público, o que acabou despertando nos fãs ainda mais curiosidade. Mesmo com muitas dificuldades, Sia não desistiu da música e, com seu jeito irreverente, conquistou o seu merecido lugar.

Quer conhecer melhor a história da cantora Sia? É só vir com a gente!

História da cantora Sia

Muitos têm curiosidade de conhecer a história da cantora Sia por conta do suspense em não querer mostrar o rosto. Antes de falar de sua trajetória na música, vamos conhecer um pouco sobre suas origens.

Sia Kate Isobelle Furler, a Sia, nasceu em 18 de dezembro de 1975, na cidade Adelaide, Austrália.

Sia
Créditos: Divulgação

Filha de pais artistas, a música sempre esteve presente na vida de Sia. Seu pai é um músico chamado Phil Colson, e sua mãe, Loene Furler, é professora de artes. 

Ainda criança, costumava imitar Aretha Franklin, Sting e Stevie Wonder, os primeiros influenciadores do estilo de Sia. 

O início na música

Sua trajetória começa bem antes das perucas gigantes. Ela iniciou sua carreira em meados dos anos 90 em uma banda de acid jazz chamada Crisp. Permaneceu na Crisp até 1997, quando a banda encerrou as atividades.

Sia então decidiu partir para a carreira solo, lançando seu primeiro álbum, OnlySee, em 1997. Em paralelo, a cantora participou do grupo Zero 7, depois que se mudou da Austrália para a Inglaterra. Neste período, ela também fez segunda voz para a banda britânica Jamiroquai.

Seu segundo disco veio em 2001, Healing Is Difficult e na sequência Sia lançou: Colour the Small One de 2004, Lady Croissant, 2007, Some People Have Real Problems, lançado em 2008, We Are Born, 2010 e Best Of, de 2011. O estilo de música da SIA tem elementos do pop, electropop e indie.

Capa do álbum Healing Is Difficult, da Sia
Capa do álbum Healing Is Difficult / Créditos: Divulgação

Uma das faixas do álbum Colour the Small One, Breathe Me, entrou na trilha sonora da série A Sete Palmos, destacando o nome da cantora. Porém, o que para muitos artistas seria encarado com alegria, para Sia foi um problema. 

Pausa na carreira de cantora e parcerias

Durante entrevista ao jornal New York Times, Sia declarou que só queria ter uma vida privada. As crises de depressão ficaram mais intensas e Sia optou por fazer uma pausa na carreira de cantora para se dedicar a compor para outros artistas. 

O período como compositora rendeu boas parcerias para Sia. Ela compôs Titanium para Alicia Keys, porém, a canção foi parar nas mãos de David Guetta, se tornando um grande sucesso.

A letra, bem intimista, retrata a superação da depressão e David Guetta, para surpresa de Sia, acabou gravando a música com os próprios vocais da cantora, gerando outro descontentamento para ela.

Sia queria apenas o anonimato de uma compositora e seu nome estava novamente sob os holofotes. Isso porque Titanium virou um hit e conquistou vários prêmios.

Com a repercussão positiva da música, Sia se tornou bastante requisitada como compositora. São de sua autoria, por exemplo, as músicas Pretty Hurts, de Beyoncé, Expertise, de Jennifer Lopez, Diamonds, de Rihanna e Double Rainbow, de Katy Perry.

Quem também se encantou pela capacidade artística de Sia foi Christina Aguilera. Em 2019, Aguilera a convidou para compor algumas canções para o álbum Bionic, resultando em três canções escritas por Sia.

1000 Forms of Fear e a mini Sia 

Outro grande momento da carreira de Sia aconteceu em 2014, com o lançamento de 1000 Forms of Fear. O disco estreou logo no 1º lugar na Billboard 200 dos Estados Unidos e trouxe os hits Chandelier, Big Girls Cry e Elastic Heart. 

Capa do álbum 1000 Forms of Fear, da Sia
Capa do álbum 1000 Forms of Fear / Créditos: Divulgação

1000 Forms of Fear marcou uma fase essencial para a trajetória da cantora. Ela decidiu não mostrar mais o seu rosto em vídeos e acabou, desta forma, criando um conceito que se tornou sua marca registrada: as perucas enormes. 

Para esconder sua identidade, ela optou também por fazer parcerias com bailarinas em seus videoclipes e é neste momento que Sia e Maddie Ziegler começaram a trabalhar juntas.

Maddie Ziegler e Sia
Maddie Ziegler e Sia / Créditos: Divulgação

A famosa mini Sia foi convidada pelo Twitter pela cantora para gravar os clipes de Chandelier, Elastic Heart e Big Girls Cry, todos do álbum 1000 Forms of Fear. Maddie Ziegler, hoje com 19 anos, tinha apenas 11 quando começou a trabalhar com Sia.

Maddie é dançarina, atriz e modelo, nascida em Pittsburgh, Estados Unidos. Sia já declarou que desde que conheceu a jovem dançarina, sentiu vontade de protegê-la e a melhor forma de fazer isso seria incluí-la em seus projetos. 

No álbum seguinte, This Is Acting, de 2016, Maddie estrelou também os videoclipes de The Greatest e Cheap Thrills.

Por que a cantora Sia esconde o rosto? 

Afinal, por que Sia esconde o rosto e quem é a mulher fora dos holofotes? Muitas vezes, a fama não é compreendida pela maioria das pessoas, que acabam observando apenas as vantagens do estrelato. 

Não é todo artista que lida bem com isso e Sia é um exemplo. Ela passou a esconder o seu rosto simplesmente por não querer ser reconhecida. Queria continuar sendo uma pessoa comum e deixar a sua voz como protagonista de seu trabalho. 

Sia
Créditos: Divulgação

Durante uma entrevista para a revista Interview, Sia explicou que a decisão de esconder o rosto era para manter a sua privacidade e ter ao menos um pouco de controle sobre sua imagem. 

Não mostrar o rosto não atrapalhou em nada a trajetória de sucesso de Sia. De maneira irreverente, a sua excentricidade permitiu que ela desenvolvesse melhor a sua originalidade.

Foi a única artista, por exemplo, a se destacar por aparecer na capa da revista Billboard com um saco na cabeça.

Sia na capa da Billboard
Sia na capa da Billboard / Créditos: Divulgação

Problemas com depressão e alcoolismo 

Sia é extremamente exigente consigo mesma e seu trabalho e, apesar da postura crítica, ao ponto de definir algumas criações suas como “terrivelmente foleiras”, a sua jornada lhe rendeu grandes conquistas, como pudemos observar.

Porém, ela precisou enfrentar batalhas internas doloridas, como a luta contra a depressão e os problemas com alcoolismo e drogas por mais de 15 anos. 

O vício aconteceu pela própria dificuldade da cantora em relação à fama, que usava remédios e abusava do álcool para conseguir encarar o público durante as turnês

Em 2010, fez uma pausa nos shows para cuidar da saúde. Em 2019, a cantora comemorou em seu Twitter o fato de estar sóbria há 8 anos. 

Curiosidades sobre a cantora Sia

  • Sia é vegana e ativista em prol dos direitos dos animais;
  • Ela se assumiu bissexual em 2018; 
  • Ela tem diversas tatuagens de cachorros nos braços e escrito em uma mão don’t think(não pense) e na outra whatever dude (qualquer coisa, cara)
Tatuagens da Sia
Créditos: Divulgação
  • Sia não tem filhos, mas em 2020 ela adotou dois jovens de 18 anos;
  • Atualmente, Sia está mais tranquila e, em paz com sua saúde mental, permite, de vez em quando, que seu rosto apareça na mídia. 

Ouça o disco recente de Sia

Em fevereiro, Sia lançou seu mais recente trabalho, Music (Songs From And Inspired By The Motion Picture).

O álbum foi inspirado no filme dirigido pela própria cantora, Music e você pode ouvir agora as 14 faixas inéditas. 

Não deixe de conferir: