Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Manu? Saiba tudo sobre a rainha do tecnomelody 

Conheça Manu Bahtidão e saiba mais sobre a rainha do tecnomelody!

Biografias · Por Érika Freire

9 de Março de 2024, às 12:00

Afinal, quem é Manu, a cantora alagoana que colocou o tecnomelody em evidência, ao conquistar o top 10 do Spotify Brasil? 

Conhecida como Manu Bahtidão, seu nome ganhou destaque após a música Daqui pra Sempre virar hit, ao interpretar o sucesso ao lado de Simone Mendes.

E olha onde ela chegou? Longe! E ainda irá muito mais, como uma das grandes representantes do tecnomelody. 

Os números de Daqui pra Sempre indicam que é só o começo para Manu. A canção passou dos 200 bilhões de visualizações no YouTube e está entre as 20 primeiras na lista das músicas mais ouvidas do Spotify Brasil. 

Quer saber como surgiu Manu Bahtidão e sua trajetória na música? A gente te conta tudo a seguir. 

Quem é Manu? Conheça a história da primeira cantora a emplacar um hit do tecnomelody

Emanuella Tenório Rocha, a Manu Bahtidão, nasceu em Major Izidoro, Alagoas, no dia 5 de fevereiro de 1986. A cantora, de 38 anos, pode até ter ficado famosa recentemente, mas começou cedo na música.

Com apenas 9 anos, recebeu o incentivo de uma tia para cantar na igreja, e como o desejo de se tornar cantora já existia, ela decidiu arriscar. 

Aos 14 anos, fez parte de uma banda de forró em Juazeiro do Norte, Ceará. Embora tenha nascido em Alagoas, Manu Bahtidão já deixou claro seu amor pelo Pará, pois foi ao adentrar à cultura paraense que sua carreira se desenvolveu. 

Em 2005, fez parte de uma banda que se inspirava no ritmo Calypso e, desde então, Manu Bahtidão percorreu os caminhos que levariam seu nome ao topo. 

Manu Bahtidão antes da fama

Com o sucesso estrondoso, muitos se perguntaram como surgiu Manu Bahtidão? A verdade é que ela tem mais de 15 anos de estrada, e passou por três bandas antes de seguir carreira solo.

Ela foi integrante da Banda da Loirinha e da Companhia do Calypso. Após experimentar toda a energia e poder do ritmo Calypso, Manu decidiu se mudar de Recife, onde vivia na época, em 2005, para Belém, no Pará. 

A mudança ocorreu em 2009, quando sentiu um desejo enorme de inovar em sua carreira musical.

Chegando no Pará, fundou a Banda Batidão e começou a experimentar os estilos tecnobrega e tecnobatidão. Não demorou para a banda começar a ser reconhecida e fazer sucesso ao misturar estilos musicais do Pará com o melody.

Em 2021, a cantora Pabllo Vittar regravou Apaixonada, canção da Banda Batidão, em seu quarto disco Batidão Tropical. Composta por Manu Bahtidão em parceria com Deyvid Carvalho, a canção fez sucesso no país na voz de Pabllo Vittar. 

Com a Banda Batidão, Manu ficou muito conhecida no Pará, sendo uma das maiores representantes do tecnomelody na região. Porém, ela sentia vontade de alçar novos rumos.

Início da carreira solo 

Após deixar a Banda Batidão, Manu decidiu se lançar em carreira solo, em 2015. Como as pessoas já conheciam seu trabalho, e principalmente a voz de Manu, ela não teve dificuldade em formar seus próprios fãs.

Diante das novas possibilidades que a carreira solo lhe permitia, a cantora pôde experimentar outros gêneros, inclusive lançando algumas canções em sertanejo. 

Em 2017, lançou o single em parceria com a cantora Simone, Não Tem Essa Que Não Chora. Com mistura de arrocha e sertanejo universitário, a música conquistou o público e ultrapassou 27 milhões de visualizações no YouTube.

Outra canção na linha do sertanejo que fez sucesso foi 0800, lançada em 2018, em parceria com o cantor Jefferson Moraes. Entusiasmada com o som dançante do arrocha, Manu lançou, em 2020, Coração de Rapariga, em parceria com o cantor Tierry. 

Em 2022, lançou o álbum de tecnomelody Máquina do Tempo, e o seu sonho de propagar o gênero pelo país se tornava cada vez mais realidade. Tanto que seis das 13 faixas do álbum ultrapassam 30 milhões de visualizações. Um dos destaques do disco foi a música Garrafa de Gin.

O estouro com o hit Daqui pra Sempre

A cada lançamento e feat, a carreira de Manu Bahtidão se fortalecia. Só que o grande estouro aconteceu em 2023, com Daqui pra Sempre, em parceria com Simone Mendes. 

Lançado em 27 de setembro, o single é inspirado na versão da música Tattoo, da cantora sueca Loreen. Manu fez uma interpolação musical, ou seja, usou partes da melodia para criar sua versão abrasileirada.

A letra de Daqui pra Sempre celebra a história de amor de um casal muito apaixonado, mas que enfrenta a desconfiança de outras pessoas, que viam a relação como frágil. Mesmo com a descrença dos demais, eles se mantêm firmes e enfrentam juntos as adversidades. 

De acordo com Manu, a letra foi inspirada em seu relacionamento com Anderson Halliday, empresário e marido da cantora. 

Durante entrevistas, ela lembrou do quanto a relação foi difícil no início, uma vez que eles próprios não acreditavam que daria certo. 

O hit conquistou os fãs, que não economizaram nos plays do YouTube, fazendo Daqui pra Sempre ultrapassar 200 bilhões de visualizações. 

A canção ficou entre as mais ouvidas no Spotify e chegou ao topo do Billboard Brasil Hot 100, colocando o tecnomelody em evidência na parada internacional.

Daqui pra Sempre é uma das faixas do DVD homônimo, gravado em agosto de 2023, no AUÊ, em Fortaleza. Além da participação meteórica de Simone Mendes, o DVD contou com outros nomes, como Maraísa, Melody, Mari Fernandez, Xand Avião e Guilherme & Benuto.

O que é o technomelody que projetou Manu?

Com misturas de gêneros como o carimbó, calypso e brega, o tecnomelody surgiu no Pará. Ao contrário do famoso tecnobrega, mais acelerado e que se tornou popular nos anos 2000, embalado por bandas como Djavú, o tecnomelody é mais lento e tem pegada romântica. 

A própria Manu Bahtidão explicou que o tecnomelody mantém as batidas eletrônicas, porém, usufrui de maior liberdade ao incluir arranjos de violão, melodias menos dançantes e mais românticas

Ao que tudo indica, o gênero deve bombar em 2024, liderado por Manu, responsável por abrir as portas e tornar o technomelody conhecido no país todo.

Segundo a cantora, sua relação com o technomelody é de amor, entrega e descoberta, e ela se sente muito feliz com esse reconhecimento. 

Com sua voz autêntica e carisma para lidar com os fãs, seu sonho de colocar o technomelody no topo está mais firme do que nunca.

As raízes da música nordestina

Gostou de conhecer um pouquinho da história de Manu Bahtidão? Não vai embora ainda não, pois os ritmos e a musicalidade nordestina te convidam para dançar muito e conferir as melhores músicas do Nordeste brasileiro. 

Músicas nordestinas

Gostará de ler também: