Pular para o conteúdo

Pronomes pessoais em inglês: saiba como e quando usar

Inglês · Por Felipe Oliveira

8 de agosto de 2022, às 09:00

Parte de aprender um novo idioma é conhecer seus elementos gramaticais e até mesmo compará-los com os da sua língua materna. Os pronomes, por exemplo, são super importantes de se estudar, e ainda possuem equivalentes em português para ajudar.

Usados para substituir ou acompanhar substantivos, existem vários tipos de pronomes. Isso pode causar confusão, como algumas pessoas que misturam pronomes e adjetivos possessivos.

Mas estamos aqui para te ajudar e hoje vamos falar sobre os pronomes pessoais em inglês para não restar nenhuma dúvida. Bora?

Pronomes pessoais em inglês

Os pronomes são palavras que servem para acompanhar ou substituir nomes e são muito úteis para evitar que as frases fiquem repetitivas. Além disso, indicam quem ou o quê está praticando ou recebendo a ação do verbo na frase.

Os pronomes ainda podem indicar a pessoa (primeira, segunda ou terceira), o gênero (feminino, masculino ou neutro) e número (singular ou plural).

Além disso, os pronomes pessoais em inglês podem ser dois: os subject pronouns ou os object pronouns. Vamos explicar cada um direitinho e te mostrar exemplos com música para ajudar na fixação do conteúdo. Vamos lá?

Subject Pronouns

Os subject pronouns são os pronomes pessoais do caso reto da língua portuguesa. Como servem para substituir nomes, assumem a posição de sujeito nas frases. Isso quer dizer que os subject pronouns são os pronomes pessoais em inglês que indicam quem pratica a ação do verbo.

Vamos ver quais são os subject pronouns:

NúmeroPessoaSubject PronounTradução
SingularIEu
SingularYouVocê/Tu
SingularHe
She
It
→ Ele
→ Ela
→ Ele/Ela (não-humanos)
PluralWeNós
PluralYouVocês/Vós
PluralTheyEles/Elas

Agora, vamos mostrar um exemplo:

  • I love this song! → Eu amo essa música!

Perceba como o pronome I aparece como praticante do verbo love. Essa é a função do subject pronoun! Indicar, dentro da frase, quem ou o quê executa a ação determinada pelo verbo da oração.

Os pronomes pessoais em inglês são super comuns. Praticamente todas as frases precisam de um sujeito, né? Vale lembrar que as frases no modo imperativo são uma exceção, mas quando não formos usar o nome da pessoa ou da coisa a qual nos referimos, lá estará o pronome pessoal para nos ajudar.

Sendo tão comum assim, é claro que as nossas músicas favoritas também possuem pronomes pessoais em inglês. Vamos ver algumas?

She

She Will Be Loved, do Maroon 5, traz em seu título o pronome pessoal she (ela) em relação ao verbo to be, com estrutura do simple future:

And she will be loved

E ela será amada

We

Já o Queen, em We Are The Champions, também usa o verbo to be, mas dessa vez com o pronome pessoal we (nós) e no tempo presente:

We are the champions

Nós somos os campeões

We are the champions

Nós somos os campeões

No time for losers

Os perdedores não têm vez

‘Cause we are the champions of the world

Pois nós somos os campeões do mundo

You

Em You Learn, Alanis Morissette faz uso do pronome pessoal you para descrever diversas coisas que fazemos ao longo de nossas vidas:

You live, you learn

Você vive, você aprende

You love, you learn

Você ama, você aprende

You cry, you learn

Você chora, você aprende

You lose, you learn

Você perde, você aprende

They

They Don’t Care About Us, do Michael Jackson, é outra canção que traz um pronome pessoal em inglês em seu título e também no refrão. Nesse caso, o pronome utilizado é o they:

All I wanna say is that

Tudo o que eu quero dizer é que

They don’t really care about us

Eles não ligam para nós

Percebeu como em todas as canções os pronomes pessoais eram os responsáveis pelas ações descritas nos verbos? Lembre-se que sempre que isso acontecer, estaremos falando dos subject pronouns.

Vamos aprender agora sobre os object pronouns, para entender a diferença entre esses pronomes pessoais em inglês e ficar ainda mais craques. Let’s go?

Object Pronouns

Os object pronouns são equivalentes aos pronomes pessoais do caso oblíquo em português. Eles se referem aos objetos da frase, e não mais aos sujeitos como os subject pronouns. E o que isso significa?

Quando nos referimos ao objeto da frase, estamos falando de quem recebe a ação do verbo. Assim, no nosso exemplo anterior (I love that song!), se o I era quem praticava a ação, é o “that song” que a recebe.

Os object pronouns servem então para substituir esses termos que recebem a ação do verbo nas orações, mas também são usados depois de preposições. Veja a tabela de object pronouns, ainda com os subject pronouns presentes para te ajudar a ter uma referência:

Número Pessoa Subject Pronoun Object Pronoun Tradução
Singular I Me me, mim
Singular You You te, ti, lhe, você
Singular He
She
It
Him
Her
It
→ ele, lhe, o, lo, no
ela, lhe, a, la, na
→ ele, ela, o, a, lhe, lo, la, no, na
→ ele, ela, o, a, lhe, lo, la, no, na
PluralWeUsnós, nos
PluralYouYouvocês, lhes, los, nos, os, as
PluralTheyThemeles, elas, os, as, los, las, nos, nas, lhes

Podemos substituir então o objeto da oração por um object pronoun. Isso ajuda as frases a ficarem menos repetitivas.

Mas é importante prestar atenção no contexto geral do que está sendo dito ou escrito, para ter certeza que trocar termos por pronomes objetos não vai causar confusão. Veja nosso exemplo anterior, agora com um pronome objeto:

I love that song!I love it!
Eu adoro essa música!Eu adoro ela!

Usando os object pronouns para substituir nomes de pessoas ou bandas, por exemplo, teria esse resultado:

I love Adele.I love her.
Eu amo a Adele.Eu a amo.
I like Shawn Mendes a lot.I like him a lot.
Eu gosto muito de Shawn Mendes.Eu gosto muito dele.
I wanna see Metallica performing.I wanna see them performing.
Eu quero ver o Metallica se apresentando.Eu quero ver eles se apresentando.

Usado após preposições, os object pronouns ficariam assim:

I’m going to the concert with Mary.I’m going to the concert with her.
Eu vou ao show com a Mary.Eu vou ao show com ela.
I’ll give a ticket to Peter.I’ll give a ticket to him.
Eu vou dar um ingresso ao Peter.Eu vou dar um ingresso a ele.
I’ll lend my book to you.I’ll lend my book to you.
Eu vou te emprestar meu livro.Eu vou te emprestar meu livro.

Caso você não tenha percebido antes, repare como you é tanto um object como um subject pronoun. Isso acontece também com o pronome pessoal it.

Por isso, você precisa ficar atento sobre toda a estrutura da frase para saber se you ou it estão cumprindo a função de sujeito ou objeto da frase.

Vamos ver algumas músicas para fixar o que aprendemos?

Her

Em Let Her Go, do Passenger, o pronome pessoal her acompanha toda a letra da canção:

Only know you love her when you let her go

Só sabe que a ama quando a deixa ir

And you let her go

E você a deixou ir

Nesse exemplo, her se refere a alguém que não sabemos exatamente quem é, mas sabemos que é uma mulher pelo pronome utilizado, e pelo contexto imaginamos que seja a ex da pessoa em questão.

Them

Já em Closer, do The Chainsmokers com a Halsey, o them é utilizado logo após yourfriends, deixando claro sobre quem o pronome pessoal em inglês se refere:

Hey, you tell your friends it was nice to meet them

Ei, diga aos seus amigos que foi um prazer conhecê-los

But I hope I never see them again

Mas eu espero nunca vê-los novamente

Me

Em thank u, next, Ariana Grande narra suas experiências passadas e como seus ex a ensinaram. Sendo eles os que ensinaram, ela é quem recebia a ação desse verbo. Por isso, usa o pronome pessoal me. Veja:

One taught me love

Um me ensinou amor

One taught me patience

Um me ensinou paciência

And one taught me pain

E um me ensinou dor

Teste seus conhecimentos

E aí, será que você está craque para usar os pronomes pessoais em inglês? Faça nosso teste e descubra o quanto você sabe!

Continue estudando sobre pronomes em inglês

Vimos que os pronomes podem indicar gênero masculino, feminino ou neutro. Para aproveitar o assunto, que tal aprender mais sobre pronome neutro em inglês para ficar ainda mais por dentro e continuar decolando nos seus estudos? 🚀

pronomes neutros em inglês

Veja mais:

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts