Pular para o conteúdo

Aprenda os meses do ano em inglês: 12 músicas para te ajudar

Inglês · Por Raquel Hespanhol

13 de setembro de 2021, às 12:00

Começar a aprender um novo idioma é desafiador e, muitas vezes, não sabemos nem por onde começar. Se esse é o seu caso, não se preocupe: estamos aqui para te acompanhar nessa jornada de aprendizado.

Uma ótima forma de começar a estudar um idioma novo é aprender palavras básicas, como as cores, os números e os meses do ano em inglês, por exemplo.

Enquanto o Letras Academy se prepara para a decolagem, preparamos mais um post para te ajudar a expandir seu vocabulário e dar seus primeiros passos em direção à tão sonhada fluência. Tudo pronto? Então vamos lá!

Os meses do ano em inglês

Agora chegou a hora de passarmos pelos doze meses do ano em grande estilo! Não se esqueça de que pode contar com a ajuda de nosso dicionário de pronúncia para treinar e também para descobrir outras músicas com os meses do ano na letra ou no título. 

Ready? Let’s go!

January Friend — Goo Goo Dolls

Inaugurando nossa lista, temos January Friend, do Goo Goo Dolls. O mês de janeiro é o primeiro do ano e até se parece um pouquinho com sua versão em inglês, mas cuidado para não deixar que o português influencie sua pronúncia, ok? 

February Stars — Foo Fighters

O segundo mês do ano é fevereiro. Em February Stars, do Foo Fighters, esse mês é mencionado algumas vezes, então dá para treinar bastante. No começo, a pronúncia desse mês pode soar meio estranha para nós, falantes de português, mas não se preocupe: rapidinho você pega o jeito. 

February stars Estrelas de Fevereiro
Floating in the dark Flutuando na escuridão

Waters Of March — Tom Jobim

Temos agora um dos maiores clássicos da bossa nova adaptado para a língua inglesa. Waters Of March, de autoria de Tom Jobim, é uma versão em inglês de sua composição original, Águas de Março.

Portanto, o mês de março em inglês é chamado de march, com o “ch” no final sendo pronunciado como “tch”, de “tchau”.

Águas de Março: a história da música de Tom Jobim 

April — Deep Purple

A melancólica April, do Deep Purple, fala sobre o mês de abril. Tome cuidado com a letra I, que na palavra em inglês tem um som bem diferente do que usamos em português, ok? 

April is a cruel time Abril é uma época cruel
Even though the sun may shine Mesmo que o sol possa brilhar

Em inglês, a palavra april também pode ser usada como nome próprio, como a personagem April Ludgate, da série Parks and Recreation. Isso também acontece no francês – alô, Avril Lavigne!

End Of May — Michael Bublé

End Of May fala sobre o fim do mês de maio. O vocabulário dessa canção é bem rico e você pode aproveitar para aprender várias palavras novas e enriquecer ainda mais o seu vocabulário.

O mês de maio em inglês talvez te pareça familiar. Isso acontece porque a palavra may pode ser usada também como um verbo modal. O contexto vai te ajudar a diferenciar o mês do verbo modal. 

June — Florence + The Machine

Chegamos ao final da primeira metade do ano com June, que é o mês de junho em inglês.

Além de te ajudar a praticar mais um mês, essa canção de Florence + The Machine é ótima para quem está iniciando sua jornada de aprendizado e quer treinar os ouvidos para se acostumar com o idioma. 

In those heavy days in June Naqueles dias difíceis em Junho
When love became an act of defiance Quando o amor se tornou um ato de desafio

Fourth Of July — Fall Out Boy

Fourth Of July, título da canção do Fall Out Boy, é um dia importante para os Estados Unidos: no dia quatro de julho é comemorado por lá o Dia da Independência. Não é à toa que essa data aparece em tantas canções, séries e filmes! 

Lembre-se que, em inglês, podemos usar números ordinais para falar de todos os dias do mês: primeiro de julho, segundo de julho, terceiro de julho e quarto de julho, por exemplo. Por isso, eles usaram a palavra fourth (quarto) ao invés do número four (quatro) no título da canção. 

august — Taylor Swift

Conhecido como o mês mais longo do ano, agosto é o próximo mês da nossa lista. august, da Taylor Swift, vai te ajudar a praticar essa palavra pequenininha, mas desafiadora! Afinal, por mais que a grafia seja parecida com a que usamos em português, a pronúncia é bem diferente.

But I can see us lost in the memory Mas eu consigo nos ver perdidos nas memórias
August slipped away into a moment in time Agosto se transformou em um instante no tempo

Confira 5 músicas da Taylor Swift para aprender inglês

September — Earth, Wind & Fire

O mês que dá início à primavera merece uma canção animada! September é um clássico da década de 70 e o mês de setembro é mencionado várias vezes ao longo da letra.

Se você se surpreendeu com essa indicação para o mês de setembro, relaxe: a gente não se esqueceu de Wake Me Up When September Ends do Green Day não, tá? 😂

October — Alessia Cara

O décimo mês do ano é outubro e, para representá-lo, temos October, da Alessia Cara. Preste bastante atenção em como a letra O é pronunciada, pois ela aparece duas vezes e cada uma tem um som distinto.

Escute o refrão, acompanhe a letra e veja se consegue perceber as diferenças:

I’m gonna miss it when it’s over, yeah, yeah Vou sentir falta quando acabar, sim, sim
I hope we never see October, yeah, yeah Espero que nunca vejamos Outubro, sim, sim

November Rain — Guns N’ Roses

Um dos maiores clássicos e hinos de sofrência do Guns N’ Roses, November Rain está aqui para nos ensinar o mês de novembro. Essa música é ótima para cantar junto e também para aprender várias palavras interessantes.

Conheça a história de November Rain, do Guns N’ Roses

My December — Linkin Park

Por fim, temos o último mês do ano: december, ou dezembro em português.

Para fechar nossa lista com chave de ouro, nossa sugestão é My December, do Linkin Park. O ritmo lento da canção com trechos cantados mais rapidamente fazem dela uma canção bacana para treinar o listening!

This is my December  Este é meu Dezembro
This is my time of the year Esta é minha época do ano

Faça seu inglês decolar com o Letras Academy

O lançamento mais esperado do ano está chegando! Em breve, você poderá fazer parte do Letras Academy, uma plataforma 100% online que vai descomplicar o seu aprendizado! Venha fazer parte dessa revolução e aprender com muita música!

letras academy

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts