Listas musicais

Música de Olimpíadas: 9 canções que marcaram os Jogos

Por Felipe Oliveira

26 de Julho de 2021, às 19:00


O que possui uma linguagem universal e é capaz de unir pessoas de diversas idades, nacionalidades, etnias e culturas? Se você pensou em música, acertou. Mas se você pensou em esportes, a resposta também está certa!

Música e esporte possuem muitas coisas em comum, e hoje vamos falar delas através das músicas de Olimpíadas!

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna acontecem a cada quatro anos desde 1896, com exceção dos anos de 1916, 1940 e 1944, por causa das duas grandes Guerras Mundiais. A ideia dos Jogos é celebrar a diversidade entre as nações e estimular uma competição sadia.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de 2020 se realizam no ano de 2021, na cidade de Tóquio.

Assim, além de já nos brindar com músicas de animes, agora a capital do Japão também será palco de músicas de Olimpíadas! 

Música de Olimpíadas: canções que marcaram os jogos

Além das músicas temas das Olimpíadas, muitas canções também ficam famosas e são relacionadas aos jogos por fazerem parte das cerimônias oficiais de abertura ou encerramento da competição.

Logo das olimpíadas
Créditos: Divulgação

Tá vendo como música tem tudo a ver com esporte? Continue lendo para ver alguns exemplos de músicas de Olimpíadas que marcaram época e ficaram gravadas na memória dos Jogos Olímpicos!

Tokyo Gorin Ondo 2020 — Sayuri Ishikawa (feat. Pistol Takehara & Yuzo Kayama)

A atual música das Olimpíadas é uma versão atualizada da canção-tema dos Jogos de Tóquio de 1964.

Tokyo Gorin Ondo 2020 teve sua letra mudada para ser inclusiva e agora sua mensagem de alegria e paz também contempla os atletas paralímpicos! 🤗

One Moment In Time — Whitney Houston

Uma das músicas de Olimpíadas mais famosas, One Moment In Time foi gravada por Whitney Houston para os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.

O sucesso foi tanto que a canção alcançou o topo da parada no Reino Unido e na Alemanha, além de chegar ao top 5 da Billboard, nos Estados Unidos!

Barcelona — Freddie Mercury (feat. Montserrat Caballé)

Em 1987, a cantora lírica Montserrat Caballé foi convidada a gravar uma música para ajudar na candidatura da cidade de Barcelona para os Jogos de 1992. Para isso, chamou ninguém menos que Freddie Mercury para um dueto.

A parceria deu tão certo que, além da música Barcelona, os dois acabaram gravando um álbum inteiro juntos

Biografia de Freddie Mercury: tudo sobre o cantor do Queen

Amigos Para Siempre — Sarah Brightman (part. José Carreras)

Outro grande sucesso relacionado aos Jogos de Barcelona é Amigos Para Siempre. Com letras em inglês, espanhol e catalão, o dueto foi composto especialmente para promover o espírito de união dos Jogos. 

Cantada na cerimônia de encerramento do evento, a música ganhou diversos covers ao redor do mundo, inclusive no Brasil!

The Power Of The Dream — Céline Dion

The Power Of The Dream foi uma das duas canções oficiais dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Interpretada por Céline Dion na abertura do evento, contou com uma plateia de 100 mil pessoas, além de 3,5 bilhões de espectadores acompanhando ao vivo pela televisão.

Céline ainda doou o seu cachê para ajudar o esporte no Canadá, seu país natal. Isso é que é espírito olímpico, hein? 👏

Reach — Gloria Estefan

Já no encerramento dos Jogos Olímpicos de Atlanta, Gloria Estefan se apresentou com Reach, a outra canção oficial daquela edição.

Composta pela estrela latina em parceria com Diane Warren, a música chegou a ser indicada ao Grammy no ano seguinte, na categoria de Melhor Performance Pop Feminina.

As melhores músicas latinas: 17 hits para você curtir

Oceania — Björk

A convidada para compor o tema oficial dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, foi a islandesa Björk. Conhecida pelo seu experimentalismo, a cantora ousou e escreveu Oceania.

Cantada do ponto de vista do oceano, a música fala sobre o mar como a origem da vida.

Survival — Muse

Para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a ideia era fugir um pouco do padrão de músicas de olimpíadas que flertam com a ópera e a música clássica.

Por isso, chamaram os caras do Muse para compor a música oficial dos Jogos, com uma pegada mais moderna.

O resultado foi Survival, que tocou durante todo o evento e contou com uma apresentação do grupo de rock britânico na cerimônia de encerramento.

22 bandas de rock britânico que você precisa conhecer

Alma e Coração — Thiaguinho (part. Projota) 

Você já deve ter percebido que parcerias são comuns em músicas de Olimpíadas, né?

Colaborações são uma boa forma de representar a união de diferentes povos e tribos, e não foi diferente com a música oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Alma e Coração, parceria de Thiaguinho e Projota, foi a música oficial da edição de 2016 dos Jogos, que também marcou a realização do evento pela primeira vez em um país da América do Sul.

Parcerias da música brasileira: relembre grandes colaborações

Música e esportes além das Olimpíadas

Se você acha que é só nas olimpíadas que a música faz parte da vida de atletas, está muito enganado!

Separamos 8 playlists com músicas para malhar que vão animar seu treino. Com certeza elas vão te ajudar a ter energia para fazer atividade física! 💪

musicas para malhar

Outros posts que você pode gostar: