LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Conheça o artista

Melim: a banda good vibes que você precisa conhecer

Por Dora Guerra

20 de Maio de 2019, às 07:00


Você conhece a banda Melim? Pode até não saber bem quem são, mas provavelmente já se pegou cantando no seu colo é o meu abrigo por aí: é hit atrás de hit!

Banda Melim
Créditos: Divulgação

Pra te ajudar um pouquinho a entender como os três irmãos chegaram ao sucesso e o tipo de som que eles fazem, fizemos um guia rápido sobre o Melim. Vem saber um pouco mais e aproveite pra ouvir mais músicas do grupo!

A história do trio

Afinal, quem são os três cantores por trás dessas músicas ~good vibes~ que estão tão populares?

A banda Melim é composta pelos irmãos Diogo, Rodrigo e Gabriela Melim, naturais de Niterói. Deu pra ver que a música é parte da vida da família, né? Além de compositores, os três são instrumentistas: Diogo toca violão e bateria, Rodrigo toca violão, guitarra e teclado e Gabriela toca violão e cavaquinho.

Irmãos da banda Melim
Créditos: Divulgação

Os dois primeiros, gêmeos, tocam juntos há anos – tiveram banda de rock e pop juntos na época do colégio e tudo o mais! Apesar disso, eles ainda não cantavam com a sua irmã mais nova, a Gabi. Já ela começou a cantar samba aos 15 anos, e assim foi começando sua carreira como artista solo.

Foi só em 2015, quando a caçula foi convidada para se apresentar no Festival de Música de Canela (Rio Grande do Sul), que os três se juntaram na música (e não se separaram mais!).

Ah, e uma curiosidade: antes de fazer sucesso com suas músicas autorais, o trio seguiu aquele caminho clássico de músicos-compositores: começaram compondo para outros artistas, como Sorriso Maroto e a própria Ivete Sangalo, com quem acabaram lançando uma música mais tarde. Segundo a Gabi Melim, isso foi essencial para que eles sentissem que estavam no caminho certo na música – deve ser muita emoção ver um ídolo cantar uma música de sua autoria, né?

Do Superstar ao sucesso nacional

Já em 2016 o trio participou da terceira temporada do Superstar, na Globo. Em sua audição, interpretaram uma mistura de Como É Grande o Meu Amor Por Você, de Roberto Carlos, e Super Duper Love, da Joss Stone – e entraram com 93,47% de aprovação! Além disso, foram semifinalistas da edição do programa, o que ajudou bastante a alavancar a carreira da banda.

No final de 2017 assinaram um contrato com a gravadora Universal Music e em dezembro já lançaram seu primeiro EP, chamado Melim. Nele estava o primeiro single, que se tornaria o queridinho: Meu Abrigo.

Capa do EP "Melim"
Capa do EP Melim / Créditos: Divulgação

O resto é história: pegando carona no sucesso de Meu Abrigo, o trio lançou seu álbum de estreia em 2018, também com o nome Melim. Sobre o som autoral da banda, os irmãos citam Joss Stone, Jason Mraz, Djavan, Natiruts e Ed Sheeran como algumas de suas referências. Por isso, dá pra dizer que eles se encaixam num misto entre MPB, surf music, reggae e pop.

Os maiores sucessos da banda Melim

Você provavelmente já ouviu Ouvi Dizer tocando por aí, né? Bom, se você curte essa linha de músicas românticas e gostosinhas de ouvir, essas são nossas recomendações:

5. Eu Pra Você (part. Sandy)

Lançada no fim do ano passado, Eu Pra Você é uma colaboração com a Sandy, bem a cara da cantora e do Melim. Tem uma cara de acústica e rola até um xilofone!

A letra é um desabafo bonito sobre estar apaixonado por alguém que não se entrega totalmente ao amor (aô, sofrência):

Tô cansada de ser outro alguém
De fingir que eu tô bem, se eu não tô
Então me deixa te dar o que eu sou
Me deixa ser eu pra você

4. Peça Felicidade

Lançada em 2016, Peça Felicidade já mostra bem quem o Melim seria musicalmente: tem o violãozinho, a harmonia entre as vozes dos três e uma letra bem good vibes:

Peça tudo o que você quiser
Acredite na sua fé
Paz, saúde, vigor, sucesso
Alegria, esperança, amor

Se você curte os sucessos mais novos, vai adorar essa – nos comentários do vídeo, tá cheio de gente descobrindo e amando a música em 2019!

3. Dois Corações

Sabe quando você se apaixona e tudo fica lindo e cheio de alegria? É esse o tema da música Dois Corações, perfeita pra mandar para o mozão (temos mais sugestões de músicas românticas na nossa playlist <3):

Somos verso e poesia
Outono e ventania
Praia e carioca
Somos pão e padaria
Piano e melodia
Filme e pipoca
De dois corações um só se fez
Um que vale mais que dois ou três

Sobre o clipe, a banda diz no comentário do vídeo que queria fazer algo “mais conceito”, misturando realidade e fantasia, filme e vida real, “como se sempre estivéssemos na tela do cinema”. Tudo a ver com esse tema de amor e mágica, né?

2. Ouvi Dizer

Primeiro single do álbum de estreia da banda, Ouvi Dizer foi lançada em junho de 2018. Junto a Meu Abrigo, a música garantiu espaço para o trio no Billboard 100 Brasil.

Só ouvi dizer
Que quando arrepia, já era
Coisas que eu só entendi
Quando eu te conheci

1. Meu Abrigo

Como mencionamos antes, Meu Abrigo é tipo o carro-chefe do trio: lançada originalmente no EP de estreia, o single também está no álbum de estúdio. Assim, a canção teve a oportunidade de crescer bastante em termos de reprodução desde o lançamento do álbum – e foi a primeira música do Melim a alcançar primeiro lugar nas mais tocadas no país!

Você é a razão da minha felicidade
Não vá dizer que eu não sou sua cara-metade
Meu amor, por favor, vem viver comigo
No seu colo é o meu abrigo

Pelo vídeo, dá pra sentir o clima da surf music e essa influência da vida praiana no trabalho da banda. Se a gente fosse selecionar uma faixa do trio que define seu estilo, seria essa, com certeza 😀

Será que são a banda mais fofa do Brasil?

Não sabemos dizer, mas o que sabemos é que vale super a pena conhecer Melim! O trio é cheio de músicas pra ficar tranquilinho, pra morrer de saudade ou pra ficar feliz por ter um mozão. <3

Aproveita e vem ouvir as mais acessadas da banda para curtir esse clima good vibes!