Pular para o conteúdo

Inglês Fluente: 10 mitos e verdades sobre o assunto

Venha desmistificar ideias relacionadas à fluência do inglês!

Inglês · Por Fernando Vinícius

27 de março de 2023, às 09:00

Sempre que nós começamos a aprender uma segunda língua, temos o desejo de atingir a fluência, não é mesmo? Com o inglês, não é diferente! Quando começamos a estudá-lo, queremos chegar ao inglês fluente, alcançando os níveis de proficiência em inglês mais avançados.

Mas você sabe, de verdade, o que significa ter inglês fluente? Muitas vezes, nos deparamos com definições equivocadas a respeito do que é a fluência. Por isso, agora vamos derrubar mitos e conhecer os fatos relacionados a esse assunto!

O que significa ser fluente em um idioma?

Normalmente, a fluência é tratada como a capacidade de se expressar numa segunda língua da mesma forma que um nativo consegue. Ou seja, sem sotaque estrangeiro, com conhecimento profundo de vocabulários e gramática. No entanto, ser fluente não é isso. Existem, inclusive, diferentes níveis de fluência.

Para avaliar o nível de proficiência em um idioma, temos a base oferecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Esse sistema divide os níveis de um idioma em seis etapas, da mais básica até a mais avançada: A1, A2, B1, B2, C1, C2.

E, de acordo com o próprio sistema do Quadro Comum Europeu, ser fluente em uma língua não é ter domínio completo dela. A fluência se dá com a capacidade de uso funcional da língua. Por exemplo: ter inglês fluente significa ser capaz de entender o que é dito e saber se expressar de um jeito claro.

Então, não se preocupe pensando que, para atingir o inglês fluente, é necessário dominar a língua como um nativo domina.

Mitos e verdades do inglês fluente

Agora que acabamos de desmistificar a definição de fluência, vamos continuar descobrindo o que é verdadeiro e falso em relação a esse assunto!

É preciso viver no exterior para ser fluente ❌

Esse é um dos clássicos mitos relacionados à fluência. Para ter inglês fluente, é muito importante, sim, estar imerso no idioma, para absorvê-lo constantemente no dia-a-dia. No entanto, para fazer essa imersão não é fundamental morar em um país nativo da língua inglesa.

É perfeitamente possível aprender inglês sozinho, utilizando a tecnologia a nosso favor! Podemos baixar apps de ensino de inglês, mudar o idioma do nosso celular e computador, ouvir com atenção e ler as letras das nossas músicas favoritas. 

Os recursos para aprendizagem de inglês são infinitos! Por isso, você é capaz de ser fluente mesmo que não vá morar no exterior.

Atingir a fluência é um processo demorado ✔

Ainda que seja possível aprender inglês rápido, não existe uma fórmula mágica para chegar à fluência em pouco tempo. A verdade é que atingir a fluência leva tempo e demanda estudo constante. Mas todo trabalho duro é sempre muito recompensado. Então, não desista e se dedique. Assim, você será fluente!

Um falante fluente não tem sotaque ❌

Outro mito é o de que a fluência significa ausência de sotaque. Esse engano acontece muito pelo desconhecimento do conceito de “sotaque”. O sotaque é o modo com que determinados indivíduos ou grupos falam uma língua: todos os falantes de um idioma, sem exceção, têm sotaque.

Por isso, alcançar a fluência em um idioma não significa “não ter sotaque”. A fluência é a capacidade de compreender um idioma e se comunicar claramente nele.

Um exemplo disso é o personagem Fez, da clássica e divertida série That ‘70s Show. Na série, Fez é um estudante estrangeiro e, por isso, tem um sotaque diferente dos outros personagens. Mas Fez compreende o idioma e se comunica perfeitamente, demonstrando seu inglês fluente!

Conteúdos em inglês são aliados poderosos ✔

Uma verdade comprovada! Consumir conteúdos na língua em que queremos ser fluentes é um passo fundamental para alcançar esse objetivo. Por isso, se queremos ter inglês fluente, é muito importante consumir conteúdos em inglês.

Desde filmes, séries, músicas, até podcasts, jornais e livros. Assim, conseguimos ter cada vez mais repertório e capacidade de uso fluente do idioma!

Apenas quem está no nível C2 é considerado fluente ❌

A fluência não está necessariamente relacionada ao nível mais avançado de domínio de um idioma. Você pode estar em um nível não tão avançado segundo o Quadro Comum Europeu e, ainda assim, possuir fluência no idioma.

O nível C2 equivale a falantes com alto nível de educação. Muitos nativos não chegam a se enquadrar nessa classificação.

Como vimos, ser fluente é ser capaz de se comunicar e compreender a língua. Então, se você é capaz de usar uma língua estrangeira para comunicação, é considerado fluente, mesmo que não esteja em um nível avançado!

Sem prática constante, é possível perder a fluência ✔

Sim! O nosso cérebro naturalmente “exclui” informações que não são mais usadas constantemente, para abrir lugar para novos aprendizados.

Desse modo, se você alcançar o inglês fluente, mas, logo em seguida, deixar de se dedicar aos estudos da língua, em algum momento você pode perder sua fluência. Assim sendo, estude sempre e a fluência será sua amiga pela vida toda!

Após alcançar a fluência, não há mais nada para aprender ❌

A fluência não é uma “etapa final” de aprendizagem de um idioma. Ser fluente não significa ter conhecimento absoluto de uma língua. Afinal, nós somos fluentes em português brasileiro e, ainda assim, estamos sempre aprendendo mais sobre nossa primeira língua.

Nós nunca conhecemos por completo as línguas que aprendemos. Sempre há algo novo que podemos descobrir. Sendo assim, é um mito a ideia de que, após a fluência, não há mais o que aprender!

Estudar todo dia é melhor do que um curso intensivo ✔

Como vimos anteriormente, a fluência leva tempo para ser desenvolvida. É um processo que não combina com a pressa. Por isso, para que você realmente consiga desenvolver seu inglês fluente, um estudo constante e diário é muito eficiente.

Dependendo do seu perfil de aprendizagem, o curso intensivo pode acabar tendo um efeito negativo, sobrecarregando você de informações e trazendo frustração quando a sonhada fluência não chegar rápido o suficiente.

Para a fluência, falar é mais importante do que ler e escrever ❌

Essa é uma percepção que podemos acabar tendo, visto a relação imediata que fazemos entre “fala” e “fluência”. No entanto, a fluência não se dá só pela fala. Por exemplo: para atingir o inglês fluente, não basta falarmos inglês de modo fluido e claro.

Também precisamos ter capacidade de comunicação pela escrita, além de conseguir compreender o idioma escrito e falado. A fluência engloba todas as quatro habilidades!

Testes de proficiência ajudam a avaliar a fluência ✔

Testes de proficiência que avaliam nossa compreensão auditiva e escrita, além de nossa capacidade de comunicação verbal e escrita, são um excelente modo de avaliar a fluência! A partir deles, conseguimos ter uma noção mais exata de quão fluentemente nos expressamos no idioma.

Descubra seu nível de proficiência em inglês!

Você conferiu os mitos e verdades sobre o inglês fluente. Os testes de proficiência podem nos ajudar a ter noção do nosso progresso num novo idioma. Para medir seu conhecimento no inglês, faça o teste de nivelamento do Letras Academy! Let’s test our skills!

Banner roxo com chamada para o Teste de nivelamento do Letras Academy

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts