7 de Março de 2021, às 12:00
Se estivesse vivo, Chico Science teria aproximadamente 55 anos e não dá para imaginar como a sua música estaria impactando e contribuindo ainda mais para a cultura brasileira.
Falecido no dia 2 de fevereiro de 1997 em um acidente de carro, Chico Science foi um dos fundadores do movimento Manguebeat e esteve à frente de uma das bandas mais importantes da cena rock de Recife, a Chico Science & Nação Zumbi.
Como dizia Chico, modernizar o passado é uma evolução musical, e foi exatamente o que ele fez, uma transformação na música.
Vamos relembrar a seguir algumas das melhores frases de Chico Science!
Abra o coração e venha curtir um pouco do legado que Chico Science deixou para a música brasileira.
1. Andando por entre os becos, andando em coletivos. Ninguém foge a vida suja dos dias da manguetown
2. Eu voarei por toda a periferia, vou sonhando com a mulher que talvez eu possa encontrar
3. Cavaleiros circulam vigiando as pessoas, não importa se são ruins, nem importa se são boas
4. E a cidade se apresenta centro das ambições, para mendigos ou ricos e outras armações
5. A cidade não pára, a cidade só cresce. O de cima sobe e o de baixo desce
6. Da lama ao caos, do caos a lama, o homem roubado nunca se engana
7. Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça
8. Eu me organizando posso desorganizar
9. São demônios os que destroem o poder
10. Modernizar o passado é uma evolução musical
11. O medo dá origem ao mal, o homem coletivo sente a necessidade de lutar. O orgulho, a arrogância, a glória enche a imaginação de domínio
12. Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar
13. Eu só quero andar nas ruas do Brasil, andar com o mundo livre sem ter sociedade. Andando pelo mundo e todas as cidades
14. Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor!
15. Há fronteiras nos jardins da razão
16. No caminho é que se vê, a praia melhor pra ficar
17. Toda fauna-flora grita de amor, quem segura o porta-estandarte tem a arte, tem a arte
18. Todo quadro negro é todo negro é todo negro. Que eu escrevo seu nome nele só pra demonstrar o meu apego
19. Somos todos juntos uma miscigenação e não podemos fugir da nossa etnia. Índios, brancos, negros e mestiços, nada de errado em seus princípios
20. Por de trás de algo que se esconde, há sempre uma grande mina de conhecimentos e sentimentos
21. Não há mistérios em descobrir, o que você é e o que você faz
22. Vou pegar aquele capitão, vou juntar a minha nação na terra do maracatu
23. É só uma cabeça equilibrada em cima do corpo procurando antenar boas vibrações
24. Não encosta em mim que hoje eu não tô pra conversa
25. Tu só quer ficar na minha porque eu tô de mão cheia
26. Ele só quer escutar o que ela quer dizer, ela sabe do desejo do seu coração
27. Por amor, ou por besteira?
28. A menina esperava seu homem chegar e olhava todo dia a linha do mar
29. Cientistas criam o novo, artistas levam a fama
30. Computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro
31. Mas enquanto o mundo explode, nós dormimos no silêncio do bairro
32. Fechando os olhos e mordendo os lábios, sinto vontade de fazer muita coisa…
33. Não conseguimos acompanhar o motor da história, mas somos batizados pelo batuque e apreciamos a agricultura celeste
34. Borboletas se equilibram no espaço, um muro velho em minha face, uma cadeira flutua num espiral
35. Flores em minha camisa numa tarde do bairro e enquanto caminho pelas ruas da cidade, lembro que uma sobremesa me espera em casa…
36. Porque o barro arrudeia o mundo e a TV não tem olhos pra ver
37. Andando por cima da terra, conquistando o seu próprio espaço, é onde você pode estar agora
38. E quando estou contigo eu quero gostar, e quando estou um pouco mais junto eu quero te amar
39. Vou ficar de andada até te achar, prometo meu amor vou me regenerar
40. Acho que você não sabe o que é isso não, e se sabe pelo menos você pode fingir, e em vez de cair em suas mão preferia os seus braços
O cantor e compositor Chico Science nasceu em Recife, em 1966, e ficou conhecido por ser o maior representante do movimento Manguebeat, surgido no início da década de 90.
O movimento Manguebeat foi uma junção de música e estilo que misturava o maracatu de Pernambuco com o rock e hip-hop. Já nas roupas, era comum o uso do chapéu de palha, camisetas coloridas, óculos escuros e colares.
Duas bandas tiveram papel fundamental no movimento: Mundo Livre S/A e Chico Science & Nação Zumbi. Formada em 1990, a banda contava com o líder e vocalista Chico Science e os integrantes Lúcio Maia, Dengue, Toca Ogam, Canhoto, Gira, Gilmar Bola e Jorge Du Peixe.
Com um estilo totalmente inusitado, ganharam notoriedade na mídia em junho de 91, depois de uma apresentação em Olinda, no espaço Oásis. Lançaram dois álbuns, Da Lama ao Caos, em 1994 e Afrociberdelia, de 96.
Um acidente trágico de carro levou Chico Science à morte precoce, com apenas 29 anos, no dia 2 de fevereiro de 1997.
Durante o trajeto entre Olinda e Recife, o carro de Chico chocou-se em um poste e o cantor já chegou ao hospital sem vida.
Chico se tornou uma das figuras mais importantes da cultura brasileira ao criar o Manguebeat e influenciar diversos artistas. A banda de Chico continuou apenas com o nome Nação Zumbi e o integrante Jorge dü Peixe assumiu os vocais.
O Manguebeat foi mais um entre os tantos gêneros musicais que existem no Brasil, o que faz da música brasileira uma das mais representativas do mundo.
Vem com a gente conferir os 6 principais estilos musicais do país.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.