Listas musicais

Conheça os 12 clipes mais caros da história da música

Por Érika Freire

21 de Julho de 2021, às 12:00


Os videoclipes evoluíram muito ao longo da história e são, sem dúvida, parte importante do universo musical. 

Através do clipe, os artistas podem contar histórias e se aproximarem do público, fazendo com que a divulgação de seu trabalho tenha um impacto ainda mais expressivo.

Desde que a MTV americana foi ao ar, em 1981, a produção audiovisual passou a ser vista como parte do trabalho dos músicos.

Alguns capricharam tanto e criaram superproduções dignas de cinema. E, claro, para que o projeto saísse do papel, muito dinheiro precisou ser investido. 

Quer saber quais são os clipes mais caros da história? Será que a sua banda preferida está na lista? Vem conferir! 

Os clipes mais caros da história

Na década de 90, a produção de videoclipes se intensificou ainda mais e artistas como Madonna e Michael Jackson realizaram produções pra lá de impactantes e milionárias! 

Scream — Michael Jackson e Janet Jackson

Apontado como o videoclipe mais caro da história da música, Scream marca a parceria dos irmãos Michael e Janet Jackson. Lançado em 1995, Scream mostra Michael e Janet viajando pelo espaço e custou 7 milhões de dólares. 

Todo em preto e branco, para a época o clipe representou uma mega produção com ares futuristas e tinha como objetivo também amenizar a imagem de Michael Jackson por conta das acusações de abuso sexual de menores. 

Work Bitch — Britney Spears 

A princesinha do pop Britney Spears costumava caprichar na produção de seus videoclipes. Mas a maior grana investida foi em Work Bitch, lançado em 2013. A música faz parte do oitavo álbum de estúdio da cantora, Britney Jean.

O clipe, que custou aproximadamente 6,5 milhões de dólares, marcava a volta da cantora e o diretor Ben Mor quis mostrar a ideia que Britney estava com força total em uma nova fase.

Die Another Day — Madonna

Madonna não tem apenas um, mas sim três clipes entre os mais caros da história. Lançado em 2002, Die Another Day se tornou o segundo clipe mais caro do mundo, no valor de 6,1 milhões de dólares e foi dirigido pela Traktor, uma equipe de audiovisual sueca.

Madonna tem outros dois clipes super caros, Express Yourself e Bedtime Story, ambos em torno de 5 milhões de dólares. 

Estranged — Guns N’ Roses 

Quase um curta-metragem, Estranged, do Guns N’ Roses custou cerca de 4 milhões de dólares e faz parte de uma trilogia juntamente com os clipes de Don’t Cry e November Rain.

Axl Rose é procurado por membros da SWAT, assim começa Estranged, que tem quase 10 minutos de duração e foi lançado em 1993. No final, o vocalista é resgatado por um grupo de golfinhos. Dá pra imaginar o motivo do clipe ter sido tão caro. 

Black Or White — Michael Jackson

O rei do pop tem outro videoclipe entre os mais caros da história: Black Or White. Aliás, Michael foi um artista inovador quando o assunto é clipe, prova disso é o clássico Thriller. Tanto Thriller quanto Black Or White foram dirigidos por John Landis. 

Lançado em 1991, Black Or White contou com a participação de Macaulay Culkin, Tess Harper, Tyra Bankse George Wendt e teve um custo aproximado de 4 milhões de dólares

Cartoon Heroes — Aqua 

Clipe do ano 2000 da banda dinamarquesa de pop Aqua, Cartoon Heroes custou 3,5 milhões de dólares. O Aqua ficou conhecido pelo hit Barbie Girl, lançado em 1997.

Por conta do sucesso estrondoso da canção, a gravadora achou que Cartoon Heroes teria o mesmo destino e decidiu não economizar na produção. 

Mas o tiro saiu pela culatra e a canção não teve a mesma repercussão, a não ser ter entrado para a lista dos mais caros do mundo.

Victory — Puff Daddy

Puff Daddy ganhou notoriedade em 1997 com a música I’ll Be Missing You, que conta com o sample de Every Breath You Take, do The Police. Um ano depois, o rapper lançou Victory, dirigido por Marcus Nispel e presente no álbum No Way Out

Marcus Nispel se inspirou no filme Sobrevivente para dirigir o futurístico Victory, que teve custo de 2,7 milhões de dólares.

Heartbreaker – Mariah Carey 

Heartbreaker é mais um clipe na lista dos mais caros, com um custo de 2,5 milhões de dólares. É considerado o clipe mais caro da carreira de Mariah Carey e contou com o mesmo diretor dos filmes Dragão Vermelho e X-Men: O Confronto Final, Brett Ratner. 

Lançado em 1999, Heartbreaker foi filmado no Los Angeles Theatre e tem um clima de comédia ao contar a história de amigas que se reúnem para acabar com o encontro do namorado de Mariah Carey com a amante.

2 Legit 2 Quit — MC Hammer 

O videoclipe de 2 Legit 2 Quit, do MC Hammer contou com a participação de James Brown, além de outras celebridades. 

Foi lançado em 1991 e faz parte do quarto disco da carreira do cantor, Too Legit to Quit. Com quase 15 minutos de duração, a gravadora precisou desembolsar aproximadamente 2,5 milhões de dólares em 2 Legit 2 Quit.

O investimento foi positivo e a coreografia do clipe virou hit nas pistas de dança.

What’s It Gonna Be?! — Busta Rhymes e Janet Jackson

Os clipes futuristas exigem um investimento alto em suas produções e What’s It Gonna Be?!, do Busta Rhymes e Janet Jackson é outro exemplo. 

Na lista dos videoclipes mais caros da história, What’s It Gonna Be?! foi lançado em 1999 e precisou de 2,4 milhões de dólares.

It’s All Coming Back to Me Now — Céline Dion

Filmado em um palácio em Praga, na República Checa, It’s All Coming Back to Me Now, de Céline Dion, custou 2,3 milhões de dólares.

Dirigido por Nigel Dick, o clipe foi lançado em 1996 e mostra a Céline Dion sendo assombrada pela imagem de seu amante. A versão completa tem quase 8 minutos de duração.

Larger Than Life — Backstreet Boys

A boy band mais queridinha dos anos 90 entrou para a lista de clipes mais caros com Larger Than Life, música que faz parte do álbum Millennium, de 1999. 

Dirigido por Joseph Kahn, Larger than Life é mais um clipe com visual futurista e mostra os integrantes do Backstreet Boys como se fossem super heróis vestidos com suas armaduras de ferro.

Joseph Kahn teria se inspirado em Blade Runner e Star Wars para dirigir o clipe, que custou 2,1 milhões de dólares

Os 13 melhores clipes internacionais da história

O videoclipe evoluiu muito ao longo da história e se tornou uma importante ferramenta de divulgação para as bandas. Alguns artistas capricharam tanto em suas produções que alguns clipes fizeram história. 

Depois de conhecer os clipes mais caros da história, vem relembrar os 13 melhores clipes internacionais de todos os tempos! 

clipes internacionais

Temos mais conteúdos interessantes pra você: 

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.