Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Tetê Espíndola, dona do hit Escrito Nas Estrelas

Muito além do hit que viralizou no TikTok, Tetê Espíndola é uma das maiores cantoras da MPB, e você vai saber tudo sobre a sua trajetória de sucesso agora.

Biografias · Por Ana Paula Marques

11 de Janeiro de 2024, às 12:00

A biografia de Tetê Espíndola tem deixado muita gente curiosa, e não é por acaso. A cantora sul-mato-grossense voltou às paradas e às notícias após uma menção inusitada em um reality show de grande sucesso, A Fazenda.

Biografia Tetê Espíndola
Créditos: Reprodução / Facebook

Seu maior hit, Escrito Nas Estrelas, cocriado pelos talentosos Arnaldo Black e Carlos Rennó na década de 1980, foi “redescoberta” pelos internautas no embalo do sucesso da ex-atleta Márcia Fu no reality, atingindo o auge nas paradas virais do Spotify.

Muito antes de viralizar, no entanto, Tetê Espíndola cravou seu lugar de destaque na MPB, com sua voz distintiva, sua habilidade multi-instrumentista e seu talento como compositora.

Exótica, amante da natureza e apaixonada por sua arte, a cantora tem uma discografia estrelada e uma história inspiradora, que você vai descobrir neste texto. Vamos lá!

Tetê Espíndola: a biografia de uma das vozes mais distintas da música brasileira

A biografia de Tetê Espíndola teve início na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde a cantora nasceu e foi batizada como Terezinha Maria Miranda Espíndola, em 11 de março de 1954

Criada em meio a muitos irmãos, todos apaixonados por música, Tetê desde cedo teve sua vida permeada pela melodia e pelo ritmo. Por muito tempo, nomes como Beatles e Janis Joplin e a bossa nova foram suas principais fontes de inspiração.

O amor pela música na família Espíndola

A arte fazia parte do dia a dia da família. Ela encenava peças teatrais com a mãe e os irmãos. E três primos da cantora, habilidosos pianistas, chegaram até a se apresentar para o então presidente Getúlio Vargas.

Foi também de casa que veio o maior incentivo para enveredar pelo mundo da música. Foi o irmão Sérgio que ensinou Tetê a tocar violão, por exemplo. 

Não demorou até a cantora passar a integrar o grupo Luz Azul, que conquistou palcos em Campo Grande e Cuiabá, marcando o início da trajetória musical da jovem Tetê.

Biografia de Tetê Espíndola: sucesso “escrito nas estrelas”

A voz aguda e harmoniosa da cantora a tornou uma sensação no Centro Oeste brasileiro. Ela chegou a se apresentar por toda a região, inclusive na Chapada dos Guimarães, e aos 14 anos já havia vencido um festival em Campo Grande. 

Em 1977, ao lado dos irmãos, a artista decidiu migrar para São Paulo em busca de oportunidades, resultando na assinatura com a Polygram/Philips e no lançamento do primeiro disco, Tetê e o Lírio Selvagem, em 1978.

O ponto alto de sua carreira ocorreu pouco depois, mais especificamente em 1985, após uma participação no Festival dos Festivais. O programa fazia parte da celebração do aniversário de 20 anos da Globo e foi vencido por Tetê, com a música Escrito nas Estrelas

Maior sucesso de sua carreira, a faixa foi escrita em parceria com o marido Arnaldo Black e o produtor Carlos Rennó. Nos anos seguintes, Tetê continuou a conquistar o Brasil, realizando turnês e gravando álbuns solo, como Ouvir-Bird (1991) e Só Tetê (1994).

Além do sucesso musical, Tetê Espíndola também deixou sua marca na trilha sonora do filme Mônica e a Sereia do Rio e em participações cinematográficas, como no curta-metragem Caramujo-Flor.

Biografia de Tetê Espíndola: além da música

Ao longo de sua carreira, Tetê também tem demonstrado um profundo comprometimento com questões sociais e ambientais, utilizando sua voz não apenas como meio de expressão artística, mas também como uma ferramenta para a defesa de causas importantes.

Carinhosamente conhecida como “menina passarinho”, a artista sempre esteve conectada à natureza, sobretudo após sua incursão na Chapada dos Guimarães.

Desde então, a cantora tem se envolvido ativamente em projetos que visam à preservação ambiental, como sua viagem à Amazônia em busca do canto do uirapuru, que foi aproveitado no disco Ouvir-Bird

Em 2020, Tetê Espíndola reuniu grandes nomes da música, como Ney Matogrosso e Arnaldo Antunes, no projeto “Pantanal Somos Todos Nós”. 

A cantora e seus convidados gravaram uma versão da faixa Adeus, Pantanal para protestar contra a destruição do ecossistema pantaneiro após uma destruidora temporada de incêndios.

Viral nas redes: o ressurgimento de Escrito Nas Estrelas

A biografia de Tetê Espíndola ganhou um novo capítulo recentemente por um motivo inesperado e inusitado.

Durante participação no reality A Fazenda, a ex-jogadora de vôlei Márcia Fu cantou com sua voz rouca um trecho da música Escrito Nas Estrelas. Foi o suficiente para a nova geração de internautas “redescobrir” o maior sucesso da carreira da cantora.

A faixa chegou ao topo da parada de virais do Spotify Brasil, alcançou quase 30 milhões de visualizações no YouTube e conquistou novos fãs Brasil afora.

Nas redes sociais, a artista comemorou a nova onda de sucesso da música e aproveitou para falar com os fãs recém-chegados: “Convido a todos a ouvirem minha discografia nas plataformas digitais, vou adorar”.

O estilo único de Tetê Espíndola

Tetê Espíndola chamou a atenção da indústria musical desde cedo por sua voz singular, aguda e cheia de presença, bem como sua habilidade de mesclar diversos gêneros musicais. 

Sua música incorpora elementos de MPB, música regional e experimentação sonora, sempre com sua herança sul-mato-grossense no cerne de sua musicalidade. 

A cantora também é famosa por incorporar influências que vão da música clássica ao rock: evidência de sua musicalização nos anos 1960, ao som de Beatles, Janis Joplin e Jovem Guarda.

Hoje, Tetê Espíndola segue a influenciar e inspirar gerações, consolidando seu lugar como uma das artistas mais inovadoras do Brasil.

A arte de geração em geração na família Espíndola

Além de ter começado sua carreira ao lado dos irmãos, Tetê Espíndola segue vivendo a música em seu cotidiano, ao lado da família.

A parceria com o marido Arnaldo Black, com quem é casada há mais de três décadas, não rendeu apenas o sucesso Escrito nas Estrelas

Da relação, nasceram também os dois filhos da cantora: o cantor, compositor e guitarrista Dani Black e a cineasta Patricia Black.

Conheça outros grandes nomes da MPB

Se você gostou de conhecer a biografia de Tetê Espíndola, não deixe de ler nosso material sobre grandes nomes da MPB: 15 cantores que fizeram história.

A lista traz verdadeiros gênios da música brasileira que deixaram suas contribuições atemporais para a cultura do país, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e muitos outros!

Cantores da MPB

Leia mais: