LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Listas musicais

As melhores bandas de heavy metal de todos os tempos

Por Érika Freire

15 de Fevereiro de 2020, às 06:30


Guitarras distorcidas, presença de palco agressiva e vocais com tom sombrio… Essas são as características de um dos mais pesados estilos de rock, surgido no final dos anos 60, no meio da década paz e amor: o heavy metal!

As primeiras bandas a despontarem na cena foram Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple. Mas, se perguntarem quem inventou o heavy metal, o voto é unânime: Black Sabbath!

Desde então, o estilo mais pesado e um tanto teatral adotado por algumas bandas foi servindo de inspiração para transformar o que hoje compreendemos como heavy metal.

Muita coisa boa surgiu, e tentamos reunir as melhores bandas do gênero. Bora lá conhecer os maiores nomes do heavy metal?

As 17 melhores bandas de heavy metal

Vem com a gente que vai começar o bate cabeça! 

Black Sabbath

O maior nome por trás do heavy metal é o Black Sabbath, formado em 1968 em Birmingham, Inglaterra. Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward contribuíram para impulsionar o heavy metal para o mundo. 

Foram quase 20 álbuns de estúdio lançados, alguns Grammys e mais de 70 milhões de cópias vendidas ao longo da história da banda.     

Iron Maiden

Formado na Inglaterra em 1975, o Iron Maiden continua com força total, entregando o melhor do heavy metal para fãs do mundo todo. 

Bruce Dickinson e sua turma venderam cerca de 100 milhões de cópias e ganharam muitos prêmios, inclusive o de Melhor Performance de Metal no Grammy de 2011. 

AC/DC

Também na ativa, o AC/DC surgiu na Austrália em 1973. Apesar do estilo mais diferente, misturando gêneros do blues e hard rock, a banda nunca é deixada de lado em listas dos melhores do heavy metal.

Judas Priest

A Inglaterra foi o grande berço do estilo heavy metal, e o Judas Priest surgiu lá, em 1969, também em Birmingham. 

Ainda na ativa, a banda é, sem dúvidas, uma das precursoras do estilo, e inspirou muitas outras bandas.  

Sepultura

O heavy metal brasileiro tem muita história e fez o país ser reconhecido como um excelente cenário do estilo agressivo.

O Sepultura é, sem dúvida, o maior nome do metal nacional. A banda foi criada em Belo Horizonte, em 84, pelos irmãos Max Cavalera e Igor Cavalera.    

Metallica

Formado em 1981, o Metallica é uma das bandas mais bem sucedidas do heavy metal. Só o Black Album, disco que projetou o talento da banda para o mundo, vendeu mais de 40 milhões de cópias!

Foram 10 trabalhos de estúdios lançados, sendo o mais recente Hardwired… to Self-Destruct, lançado em 2016.

Slayer

Quando lançaram, em 86, o álbum Reign in Blood, o terceiro trabalho do Slayer foi apontado pela revista britânica Kerrang! como sendo o mais pesado de todos os tempos. 

O Slayer surgiu em 81 nos Estados Unidos e tem seu estilo reconhecido como trash metal, um dos subgêneros do metal.

Deep Purple

Uma das pioneiras do metal, a banda Deep Purple foi formada na Inglaterra, mais precisamente em Hertford, em 68. 

Eles venderam mais de 100 milhões de álbuns pelo mundo e, apesar do estilo pesado, incorporaram influências do blues, hard rock e rock psicodélico.  

Slipknot

O Slipknot, liderado pelo incrível Corey Taylor, foi formado em Iowa, nos Estados Unidos, em 95. A banda ficou conhecida pelo uso das máscaras e uniformes industriais nos shows e é considerada uma das melhores bandas de metal da atualidade.

O slipknot alcançou a marca de 2 milhões de cópias com seu disco de estreia, Mate. Feed. Kill. Repeat, e levou o Grammy de Melhor Performance de Metal com a música Before I Forget.

Conheça as 10 melhores músicas do Slipknot.

System Of a Down

Multi instrumentistas, os meninos do System Of a Down não demoraram a chamar a atenção com o seu som pesado, com misturas de mandolins elétricos, violões de doze cordas e guitarra barítona. 

Com influências do Faith No More, do Primus e do Nomeansno, a banda nasceu na Califórnia e ganhou o mundo com o segundo álbum, Toxicity.

Motörhead

Outro grande peso do heavy metal, a banda inglesa Motörhead foi formada em 1975. 

No início, alheio aos rótulos, o líder Lemmy dizia que a banda apenas fazia rock and roll. A banda ficou na ativa até 2015 e lançou 22 álbuns de estúdio.  

Pantera

O Pantera foi uma das bandas que ficaram conhecidas por misturar os subgêneros do heavy metal, como o groove metal, o trash e o glam metal. 

Apesar de ter surgido em 81, no Texas, a banda se projetou com o álbum Cowboys from Hell, lançado em 90.

Mercyful Fate

Saindo do berço metaleiro da Inglaterra e Estados Unidos, o Mercyful Fate surgiu em Copenhague, Dinamarca, em 1981. 

O Mercyful Fate faz o chamado black metal, com letras que falam sobre ocultismo e satanismo. Aah, e tem previsão da banda se reunir este ano, viu?

Angra

Outro brazuca de responsa é o Angra, formado em 91, em São Paulo, por Rafael Bittencourt e André Matos, vocalista que infelizmente faleceu em junho de 2019. 

Led Zeppelin

Formado em Londres em 1968, o Led Zeppelin iniciou a sua trajetória praticamente no mesmo período em que os grandes nomes do heavy metal surgiram. Porém, em seu estilo, podemos notar muito mais influências do blues e do rock psicodélico. 

A banda foi uma das mais inovadoras do rock, sendo premiada com cinco álbuns de diamante.

Alice In Chains

O Alice In Chains veio de Seattle, berço do grunge, e isso fez com que muitos rotulassem a banda como parte do movimento. Inclusive, existe essa discussão até hoje. 

Mas, quando ouvimos atentamente o som dos caras, logo notamos a influência do metal, mesmo que com variações entre outros estilos. 

Megadeth

Liderado por Dave Mustaine, ex Metallica, o Megadeth surgiu em 83 e é hoje considerado um dos maiores nomes do trash metal ainda em atividade. 

Foram mais de 25 milhões de cópias vendidas e 16 trabalhos de estúdio.  

Continue com o melhor do heavy metal

E aí, o que achou da nossa seleção de melhores bandas de heavy metal? Conta pra gente como ficaria a sua lista! Continue com o bate cabeça com essa playlist especial de metal para você ouvir enquanto trabalha.  

Heavy metal no trabalho