Pular para o conteúdo

Alfabeto em inglês: guia completo para dominar a pronúncia

Conheça o alfabeto em inglês e aprenda a pronunciar todas as letras. Confira músicas com o tema para expandir seu vocabulário.

Inglês · Por Felipe Oliveira

28 de fevereiro de 2024, às 10:00

O alfabeto em inglês tem as mesmas 26 letras que o alfabeto em portugês. Porém, sua pronúncia é bastante diferente.

A pronúncia em inglês tem diversas particularidades, e dominar seu alfabeto é fundamental para entender as distinções entre long vowels (vogais longas) e short vowels (vogais curtas), por exemplo.

Pensando nisso, estamos aqui para te ensinar tudo sobre o alfabeto em inglês e eliminar qualquer dúvida. Vamos lá?

Alfabeto em inglês: aprenda as letras e suas pronúncias

A pronúncia do alfabeto em inglês pode ser o que mais confunde os estudantes iniciantes. Isso porque temos como referência o alfabeto de nossa língua nativa, e fazer essa transposição não é uma coisa tão automática para quem está começando.

Mas não se preocupe! Com prática, o alfabeto em inglês será mais natural para você, e você conseguirá soletrar qualquer palavra com facilidade.

Para te ajudar, confira como falar o alfabeto em inglês e pratique:

Letra do alfabetoPronúncia
Aêi
B
C
Ddi
Eí
Féf
Gdgí
Hêiti
Iái
Jdjêi
Kquêi
Lél
Mem
Nen
Oôu
P
Qquíu
Rar
Sés
Tti
U
V
Wdâbouiú
Xéquis
Yuai
Z

A pronúncia das palavras em inglês

É importante lembrar que a pronúncia do alfabeto em inglês é diferente da pronúncia das palavras em inglês. Ou seja, só porque a letra “a” se pronuncia “êi”, não significa que toda palavra na língua inglesa que tenha essa letra terá sempre essa pronúncia.

Mas calma! Isso não significa que toda palavra é pronunciada diferente das letras que a compõem. Temos palavras que acompanham o som da letra “a”, como por exemplo label, apron e male.

Além disso, há letras que mudam de som quando se juntam a outras ou ainda são silenciosas a depender da palavra. É o caso da letra “h”, quando está sozinha pode ter o som do “r” da língua portuguesa, como em hotel e host.

Porém, a letra “h” também pode ser silenciosa, como em hour e heir. Nesses casos, a letra “h” não produz som nenhum, e é mesmo por isso que essas palavras possuem som vocálicos e são acompanhadas do artigo indefinido an.

E a letra “h” ainda pode se juntar a outras letras, como -sh e -ch e formar outros sons, como push e lunch. Quando se junta com a letra “t”, o “h” pode formar dois sons diferentes: um como em thanks e outro como em father.

Se você está achando que é muita informação, não se esqueça! Para ficar craque em pronunciar as palavras em inglês, você pode sempre acessar o dicionário de prounúncia do Letras e tirar suas dúvidas!

Origem e curiosidades sobre o alfabeto em inglês

O alfabeto em inglês passou por diversas mudanças até chegar a como o conhecemos hoje. A língua inglesa inicialmente era representada por runas, e o alfabeto romano foi introduzido posteriormente pelos missionários evangelizadores da região onde hoje é a Inglaterra.

No século XI, o alfabeto foi colocado em ordem, facilitando a sua organização. Na época, o símbolo “&” fazia parte do alfabeto! Já as letras “j”, “u” e “w” ainda não faziam parte do alfabeto em inglês na época, e só foram adicionadas depois.

Aliás, você sabia que antes de se tornar uma letra oficial no alfabeto, o “w” era escrito com duas letras “u” em sequência? Por isso o seu nome em inglês é “double-u”, ou seja, duplo “u”.

Ah, e você já deve ter reparado que as palavras em inglês não costumam ter acentuação, não é mesmo? Geralmente apenas palavras emprestadas de outras línguas costumam ter acentuação, visto que isso realmente não faz parte da língua inglesa.

Dicas para memorizar o alfabeto em inglês

Para não passar aperto quando precisar soletrar alguma coisa, é bom ter o alfabeto em inglês na ponta da língua!

Trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a arrasar nos seus estudos. Veja:

  • Preste atenção nas diferenças: algumas letras possuem pronúncias muito parecidas, e outras se parecem com letras e palavras da língua portuguesa. Por isso, pratique bastante essas diferenças.
  • Use recursos visuais: ao invés de tentar guardar tudo na sua cabeça, ajude o seu cérebro a criar reforços mentais através da visualização das palavras. Você pode fazer isso com flashcards ou até mesmo escrevendo as palavras para treinar.
  • Pratique a pronúncia: repita as letras em voz alta e se familiarize em como pronunciar o alfabeto em inglês. Spelling Bee é um jogo em inglês bastante famoso e útil para isso. 

Temos uma última dica muito especial: pratique com música! Aprender inglês com música é uma das nossas paixões, e com o alfabeto não poderia ser diferente! 

Separamos as melhores músicas para te ajudar a praticar. Confira!

Músicas com alfabeto em inglês

A música é uma ótima forma de praticar a pronúncia do alfabeto em inglês. Com exemplos descontraídos e que já fazem parte da nossa vida, podemos fixar nosso conhecimento de forma simples e divertida.

Se liga na nossa seleção para aprender o alfabeto em inglês com música e solte a voz com a gente!

The Alphabet Song — Xuxa

Não tem nada mais clássico do que The Alphabet Song! Muito usada para aprender o alfabeto em inglês de A a Z, é uma ótima porta de entrada pois apresenta todas as 26 letras e sua pronúncia.

ABC — The Jackson 5

Outro grande clássico é ABC, do The Jackson 5. Apesar de conter apenas as três primeiras letras do alfabeto em inglês, seu refrão chiclete e nossa familiaridade com a canção podem nos ajudar muito a praticar!

Hollaback Girl — Gwen Stefani

Líderes de torcida usam bastante o recurso de soletrar palavras em suas canções, e Gwen Stefani se aproveita disso no seu grande hit Hollaback Girl para soletrar a palavra B-A-N-A-N-A-S.

Fique atento que banana no caso não se refere à fruta, e sim a uma expressão idiomática. Quando se fala “this is bananas” seria algo como dizer “isso é uma loucura”.

Respect — Aretha Franklin

Uma das canções mais famosas de Aretha Franklin, Respect soletra o seu título de maneira contundente para exigir respeito.

abcdefu — Gayle

Em abcdefu, Gayle aproveita o alfabeto para soletrar F-U, abreviação de um famoso palavrão em inglês.

D-I-V-O-R-C-E — Tammy Wynette

Em D-I-V-O-R-C-E, Tammy Wynette narra a história de uma mãe que soletra palavras que o filho não pode entender. Antes usada para esconder presentes e surpresas da criança, agora é usada para falar discretamente sobre seu divórcio.

Continue aprendendo inglês com música

Música não é bom para aprender apenas o alfabeto em inglês, não! Podemos aprender uma infinidade de coisas através das canções. 

Por isso, confira as 16 melhores músicas para aprender inglês e aproveite o aprendizado leve e divertido do Letras Academy!

Músicas para aprender inglês

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts