Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Alcione: as melhores músicas de uma das Rainhas do Samba

Listas musicais · Por Renata Arruda

17 de Novembro de 2020, às 19:00

Uma das maiores divas da música brasileira, Alcione não é conhecida como a Rainha do Samba à toa.

Cantora e musicista profissional desde os 12 anos, logo em seu álbum de estreia a artista conseguiu emplacar uma canção que ficou 22 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso: a clássica Não Deixe o Samba Morrer.

Alcione
Créditos: Divulgação

Presidente de honra da escola de samba mirim Mangueira do Amanhã, Alcione também é uma verdadeira dama do carnaval, tendo atuado como intérprete em agremiações como a Mangueira, Portela, Beija-Flor, Mocidade e outras, e sendo homenageada por nada menos que três escolas de samba.

Para relembrar a carreira da grande sambista, reunimos aqui alguns dos maiores hinos da Alcione: as 13 melhores músicas da eterna Marrom. Vem ver!

Alcione: as melhores músicas da Marrom

Conta pra gente qual delas é a sua preferida!

Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)

A primeira não podia ser outra! A dramática Você Me Vira a Cabeça é daquelas canções que tocam fundo na alma e dão vontade de cantar a plenos pulmões toda vez que tocam.

Nem o rapper Snoop Dogg resistiu e chegou até a gravar um vídeo ouvindo a música.

Mas tem que me prender (tem!)
Tem que seduzir (tem!)

A Loba

Nada menos que poderosa: podemos resumir assim A Loba, música na qual Alcione assume a persona da mulher que de boba não tem nada e deixa bem claro que não vai dar moleza para o homem que ama.

Não Deixe o Samba Morrer 

Um dos primeiros e maiores sucessos da Alcione, Não Deixe o Samba Morrer é uma composição de Edson Conceição e Aloísio Silva que presta uma verdadeira homenagem ao samba. Ficou 22 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso quando foi lançada.

Meu Ébano

Uma Alcione completamente apaixonada pelo seu preto retinto é o tema de Meu Ébano, que se tornou um grande hit ao fazer parte da trilha sonora da novela América, em 2005.

Juízo Final

Música de Nelson Cavaquinho, Juízo Final é uma canção otimista, que fala sobre o fim da maldade e o reinado do amor. Foi lançada por Alcione, em 1999, no álbum Claridade, e se tornou tema de abertura da novela A Regra do Jogo, em 2015.

Estranha Loucura

Estranha Loucura fala sobre uma mulher apaixonada, que não é muito valorizada pelo homem que ama mas, mesmo assim, não consegue desapegar dele. É uma canção de sofrência daquelas bem dolorosas. 😢

Faz Uma Loucura Por Mim

Lançada no álbum de mesmo nome, em 2004, Faz Uma Loucura Por Mim é daquelas na qual Alcione pede para que o cara mostre que a ama de verdade e faça loucuras por ela. Afinal, se não é pra ficar, não gaste o teu latim.

Mulher Ideal

Mulher Ideal é uma música que representa aquelas mulheres autoconfiantes, que não têm medo de ser quem são e dizer com todas as letras:

E por mais que procure uma outra igual
Pra você serei sempre a mulher ideal

Garoto Maroto

Lançada em 1986, no álbum Fruto e Raiz, Garoto Maroto fala sobre um homem que não vale muita coisa, mas que é tão irresistível que a mulher permite até que ele a faça de brinquedo!

Rio Antigo (Como Nos Velhos Tempos)

Com clima de bossa nova, Rio Antigo é uma canção saudosista. A letra fala de uma época em que o Rio de Janeiro era uma cidade mais tranquila, com crianças na calçada, brincando sem perigo, sem metrô e sem frescão.

Sufoco

Sufoco é um samba curioso: lançado em 1978, a música fala de uma mulher angustiada, que sabe que precisa deixar um relacionamento emocionalmente abusivo, ao mesmo tempo em que acredita que deve perdoar o ser amado.

Meu Vício É Você

Quem nunca se apaixonou tão perdidamente que sentiu como se estivesse viciado pela pessoa amada? É sobre esse sentimento que fala Meu Vício É Você.

Onde o Rio É Mais Baiano

Cantada ao lado de Caetano Veloso, Onde o Rio É Mais Baiano é uma mistura de samba com axé e faz uma homenagem ao bairro da Mangueira, no Rio de Janeiro, onde o Rio é mais baiano. Foi lançada no álbum Alcione – Duetos, em 2003.

Saiba mais sobre Alcione

Alcione Dias Nazareth nasceu no dia 21 de novembro de 1947 na cidade de São Luís, no Maranhão. Seu nome foi escolhido pelo pai, um policial e professor de música, inspirado pela protagonista do livro espírita Renúncia.

O pai foi também o responsável por iniciá-la no universo musical: com ele, aprendeu a tocar trompete e clarinete aos nove anos.

Alcione quando jovem
Créditos: Divulgação

Aos 12 anos, a pequena Alcione realizou sua primeira apresentação profissional, cantando as músicas Pombinha Branca e Ai, Mouraria, acompanhada pela Orquestra Jazz Guarani, da qual seu pai era regente. 

Aos 18, formou-se como professora primária, profissão que exerceu por dois anos, até ser demitida por ensinar seus alunos a tocar trompete.

Amante da música, apresentou-se em programas de TV do Maranhão e do Rio de Janeiro no início da carreira, até ser convidada a realizar uma turnê na Itália, onde ficou morando por dois anos. 

Retornou ao Brasil em 1972 e, em 1975, lançou seu álbum de estreia, A Voz do Samba, pelo qual recebeu seu primeiro disco de ouro.

Capa do álbum A Voz do Samba, de Alcione
Capa do álbum A Voz do Samba / Créditos: Divulgação

Também nos anos 70, ela passou a desfilar no carnaval pela Mangueira. Se tornou um dos grandes nomes da festa, sendo tema do samba-enredo de escolas cariocas como Independentes de Cordovil, em 1989, e Unidos da Ponte, em 1994.

Em 2018, o desfile da agremiação paulistana Mocidade Alegre homenageou os 70 anos da cantora.

Alcione no desfile da Mocidade Alegre
Alcione no desfile da Mocidade Alegre / Créditos: Divulgação

Com mais de 45 anos de carreira, trinta álbuns de estúdio, oito milhões de discos vendidos e inúmeros prêmios, incluindo um Grammy Latino, Alcione é uma das mais importantes artistas do país

Os maiores sambistas antigos

Gostou de ouvir as melhores músicas da Alcione? Então aproveita pra continuar no clima e vem relembrar os 10 maiores sambistas antigos do Brasil!

sambistas antigos

Leia também: