Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Acorda, Pedrinho: a história do hit do Jovem Dionisio

História da música · Por Ana Paula Marques

23 de Maio de 2022, às 17:10

A história de Acorda, Pedrinho, do Jovem Dionisio, começou com uma piada interna e acabou se transformando em um dos maiores virais do Tik Tok.

Mas, afinal, quem é o tal Pedrinho e qual é o tal campeonato que ele não pode perder? Por que ele precisa acordar? E que banda é essa que caiu no gosto de tiktokers de todos os cantos e virou #1 no Spotify Brasil? 🤔

Todo mundo já entrou na onda e caiu na dança da banda formada por cinco amigos de Curitiba, até a Anitta: basta uma visita ao feed da rede social para encontrar vídeos de pessoas malhando ao som da faixa ou convidando alguém para “acordar”.

@vanessalopesr Mãe eu to no SBT HAHAHAHA não deu pra gravar com a Banda mas tudo bem🥺 @neylimaoficial @psirico ♬ ACORDA PEDRINHO – Jovem Dionisio

Ficou curioso? Solta o som na música que virou trend e vem conhecer um pouco mais sobre o hit e a banda Jovem Dionisio!

Quem é Pedrinho?

As redes sociais têm impulsionado muitos hits surpreendentes no mundo inteiro, como a canção I Am Woman, da cantora Emmy Meli, que se tornou um hino das mulheres empoderadas. A história de Acorda, Pedrinho, do Jovem Dionisio, não foi diferente.

Foi a partir de uma brincadeira entre um grupo de amigos de Curitiba que nasceu a faixa que domina as paradas do Spotify e viralizou no Tik Tok e no Instagram.

A música gira em torno do personagem Pedrinho, um frequentador assíduo do bar Dionisio, localizado no Alto da Glória, na capital paranaense.

Chegado em  uma boa cachaça, ele pode ser sempre visto pelos cantos do bar tirando um revigorante cochilo, e por isso precisa ser chamado para despertar.

Quando a música canta “acorda, Pedrinho, que hoje tem campeonato”, está falando da tradicional competição de sinuca que acontece periodicamente no Dionisio, da qual Pedrinho é campeão absoluto.

O clipe da canção é uma verdadeira celebração da cultura de boteco e seus icônicos personagens.

Chama a atenção o capricho nos detalhes, desde a montagem da mesa para o jogo de sinuca às pilhas de engradados vazios pelos cantos — tudo contado de maneira poética, quase como um curta-metragem.

O vídeo, gravado em parceria com a produtora Asteroide, mostra um Pedrinho em sono profundo enquanto os integrantes da Jovem Dionisio fazem de tudo para acordá-lo, inclusive muitas palhaçadas.

Com roteiro de Giuliano Biondi e direção de Guilherme Biglia e Bernardo Pasquali, o vídeo tem quase 10 minutos de duração e mistura efeitos visuais, maquiagem e ambientação para mostrar a história do bebum.

No decorrer da história, os músicos derrubam bebida no amigo, acendem o isqueiro próximo ao seu nariz e até quebram garrafa e vassoura na cabeça do rapaz, mas nada parece acordar o protagonista da faixa.

Os jogadores de sinuca parecem se conformar com a morte de Pedrinho e seguem sua vida, até que retornam ao mesmo bar, décadas depois, para um novo torneio de sinuca.

É então que, para a surpresa e alegria de todos, um Pedrinho bem velhinho está dormindo no mesmo lugar de sempre e, ao receber um taco de sinuca nas mãos, acorda como se nada tivesse acontecido e se torna o campeão da competição.

Ou seja, a “noite foi longa”, como canta a música, mas certamente teve um final feliz para o dorminhoco Pedrinho!

“Intensivão” para compor Acorda, Pedrinho

O Brasil tem marcado presença constante no lançamento de trends no Tik Tok. Foi assim com Anitta, Luísa Sonza e o DJ belo-horizontino Davi Kneip.

Compor uma canção com potencial para viralizar, no entanto, não é tarefa das mais fáceis, como mostra a história de Acorda, Pedrinho, do Jovem Dionísio. A música inspirada pelo bar Dionisio que terminou “hitando” no Tik Tok foi fruto de trabalho intensivo dos músicos da banda.

A composição foi feita em um sítio em Irati, a 155 km de Curitiba, durante uma semana em que os músicos se isolaram da sociedade para escrever músicas.

Banda Jovem Dionisio
Banda Jovem Dionisio
Créditos: Divulgação

Logo na primeira passagem, eles souberam que tinham um hit em potencial nas mãos, com acenos ao pop alternativo da banda indie Glass Animals, mesmo imaginando que os ouvintes poderiam não entender a piada interna sobre o dorminhoco do bar.

Antes do lançamento, no entanto, os músicos fizeram uma sessão exclusiva com Pedrinho e os amigos do bar Dionisio para apresentar a canção e saber se teriam a aprovação deles, que logo veio!

Jovem Dionisio: conheça a banda

A história de Acorda, Pedrinho, hit do Jovem Dionísio, está certamente ligada às origens da banda: foi no bar Dionisio, cenário do clipe, que Bernardo Pasquali, Rafael Duna, Gabriel Mendes, Bernardo Hey e Gustavo Karam decidiram formar o grupo, em 2018.

Os cinco amigos curitibanos misturam influências de sertanejo, forró e funk para produzir seu pop alternativo com um toque de “Jorge Ben, Tim Maia, Arctic Monkeys e Red Hot”, como já contou o vocalista Bernardo Pasquali.

A banda recebe consultoria do empresário Felipe Simas, por trás de nomes como Anavitória e Manu Gavassi, e surfa na onda do sucesso: Acorda, Pedrinho tem mais de 4 milhões de views no YouTube e é #1 no Spotify Brasil, com mais de 1 milhão de streamings por dia!

Quer entender mais sobre os detalhes sobre a história da banda e do hit? A gente te conta em um TikTok! 😜

@letras me conta: como você tentaria acordar o pedrinho? #acordapedrinho #curiosidadesmusicais ♬ som original – Letras.mus.br

Acorda, Pedrinho, do Jovem Dionisio, e outros hits do Tik Tok

Gostou de conhecer a história de Acorda, Pedrinho, do Jovem Dionísio? Então, faça agora mesmo nosso quiz para descobrir qual música do TikTok você é!

A rede social dos vídeos tem ajudado a viralizar muitos sucessos do mundo da música por meio de coreografias, trends e desafios. Qual música mais combina com você?

Quiz: qual hit do TikTok você é