Pular para o conteúdo

Quem foi Rei Sejong, O Grande: o monarca que moldou a Coreia

Saiba quem foi Rei Sejong, o grande, grande monarca da Coreia que criou o Hangul.

Coreano · Por Gabriela Teixeira

20 de março de 2024, às 09:51

Rei Sejong, O Grande, é uma figura icônica na história da Coreia. O monarca não é lembrado apenas como um governante sábio e benevolente, mas também como o criador do Hangul, o alfabeto coreano.

Rei Sejong, o Grande
Foto: Reprodução

Sua visão de um reino mais instruído e sua dedicação ao bem-estar de seu povo fazem dele uma das personalidades mais reverenciadas e influentes na Coreia. Saiba quem foi Rei Sejong e entenda as transformações que ele promoveu para o povo sul-coreano!

Quem foi Rei Sejong, O Grande?

Rei Sejong assumiu o trono em 1418, durante a dinastia Joseon, uma época marcada por inovações significativas em ciência, tecnologia, agricultura e cultura. Sob seu governo, a Coreia experimentou um período de extraordinário desenvolvimento e prosperidade.

Apesar de ter assumido o trono em um período de relativa estabilidade, Sejong não se contentou em manter o status quo. Ele era profundamente comprometido com o bem-estar de seu povo e reconhecia a necessidade de reformas para promover uma sociedade mais justa e equitativa.

A biografia de Rei Sejong

Nascido em 1397, Sejong foi o terceiro filho do Rei Taejong, o terceiro rei da dinastia Joseon. Desde jovem, Sejong demonstrou uma aptidão excepcional para os estudos, especialmente em áreas como literatura, música e ciência.

Sua ascensão ao trono marcou o início de uma era de ouro para a Coreia, com Sejong implementando reformas que tocaram todos os aspectos da sociedade coreana.

Durante seu reinado, Sejong promoveu várias políticas para melhorar a economia e a vida dos agricultores. Ele impulsionou a agricultura através da distribuição de livros sobre técnicas agrícolas avançadas e apoiou a inovação em ferramentas agrícolas.

Além disso, Sejong ordenou a criação de armazéns públicos para armazenar grãos, que podiam ser usados para ajudar o povo em tempos de fome.

Nessa época, a Coreia viu um florescimento sem precedentes da ciência e da tecnologia. O governo de Sejong patrocinou a invenção de um dos primeiros relógios de água movido a pluviômetro, o Jagyeokru, além de desenvolver instrumentos astronômicos avançados e o calendário lunar coreano, que eram fundamentais para a agricultura e a administração.

Um dos maiores legados de Sejong foi seu foco na cultura e educação. Ele estabeleceu a Hall of Worthies (집현전 /Jiphyeonjeon/), uma academia real dedicada à pesquisa e à erudição. Foi lá que o Hangul foi criado, democratizando o acesso à literatura e educação ao criar um sistema de escrita acessível ao povo comum.

A criação do Hangul

A invenção do Hangul, em 1446, foi motivada pelo desejo de Sejong de criar um sistema de escrita que fosse acessível a todos os coreanos, não apenas à elite erudita que conhecia o complicado sistema de escrita chinesa.

O Hangul foi projetado para refletir a estrutura fonética da língua coreana, tornando a leitura e a escrita mais intuitivas. Essa inovação significativa democratizou a literatura e a educação, permitindo que uma parcela muito maior da população se tornasse letrada.

Reconhecimento contemporâneo do Rei Sejong

Hoje, Rei Sejong é celebrado em toda a Coreia por seu impacto transformador na sociedade coreana. Seu legado é lembrado em monumentos, como a grandiosa estátua na Praça Gwanghwamun em Seul, e em festivais que celebram suas realizações.

Cerimônia na estátua do Rei Sejong
Foto: Reprodução

Na cultura popular, Sejong é frequentemente retratado como um governante sábio e compassivo, cujas políticas e invenções continuam a influenciar a Coreia moderna.

A homenagem mais significativa a Rei Sejong, no entanto, é o uso contínuo e a preservação do Hangul como o sistema de escrita oficial da Coreia. O Dia do Hangul, celebrado anualmente em 9 de outubro, é um testemunho da importância da sua invenção para o povo coreano.

Aprenda mais sobre a hierarquia na sociedade coreana

Rei Sejong, O Grande, transcende sua época como um monarca que verdadeiramente revolucionou a sociedade coreana. Seu legado, especialmente a criação do Hangul, se solidificou não apenas como um marco cultural, mas também como um pilar da identidade do país.

Para aqueles que buscam entender mais sobre a rica herança cultural e linguística da Coreia, entenda o uso dos honoríficos coreanos e saiba como demonstrar respeito nas relações entre pessoas de diferentes idades, posições sociais e muito mais!

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts