Pular para o conteúdo

Professor em coreano: aprenda formas de falar sobre a profissão

Descubra como se referir aos professores de acordo com as formalidades.

Coreano · Por Juliane Santos

29 de março de 2023, às 09:00

Quando estudamos um novo idioma, uma das primeiras palavras que aprendemos é professor, afinal é uma das profissões mais importantes e que nos acompanha em várias fases da vida. E você sabia que para falar professor em coreano não podemos chamá-lo apenas pelo nome?

Na Coreia, isso é considerado um desrespeito, pois os professores ocupam uma posição alta na hierarquia. Dessa forma, o ideal é utilizar a linguagem honorífica. Vem com a gente e descubra algumas formas de falar sobre essa profissão.

Como chamar o professor em coreano

선생님 /seonsaengnim/ e 교수님 /gyosunim/ são as duas formas mais comuns de se referir a professor em coreano. Mas qual a diferença? 🤔

교수님

교수님 é um termo especificamente usado para chamar professores universitários, que geralmente têm um título de mestrado ou doutorado. Isso porque a maioria dos termos que envolvem o ambiente “universidade”, 대학교 /daehakkyo/, são diferentes daqueles usados no ensino básico.

As aulas dos 교수님 podem ser chamadas de 강의 (/gangui/, palestra) em vez de 수업 (/sueop/, aula), pois no ensino superior elas são consideradas mais como palestras. Também é preferível dizer tarefa ou trabalho (과제 /gwaje/) ao invés de lição de casa (숙제 /sukje/)!

Veja os termos usados por Woo Won Jae ao falar como deve ir à universidade em We Are (feat. Loco & GRAY):

마르기도 전에 강의실

/mareugido jeone gang-uisillo/

Antes mesmo que sequem, à sala de aula

아 참, 교수님이 문신 땜에

/a cham, gyosunimi munsin ttaeme/

Oh, certo, por causa das tatuagens o professor mandou

긴 팔 입고 오래

/gin pal ipgo orae/

Vir vestido de manga comprida

선생님

Por sua vez, a palavra 선생님 pode ser usada para se referir a outros professores, como de cursinhos particulares e do ensino básico, desde o infantil ao médio. Mas lembre-se de que seu uso não vale para professores de ensino superior.

Veja um exemplo com Power Up, do Red Velvet:

선생님은 내게 말씀하셨죠 (uh uh)

/seonsaengnimeun naege malsseumhasyeotjyo (uh uh)/

Minha professora sempre me disse

Esse termo também pode ser utilizado para mostrar respeito e ser educado com pessoas mais velhas ou que ocupam posições de autoridade como médicos e advogados, por exemplo. É o que ocorre em Reference, de Lee Mujin:

선생님 그리 말씀하셔도

/ne seonsaengnim geuri malsseumhasyeodo/

Sim, senhor, mesmo que fale desse jeito

[…]

여러분의 말씀은

/yeoreobunui malsseumeun/

O que vocês dizem

그저 그런 참고사항일 뿐입니다

/geujeo geureon chamgosahang-il ppunimnida/

São apenas uma referência qualquer

Percebe que a mensagem da letra é para pessoas mais velhas ou estranhos com quem devemos ser respeitosos no geral e não algum professor? No contexto do MV são para os chefes da empresa. 😉

Se você tem uma relação de proximidade com um(a) 선생님, é possível utilizar uma versão abreviada dessa palavra. Combinando partes de cada sílaba em uma só, temos a gíria coreana “쌤 /ssaem/” (ㅅ de 선 + 새 de 생 + ㅁ de 님), que seria equivalente ao “prof”, um jeito informal de chamar os professores aqui no Brasil.

A profissão “professor” em coreano

Note que todos os termos que vimos contém o sufixo -님, um sufixo honorífico. Essa última sílaba foi adicionada no fim das palavras 교수 e 선생, que se referem à profissão ou cargo “professor” em coreano, para tratá-los com reverência.

Além dessas, existem outras duas palavras que podemos usar para a profissão “professor”: 교사 /gyosa/ e 강사 /gangsa/. Ou seja, se somos professores e nos perguntam “Qual é sua profissão?” respondemos com uma dessas opções:

  • 교수: professor universitário
  • 교사: professor de ensino básico (do infantil ao médio)
  • 강사: instrutor ou palestrante

강사 é um termo mais geral que abrange instrutores fora da instituição escola, que normalmente ministram cursos, palestras e treinamentos extraoficiais e são pagos por hora.

Se ficou confuso, é só lembrar que chamamos os médicos de “doutor(a)” no Brasil, mas quando eles apresentam sua profissão não dizem “Eu sou doutor” e sim “Eu sou médico”.

Aprenda a dizer os objetos escolares em coreano!

Vimos as maneiras de dizer professor em coreano e como se referir a eles. Agora pegue um caderno e uma caneta para anotar tudo o que acabou de aprender, e aproveite para aprender a dizer o nome desses e de muitos outros materiais escolares em coreano!

materiais escolares em coreano

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts