Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Zeca Pagodinho: conheça a trajetória do sambista

Conheça a biografia de Zeca Pagodinho, grande nome da música nacional.

Biografias · Por Ana Paula Marques

19 de Março de 2023, às 12:00

Todo mundo sabe que a biografia de Zeca Pagodinho é marcada por muito samba, talento e carisma: combinação que levou o cantor da Zona Norte do Rio a se tornar um dos sambistas mais amados do Brasil.

O cantor, compositor e instrumentista começou sua carreira na década de 1980, participando de rodas de samba na Cidade Maravilhosa, e gravou seu primeiro álbum, Zeca Pagodinho, em 1986. 

Desde então, ele se tornou um dos maiores representantes do samba e pagode no Brasil, tendo lançado mais de 20 álbuns e vendido milhões de discos.

Zeca Pagodinho
Créditos: Divulgação

E não são só as gravações em estúdio que enriquecem a carreira do astro: Zeca Pagodinho lota casas de shows em todo o país e coleciona diversos prêmios, incluindo dois Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode e o Prêmio Shell de Música.

Ele também já participou de programas de televisão e atuou em alguns filmes, como Didi Quer Ser Criança (2004) e A Grande Família – O Filme (2007).

Quer saber mais sobre esse artista conhecido por sua personalidade extrovertida e seu talento ímpar? Vem conhecer um pouco mais sobre o cantor Zeca Pagodinho!

Zeca Pagodinho: a biografia do sambista mais amado do Brasil

A biografia de Zeca Pagodinho começa no bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde nasceu Jessé Gomes da Silva Filho, em 4 de fevereiro de 1959. O cantor teve uma infância simples na Vila da Penha, sempre rodeado pela música: seu pai tocava cavaquinho e sua mãe cantava em rodas de samba

Desse modo, ainda na adolescência o jovem Zeca começou a frequentar as tradicionais rodas de samba no Cacique de Ramos, onde teve a oportunidade de conhecer músicos como Almir Guineto e Jorge Aragão, que o acompanhariam em toda a sua carreira. 

Foi nesse cenário tipicamente carioca que, em 1986, teve início a brilhante carreira do artista. Seu primeiro álbum logo se tornou um sucesso de vendas e apresentou o artista ao público nacional

De lá para cá, Zeca Pagodinho passou a se apresentar em todo o Brasil, consolidando-se como um dos principais representantes do samba e pagode no país.

As influências do sambista mais amado do Brasil

Desde o começo de sua carreira, Zeca Pagodinho se firmou como um artista que bebe das raízes do samba e pagode. Assim, suas principais influências musicais são justamente artistas desse meio, como Cartola, Nelson Cavaquinho, João Nogueira e Candeia. 

Mas não pense que o artista se limitou à música carioca para buscar inspiração. Ele também foi fortemente influenciado pelo samba de roda da Bahia e pelo maracatu pernambucano, bem como o choro e o jazz.

O resultado é uma discografia complexa e versátil, que busca valorizar a tradição do samba e pagode, mesclando diferentes sonoridades e linguagens musicais.

Biografia de Zeca Pagodinho: os principais álbuns e projetos do sambista

Desde os primeiros anos de carreira, Zeca Pagodinho despontou como um dos maiores nomes do samba e pagode no Brasil, tendo lançado diversos álbuns e projetos. 

Logo em seu primeiro álbum, Zeca Pagodinho (1986), o cantor gravou dois de seus maiores sucessos até hoje: Coração em Desalinho e Judia de Mim.

O auge da carreira veio em 1997, quando o artista lançou o projeto Água da Minha Sede, recheado de hits como Vai Vadiar e Maneiras, ultrapassando a bolha do samba e do pagode.

Apenas seis anos depois veio o convite para gravar o Acústico MTV, que contém releituras de grandes sucessos do cantor e uma seleção estrelada de convidados especiais, como Maria Bethânia e Jorge Ben Jor.

Para coroar essa carreira brilhante, Zeca Pagodinho foi convidado de honra da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e emocionou a todos com sua performance.

Durante o evento, o astro cantou o clássico Vai Vadiar acompanhado de um grupo de passistas, homenageando o samba e o Carnaval carioca com sua voz potente e sua carismática presença de palco.

As parcerias estreladas de Zeca Pagodinho

Parcerias de sucesso não faltaram ao longo de toda a carreira e biografia de Zeca Pagodinho.

O sambista carioca já gravou com grandes ídolos do samba, incluindo Beth Carvalho, Martinho da Vila e Arlindo Cruz, além de astros da MPB, como Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Maria Bethânia e Marisa Monte.

Quer mais? O cantor tem parcerias também com Djavan, Ney Matogrosso, Seu Jorge, Chico Buarque e muitos outros ídolos da música brasileira!

Zeca Pagodinho na telinha: do samba para as novelas

Muito se engana quem pensa que é apenas no mundo da música que Zeca Pagodinho se destaca. 

O sambista também já participou de diversos projetos musicais paralelos, como shows, DVD’s, documentários, e até mesmo atuações em novelas da Globo e filmes, como Andando nas Nuvens (1999) e Fala Sério, Mãe! (2017).

Além disso, o cantor já emplacou diversas músicas nas trilhas sonoras de grandes produções, como Cobras & Lagartos (2006) e Central do Brasil (1999), filme que foi até indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Curiosidades da vida de Zeca Pagodinho

A biografia de Zeca Pagodinho é marcada por algumas curiosidades que tornam sua jornada ainda mais admirável e ajudaram a consolidar sua simpática figura entre fãs de todo o Brasil.

O apelido Zeca (que nada tem a ver com seu nome de batismo, Jessé) foi dado pelo avô do cantor, que se divertia ao colocar um “Z” no início dos nomes. O “Pagodinho” foi adicionado depois, como uma referência ao estilo musical do cantor.

O artista é apaixonado por futebol, torce pelo Botafogo e foi “amuleto” da seleção brasileira de futebol na conquista do pentacampeonato, em 2002: sua faixa Deixa a Vida Me Levar foi considerada o hino alternativo da seleção verde-amarela.

Sua outra grande paixão é o Carnaval: Zeca é apaixonado por samba, torce desde cedo pela Portela e foi até homenageado no desfile da Grande Rio em 2023, cujo enredo celebrou a vida e a obra do cantor.

O artista chegou a desfilar em um carro alegórico ao lado da esposa e se emocionou com o excelente resultado da escola de samba, que chegou em sexto lugar no Grupo Especial do Rio.

A vida em família no sossego de Xerém

Zeca Pagodinho é famoso por seu estilo de vida simples e acessível em Xerém, um bairro da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Por lá, ele circula à vontade, muitas vezes apenas de bermuda e chinelo, sempre com um copo de cerveja na mão.

Casado desde 1986 com Mônica Silva, o cantor tem três filhos, Eduardo, Elisa e Louis, e vive em um sítio que ocupa quase um quarteirão inteiro, com muitas áreas verdes e bem-preservadas.

Zeca Pagodinho e família
Crédito: Divulgação

Bastante espiritualizado, Zeca Pagodinho é discreto em relação a sua vida religiosa, já tendo sido especulado como católico, candomblecista, protestante, espírita e muito mais.

Sou evangélico, sou umbandista. Acho que sou tudo. Se falar em Deus, eu estou aí, resumiu o cantor no livro Zeca Pagodinho, Religiões e Subúrbio: Uma Pesquisa (2021), do jornalista Carlos Monteiro.

Biografia de Zeca Pagodinho: conheça as melhores músicas do artista

A incrível biografia de Zeca Pagodinho é marcada por sucessos que já embalaram diferentes gerações e continuam a encantar os amantes de boa música.

Por isso, que tal aproveitar para conhecer as melhores músicas de Zeca Pagodinho, ícone da cultura popular? Preparamos uma seleção com os maiores hits do sambista para você!

As melhores: Zeca Pagodinho