Analisando letras

Entenda o significado de Yellow Submarine, clássico dos Beatles

Por Renata Arruda

22 de Maio de 2020, às 19:00


As músicas dos Beatles costumam provocar diversas leituras e interpretações que muitas vezes fogem da intenção inicial dos seus compositores.

Com Yellow Submarine não é diferente: feita para crianças, a faixa ganhou vários significados inusitados.

Yellow Submarine significado
Créditos: Divulgação

Lançada em 1966 no álbum Revolver, a canção, que fala sobre uma embarcação amarela que navega por mares fantásticos, é uma composição de Paul McCartney com colaboração de John Lennon e do músico britânico Donovan.

A ideia era criar uma cantiga infantil, feita na medida para que Ringo Starr cantasse. Porém, o resultado psicodélico fez com que a música fosse entendida de outra forma.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o real significado de Yellow Submarine. Vem ver!

Significado de Yellow Submarine

Muito já se falou sobre o significado de Yellow Submarine: alguns afirmam se tratar de uma metáfora para a rotina dos músicos durante suas infindáveis turnês, convivendo todos juntos dentro de um ônibus. Para outros, a música descreve uma viagem de ácido.

Na verdade, a canção foi mesmo concebida por Paul McCartney como uma música infantil. Em Many Years From Now, sua biografia oficial, McCartney conta que a ideia surgiu enquanto estava sonolento na cama:

Eu me lembro de pensar que uma música infantil seria uma boa ideia e pensei em algumas imagens, e surgiu a cor amarela e um submarino, e eu pensei que um submarino seria legal, como um brinquedo de criança.

Ele continua: Criei uma melodia na cabeça e comecei a elaborar uma história, de um marinheiro idoso contando às crianças sobre onde ele morava e como ele tinha um submarino amarelo naquele lugar. Eu gosto de coisas infantis, então não me pareceu descabido ter uma ideia tão surreal que também fosse uma ideia de criança.

Análise de Yellow Submarine

Vamos agora analisar a letra de Yellow Submarine e saber mais sobre a história contada na canção?

In the town where I was born (Na cidade onde eu nasci)
Lived a man who sailed the sea (Viveu um homem que partiu para o mar)
And he told us of his life (E ele nos contou a sua vida)
In the land of submarines (Na terra dos submarinos)

A letra começa narrada por um homem que conta aos ouvintes sobre um velho marinheiro que conheceu quando era jovem.

Este marinheiro relata a história de sua vida em uma terra de submarinos, um lugar fantástico, como são todos os universos infantis.

So we sailed up to the Sun (Então nós navegamos rumo ao sol)
Till we found the sea of green (Até descobrirmos um mar verde)
And we lived beneath the waves (E nós vivemos sob as ondas)
In our yellow submarine (Em nosso submarino amarelo)

Aqui a história passa a ser contada pelo marujo: ele e sua família viviam em meio às ondas do mar, dentro do curioso submarino amarelo.

Por meio da embarcação, eles eram capazes de navegar a lugares tão distantes quanto o Sol ou uma maravilhosa terra onde o mar era verde.

É possível notar o quanto o compositor explora imagens e cores que povoam o imaginário infantil, criando cenários surreais e encantadores.

Vale mencionar que o termo sea of green (mar verde) também é utilizado para se referir a um método de plantio de maconha, o que leva muita gente a associar a música ao efeito de drogas.

We all live in a yellow submarine (Todos nós vivemos em um submarino amarelo)
Yellow submarine, yellow submarine (Submarino amarelo, submarino amarelo)

Ainda sobre a relação da canção com as drogas, um fato curioso ajudou a reforçar essa interpretação na época: um certo ácido hipnótico passou a ser conhecido em Nova York como submarino amarelo, fazendo com que muitos acreditassem que a música fazia uma referência velada à droga.

Paul McCartney sempre negou essa versão.

And our friends are all aboard (E nossos amigos estão todos a bordo)
Many more of them live next door (Muitos deles são nossos vizinhos)
And the band begins to play (E a banda começa a tocar)

Voltando para a canção, a letra mostra que a família do marinheiro não navegava sozinha no submarino amarelo: todos os seus amigos também estavam lá!

Ao que tudo indica, muitos deles também eram moradores de submarinos vizinhos.

Também podemos concluir que a embarcação era grande o suficiente para comportar uma banda inteira, que tocava o cativante refrão:

We all live in a yellow submarine (Todos nós vivemos em um submarino amarelo)
Yellow submarine, yellow submarine (Submarino amarelo, submarino amarelo)

Sobre o significado do submarino amarelo, Paul McCartney declarou: As pessoas dizem, ‘Submarino amarelo? O que significa? O que está por trás disso?’ Nada! Eu sabia que a música ganharia significados, mas é só uma música infantil.

As we live a life of ease (Como vivemos uma vida de facilidade)
Everyone of us has all we need (Cada um de nós temos o que precisamos)
Sky of blue and sea of green (Céu azul e mar verde)
In our yellow submarine (Em nosso submarino amarelo)

E assim seguia o pessoal: vivendo uma vida tranquila, em um cenário paradisíaco e com todas as suas necessidades atendidas. Quem poderia pedir mais?

Uma curiosidade: o verso sky of blue and sea of green (céu azul e mar verde) foi incluído na canção por Donovan para ajudar Paul McCartney, que havia empacado na composição da letra.

We all live in a yellow submarine (Todos nós vivemos em um submarino amarelo)
Yellow submarine, yellow submarine (Submarino amarelo, submarino amarelo)

Embora a versão lúdica de Paul McCartney seja a maneira mais simples de interpretar a música, há outros pontos de vista possíveis.

Há quem diga que o submarino, na verdade, se trata dos quartos de hotéis ou ônibus de turnê nos quais a banda era obrigada a viver. Por sua vez, o mar verde seria a quantidade de dinheiro que estariam ganhando.

Para outras pessoas, a música traria uma mensagem anti-guerra — e ela chegou mesmo a ser cantada durante protestos, como um símbolo de união.

Yellow Submarine: a animação

Em 1968, Yellow Submarine ganhou uma versão em desenho animado: o longa se passa em Pepperland, paraíso que fica a 80 mil léguas no fundo do mar, onde a Banda do Sargento Pepper nunca para de tocar música.

Quando a cidade é atacada pelos Malvados Azuis, criaturas que odeiam música, os Beatles chegam em um submarino amarelo para salvar a cidade. Um clássico da psicodelia!

Capa do filme Yellow Submarine
Capa do filme Yellow Submarine / Créditos: Divulgação

Curiosidades sobre Yellow Submarine

1. De acordo com a The Beatles Encyclopedia, a primeira versão da música contava com um poema medieval na introdução, escrito por John Lennon e narrado por Ringo Starr. 

2. Foram feitas cinco tomadas da canção durante as gravações. Os efeitos especiais foram adicionados posteriormente e incluíram Lennon e McCartney falando dentro de latas, Lennon soprando bolhas em um balde d’água, correntes rodopiando em uma banheira e muitas outras ideias criativas.

3. Em 1980, John Lennon reconheceu a música como uma composição de McCartney: ‘Yellow Submarine’ é mesmo uma criação de Paul. Donovan ajudou com a letra. Eu também ajudei com a letra. Nós virtualmente fizemos a canção nascer no estúdio, mas baseados na inspiração de Paul, na ideia de Paul, com o título definido por Paul.

4. Os Beatles nunca tocaram Yellow Submarine ao vivo. No entanto, Ringo Starr cantou a música em todas as suas turnês e até Paul McCartney deu uma palhinha em algumas das suas aparições ao vivo.

As melhores dos Beatles

Gostou de saber o significado de Yellow Submarine? Então aproveita o clima e vem saber mais sobre as histórias por trás das capas dos álbuns dos Beatles!

história das capas de álbuns dos beatles

Curte as canções dos Beatles? Tem mais posts pra você

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.